Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

O SER HUMANO: MORDOMO DE DEUS - Programa 024 de 23.09.2011 – Bloco.3-Transversalidade

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)  www.radioplenitude.com.br
Em nosso SITE www.nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco durante a semana pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

Texto Bíblico
Gênesis 1.28; Sl 8.6-9
“E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra”.
“Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo dos seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar e tudo que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra.”

INTRODUÇÃO
Nas Escrituras Deus é apresentado como o Deus da vida – o Criador. Gênesis 1.2 nos conta que “a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Podemos entender que a ação de criar é sempre vista por Ele como algo bom. Vemos em Gênesis 1. 10, 16-18, 21, 25, 31 – “E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom”
 “E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite: e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra. E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas.
 E viu Deus que era bom” “ E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom: e foi a tarde e a manhã: o dia sexto”. Vê-se nos versículos descritos todo um processo de reconhecimento do próprio Deus quanto a tudo que fizera, classificando o produto de sua obra, como muito bom.
Isso nos mostra que a criação de Deus – o universo e a natureza, o homem – forma um todo harmônico como produto das mãos de Deus. E toda criação glorifica o seu nome conforme Salmo 19.1 – “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anunciam as obras das suas mãos”.
DESENVOLVIMENTO
Deus ao criar o homem deu-lhe a incumbência de Mordomo para cuidar, guardar e proteger o seu meio ambiente, o maravilhoso jardim do Éden com todos os elementos do ecossistema necessários à vida humana: Gênesis 2.8-10 “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal. E saia um rio do Éden para regar o jardim; e dali se tornava em quatro braços.” Nada disso teria sentido se não houvesse alguém para dispensar proteção, assistência e cuidados especiais e necessários àquele ecossistema. O homem foi o objeto principal no trabalho da criação, por isso é considerado a coroa da criação de Deus, pela forma especial como Deus o criou.
Para todas as demais coisas criadas Deus disse, faça-se, mas ao homem ele disse façamos, e o fez com suas próprias mãos – “E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 1.26ª; 2.7).
O ser humano foi colocado nesse contexto com a missão de submeter a terra e dominar sobre ela, ou seja, ser total responsável pelo seu desenvolvimento, preservação e qualidade de vida, pois assim Deus disse ao homem: “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra” (Gn 1.28). O homem foi colocado ali como vice regente e somente a Deus ele prestaria contas.
O ser humano é apenas Mordomo de Deus, que exerce o seu senhorio criando, ordenando e abençoando a vida. É missão do ser humano fazer de seu ambiente fonte de vida e não de destruição. Entender esse mandamento é imprescindível para que o homem entenda o seu papel de guardador do ecossistema.
O termo dominar é uma prova de que o homem estava ali colocado por Deus como vice regente dentro do Reino Cósmico criado pelo Senhor. Foi exatamente para isso que Deus colocou o homem na terra – “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15).
Nas primeiras páginas da Bíblia vimos que a desarmonia da natureza foi causada pelo pecado – “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em  pó te tornarás.” “....espinhos e cardos também te produzira” (Gn 3.18,19).
O desacordo entre o meio ambiente e o ser humano não era o plano original de Deus, mas foi fruto da rebelião humana. Por isso a criatura também será redimida desta situação – “Porque a criação ficou sujeita à vaidade não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8.18-23).
A visão judaico cristã é que o cosmo manifesta a glória e o poder do Deus Criador, bem diferente do conceito do Panteísmo que ao contrário do que diz a Bíblia, vê a criação em si mesma como uma entidade divina, por isso eles servem e adoram a criatura em lugar do Criador (Rm 1.25).
Em várias partes da Bíblia é possível ver a preocupação de Deus com sua criação. Ao lermos o capítulo 16 do livro de Êxodo, quando o povo de Israel estava no deserto Deus lhes dá uma grande lição de consumo responsável, nunca consumir mais do que a sua capacidade.
Em Exodo 23.10-13, vemos Deus mostrando ao povo que estava a caminho da Terra Prometida, como a terra deveria ser usada de forma responsável, e estabelece o “ano sabático” onde a terra deveria descansar.
Deuteronômio 20.19-20, Deus orienta ao povo que mesmo em situações de combates o cuidado com a natureza não poderia ser descartado; as árvores deveriam ser preservadas – “Quando sitiares uma cidade.... não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás.......”
A perpetuação das espécies também não podia ser descuidada. Deus se preocupa com a fonte de vida. As espécies deveriam ser perpetuadas, por isso a mãe do pássaro deveria ser solta conforme lemos em Dt 22.6,7.
Saneamento básico é uma preocupação de Deus na proteção do ecossistema. Em Dt 23.12,13, vemos a preocupação de Deus diretamente com o saneamento básico – “Arranje um lugar fora do acampamento onde poderão fazer necessidades. Junto com as suas armas levem uma pá e, antes de fazer necessidade, cavem um buraco e depois cubram as fezes com a terra... portanto conservem o acampamento puro a fim de que Deus não encontre nele nenhuma coisa que o ofenda, para que ele não os abandone e vá embora.” (NTLH da Bíblia de Estudo Despertar).
CONCLUSÃO
Preservar a natureza, pensar em ecologia não é coisa de menos importância. Deus  já pensava assim em suas ações nas Escrituras. A restauração da dimensão ecológica da criação é muito necessária. Em Romanos 8.22, Paulo diz que a terra geme na expectativa de ver a glória dos filhos de Deus, porque quando isso acontecer, ocasionará a sua libertação também.
Temos a consciência de que a culpa é nossa pelos desmantê-los do ecossistema, pois foi nosso pecado que ocasionou todo esse caos porque passa a terra, e consequentemente o próprio ser humano. Mas, há uma esperança.
A Bíblia nos fala do final desse sistema quando Deus tornará nova todas as coisas Ap 21.5 – “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas....”. No entanto enquanto estivermos aqui vamos investir na melhoria do nosso planeta, haja vista ser possível uma sociedade sustentável. Tudo só depende de nós.

Fonte:
O texto em apreciação é baseado nas Obras:
BRITO, Paulo Roberto Borges de. Entre outros Organizadores “Missão Integral – Ecologia e Sociedade”. Editora W4 – S.Paulo 2006.
LAGO, Antonio e PADUA, José Augusto. O que é Ecologia? Editora Brasiliense
Estudos Bíblicos sobre o Meio Ambiente. Revista educação Cristã – Volume XXIX
Bíblias: Estudo Pentecostal (CPAD) - Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
LARAYE, Tim. Estudo Profética. Editora Hagnus-Juerp - Estudo Defesa da Fé. CPAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário