Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

A REVELAÇÃO DE DEUS PELA NATUREZA - Programa 023 de 22.09.2011 – Bloco.3-Transversalidade

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
Em nosso SITE http://nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco durante a semana pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões
Texto Bíblico
Romanos 8.19-22
“ Porque a ardente expectação da criatura aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita á vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”.

INTRODUÇÃO
No universo de Deus não há nada solto, desvinculado da verdade maior que é Deus. Assim, o universo está vinculado a Deus e, portanto, há uma relação espiritual entre Deus, o ser humano e a natureza.
 Na experiência do pecado surgiu um conflito espiritual entre o ser humano com Deus e entre o ser humano e a natureza “Porque porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: porquanto deste ouvido à voz de tua mulher e comeste da árvore que te ordenei dizendo: não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes á terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3.15-19).

DESENVOLVIMENTO
Tanto a terra como a natureza humana foram grandemente alteradas. A mulher passaria a ter dores de parto, e o cuidado do solo pelo homem seria dificultado.
A Bíblia diz que a natureza sofre por causa da transgressão do homem. O texto de Isaias 24.5 diz: “A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança eterna” (NVI).
 E essa contaminação é considerada transgressão de regras e, portanto, pecado. Notemos que o texto diz, desobedeceram às leis (relação social); decretos (relação administrativa); violaram a aliança eterna (relação espiritual).
Por outro lado, Jeremias fala da crise na natureza por causa da maldade dos que nela habita “Até quando lamentará a terra, e se secará a erva de todo campo? Pela maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso último fim” (Jr 12.4).
O Profeta Amós no cap.4 e ver. 7, relata como Deus, por causa da desobediência do homem, retém a chuva faltando três meses para a ceifa, faz chover sobre uma cidade e retém a chuva sobre outras; faz chover sobre um campo, mas no outro campo sobre o qual não choveu, se seca.
Note-se que o pecado do ser humano (quebra da relação espiritual), afetou também a natureza. O apóstolo Paulo fala da “ardente expectativa da criação”, em Romanos 8.19. E o mesmo apóstolo em Colossenses cap 1. ver. 15-17 e 19,20, afirma que em Jesus, serão reconciliadas todas as coisas “tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”. Entendemos que a “inimizade” que é mencionada em Gn 3.15, é desfeita por Jesus, conforme Cl 2.14 “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”.
Esta relação se dará no fim de todas as coisas, com a volta de Cristo e com o estabelecimento de novos céus e nova terra, como aprendemos de estudos do Apocalipse.
“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como o cristal, que procedia do trono de Deus e do cordeiro. No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do Sol, porque o Senhor Deus os alumia e reinarão para todo o sempre” (Ap 22. 1-5,50).

CONCLUSÃO
Podemos observar que a desarmonia que há entre o ser o humano, o meio ambiente e a ecologia provém da sua desarmonia com o Deus Criador de todas as coisas.
O Cristão, uma vez salvo por Cristo e reconciliado com Deus é a pessoa mais indicada para cuidar do meio ambiente. Enquanto Cristo não volta, cada cristão continua a ser guardador do jardim do Senhor – o meio ambiente, com regras que Deus estabeleceu, o que nós chamamos de ecologia.
As Igrejas do Senhor Jesus Cristo têm um papel importante a desempenhar na área da ecologia. Se elas cumprirem algumas regras simples, isto fará diferença.

O texto em apreciação é baseado nas Obras:
BRITO, Paulo Roberto Borges de. Entre outros Organizadores “Missão Integral – Ecologia e Sociedade”. Editora W4 – S.Paulo 2006.
LAGO, Antonio e PADUA, José Augusto. O que é Ecologia? Editora Brasiliense
Estudos Bíblicos sobre o Meio Ambiente. Revista educação Cristã – Volume XXIX
Bíblias: Estudo Pentecostal (CPAD) - Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
LARAYE, Tim. Estudo Profética. Editora Hagnus-Juerp - Estudo Defesa da Fé. CPAD



Nenhum comentário:

Postar um comentário