Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2011

A FORMAÇÃO DO ECOSSISTEMA NA BÍBLIA - Programa 020 de 09.09.2011 – Bloco.3

Transversalização do Debate: O ECOSSISTEMA    
                                         
Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
Em nosso SITE http://nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”
Colabore – Participe – Emita Opiniões

Mensagem
                              A FORMAÇÃO DO ECOSSISTEMA NA BÍBLIA
          Textos Bíblicos para Reflexão
        Gênesis 2.8,9; 15; 8.22

“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim ,e  a árvore da ciência do bem e do mal.
E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.
“Enquanto a terra durar, sementeira e cega, frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão”.

INTRODUÇÃO 
No primeiro capítulo do livro bíblico de Gênesis, podemos resumir os seguintes passos da criação:
A criação dos Céus e da Terra; o surgimento da luz cósmica; a expansão-atmosférica; as águas e a terra seca; a formação das ervas, dos vegetais; a disposição de astros como: sol, lua e outros – dia e noite; todos os seres viventes aquáticos; a criação de todos os animais.
No segundo capítulo do livro bíblico de Gênesis, agrupamos outros itens da criação, como: Deus plantou um jardim, fez nascerem árvores e todas as vegetações. Não faltaram os rios: um rio que se dividia em quatro braços. Dentre eles, o Tigre, e o Eufrates.
Evidentemente, nos rios havia peixes, micro organismos aquáticos e outros sistemas de vida. Nos arredores do jardim haviam insetos e outros seres que atuam no equilíbrio do ecossistema.
Até minérios foram criados – ouro e pedras preciosas. Estes são os elementos básicos de um ecossistema. Adão foi posto ali para cuidar dele e o guardá-lo.

DESENVOLVIMENTO
A lição bíblica é clara: Deus criou o primeiro ecossistema, doutou-o de todos os elementos, estabeleceu o homem no seu contexto com a incumbência de zelar dele. Ainda mais: Deus estabeleceu regras claras para esse compromisso. E quando o homem quebrou essas regras, que na verdade tinha a ver com elementos do ecossistema – o fruto da árvore da ciência do bem e do mal – Deus cobrou do homem a sua prestação de contas.
Por aqui podemos entender que, em última análise, aquilo que na Teologia chamamos “pecado”, nasceu da queda de uma regra ecológica. Isto nos leva a entender que a nossa missão como servos de Deus é continuar a cuidar do seu ecossistema, obedecendo às suas regras, como verdadeiros tomadores de conta – mordomos da criação de Deus.
Deus exerce controle sobre a natureza. É importante notar na Bíblia, principalmente nos seus livros mais antigos, o controle de Deus sobre a sua criação. Vamos resumir algumas citações:
1. O dia e a noite “E disse Deus: haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos..... E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que era bom” (Gn 1.14.16-18).
2. As estações do ano “Estabelecestes todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste.” “Enquanto a terra durar, sementeira e cega, frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão”.  (Sl 64.17; Gn 8.22).
3. A meteorologia “Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas; quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões” (Jó 28.25,26).
4. A medida exata das águas “e tomou a medida das águas; (Jo 28.25).
5. Deus vigia as extremidades da terra “Porque ele vê as extremidades da terra e vê tudo que há debaixo dos céus” (Jo 28.24).
6. As leis da genética nos seres humanos, animais irracionais e vegetais: segundo a sua espécie “E disse Deus: produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie.  E viu deus que era bom. (Gn 1.11,12).
7. A regulagem das Leis da meteorologia “Porque reúne a gota das águas que derramas em chuva do seu vapor, a qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente. Porventura, também se poderão entender a extensão das nuvens e os trovões da sua tenda?” – “Tens tu notícia do equilíbrio das grossas nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito nos conhecimentos?” – “Contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuva e tempos frutíferos, enchendo de mantimentos e de alegria o vosso coração”“Um vapor porém subia da terra e regava toda a face da terra” – “ (Jó 36. 27-29; 37,16; At 14.17; Gn 2.6;).
CONCLUSÃO
Os seres humanos foram colocados em uma criação que  havia sido feita para ser dócil a eles. Isto não mais se daria. Viver na criação agora tornava-se uma luta, e executar as responsabilidades dada por Deus, um esforço extremo; ao invés de buscarem a Deus, Adão e Eva se esconderam da sua presença.
Vergonha e medo se tornaram suas emoções dominantes, exatamente como hoje dominam a natureza humana. A resposta de Deus à sua rebelião foi a reprovação, condenação, maldição e expulsão de seu mundo anteriormente perfeito.
Não somente a humanidade como o mundo ao seu redor foi transformado,  e a criação ficou sob a maldição de Deus pela desobediência humana. “Maldita é a terra por tua causa”, disse Deus...”Ela produzirá cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do teu rosto  comerás o teu pão” (Gn 3.17-19).
Se o homem obedecesse a Deus, seria ele o instrumento de bênção da terra; mas em sua insaciável cobiça, em seu desprezo pelos equilíbrios construídos para a ordem criada e em sua curta visão ele a contamina e destrói. Faz um jardim virar deserto. Este é o principal golpe da maldição de Gênesis.


Fonte de Pesquisa:
Brito, Paulo R.B. de;Mazzoni-Viveiros, Solange C., orgs:  Missão Integral: ecologia e sociedade – Paulo Roberto Borges de Brito; Solange Cristina Mazzoni-Viveiros – São Paulo, SP: W4 Editora, 2006.
DYKE, Fred Van, MAHAN, David C. – A Criação Redimida – A base Bíblica para a mordomia ecológica – Editora Cultura Cristã.
MAÇANEIRO, Marci. Religiões & Ecologia – Cosmovisão – Valores – Tarefas. Edit.Paulina
LAN, Dong You. As riquezas Insondáveis de Cristo. Editora Árvore da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário