Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

LIÇÕES DE ECOLOGIA NA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES - Programa 021 de 15.09.2011 – Bloco.3 -Transversalidade-

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
Em nosso SITE http://nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco durante a semana pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões
Texto Bíblico
João 6.1-13
“ Depois disso, partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.... Então, Jesus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão para esses comerem?
 Mas dizia isso para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão para que cada um deles tome um pouco.
E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos?
E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes; quanto eles queriam.
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.

INTRODUÇÃO
Entendemos que embora Jesus não tivesse o propósito de tratar de questões ecológicas, todavia neste milagre da multiplicação dos pães, ele nos dá seis lições preciosas de ecologia.
A primeira lição está na organização da distribuição de alimentos.
Se compararmos o texto acima fazendo um paralelo com o texto de Marcos cap. 6 vers. 40, observamos que Jesus os fez assentar na relva repartindo-os em grupos de 100 e de 50 em 50.
Vamos notar os seguintes detalhes:
a) Como o texto relata a quantidade de 5.000 homens, pelo sistema judaico de contagem de pessoas podemos estimar um grupo de cerca de mais ou menos 15.000 pessoas entre homens, mulheres e crianças;
b) Jesus mandou o povo se sentar na relva;
c) Foram formados grupos de 100 e de 50 pessoas.
Esta é uma lição que aqueles que lidam com a fome mundial precisam aprender com Jesus: organização na distribuição de alimentos.
A segunda lição é a da oração de gratidão. Jesus agradeceu o alimento que tinha nas mãos para que este fosse multiplicado. Evidentemente, nosso mundo amarga cada vez mais a fome porque não reconhece que o alimento provém de Deus, o Criador de todas as coisas.
A terceira lição é de economia. Terminado o ato da refeição, quando todos já estavam satisfeitos, Jesus mandou recolher o que sobejou. A natureza é farta, mas temos que aprender a usar com racionalidade seus recursos. Nada deve se perder. Alguns comentaristas bíblicos sugerem que as sobras daquele dia foram usadas para a próxima refeição do seu grupo de apóstolos.
A quarta lição tem a ver com a terceira.
Mas queremos desmembrar aqui esta contagem para enfatizar mais esse aspecto do desperdício. Quando mandou recolher os pedaços que sobejaram, Jesus acrescentou: “para que nada se perca”. Jesus queria evitar o desperdício.
A Bíblia trabalha muito quanto ao desperdício. Um outro exemplo disso é o maná que foi dado no deserto como alimento. O povo deveria colher apenas a porção suficiente para cada dia (Ex 16.4).
A quinta lição é a da poluição. O fato de Jesus mandar recolher o que sobejou é bastante significativo.
Imaginemos que uma multidão de quase 15.000 pessoas deve ter jogado no chão muitos pedaços de pães e peixes, possivelmente fritos.
 Uma parte desse material seria consumido por pequenos roedores, pássaros e até insetos que habitavam naquele contexto. Mas isso não seria suficiente para eliminar o fator “poluição” do ambiente.
Jesus mandou limpar a relava onde o povo estava sentado.
Finalmente, temos a sexta lição – a dos coletores de lixo.
Não se sabe onde os apóstolos conseguiram tão prontamente 12 cestos. Mas eles foram providenciados para que aquela coleta de lixo.
CONCLUSÃO
Nosso país, bem como nós – igreja, devemos aprender na lição dada por Jesus como manter limpo os lugares onde fazemos nossas festas, bem como nosso habitat.
Nas seis lições acima citadas, vimos na Bíblia, que Jesus já ensinava isto nos dias de seu ministério terreno a dois milênios passados.
O desperdício é o grande problema do nosso mundo.
A Bíblia, na pessoa do próprio Filho de Deus, nos ensina a não desperdiçarmos os recursos da natureza.


Observação:
O texto em apreciação é baseado no Livro “Missão Integral – Ecologia e Sociedade” de Paulo Roberto Borges de Brito, entre outros Organizadores. Editora W4 Editora – S.Paulo 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário