Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2011

O ECOSSISTEMA - Programa 020 de 09.09.2011 – Bloco.1-Contextualização

Contextualização para Debate
                                            
Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
Em nosso SITE http://nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

INTRODUÇÃO
Ecossistema é um conjunto de vidas que interagem entre si e entre a natureza, como por exemplo, uma floresta e vários animais. Também fazem parte do ecossistema, espécies sem vida (abióticas) como, por exemplo, minerais, íons, compostos orgânicos e clima; e seres vivos (bióticas) como, por exemplo, os produtores, que produzem seu próprio alimento, como plantas, os consumidores, aqueles que se alimentam de outros seres como todos os animais e por ultimo, os decompositores, organismos que se alimentam de outros organismos como as bactérias. É bom ficar bem informado de que dentro desse ciclo, um precisa do outro pra sobreviver.
O Ecossistema, ou seja, o sistema onde se vive, designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Consideram-se como fatores bióticos, os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias; umas com as outras. E abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, e o vento.
Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado,  caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema.
Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.

DESENVOLVIMENTO

A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, o gás carbônico e a luz.
 Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar e destacam-se:
Consumidores primários: São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies herbívoras.  Milhares de espécies presentes em terra ou na água se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas, ou até grandes mamíferos terrestres como a girafa e o elefante.
Consumidores secundários: São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.
Consumidores terciários: São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais.
Decompositores ou biorredutores: São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.

CONCLUSÃO

Um ecossistema é caracterizado pelo conjunto de todas as comunidades que vivem em determinada região e se interagem com os fatores abióticos ali encontrados. Sem sombra de duvidas, a principal causa de sua destruição está relacionada a ação humana.
A contração de barragens, por exemplo, é algo que altera drasticamente o ecossistema. Porém, as modificações podem ser amenizadas se tudo for feito de acordo com as especificações.
O desmatamento também é outra forma encontrada pelo homem de destruir a natureza. Hoje, centenas de hectares são devastados diariamente em nosso país. A floresta amazônica é quem mais sofre com esta triste realidade. Madeireiras clandestinas se instalam ilegalmente nessas regiões, e promovem o extermínio de inúmeros animai e, plantas.
A própria natureza está se encarregando de responder às ações inconseqüentes do homem. Chuvas torrenciais, tempestades, tornados e outros fenômenos climáticos estão provocando verdadeiras catástrofes pelo mundo a fora.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário