Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

O MAU USO DA ÁGUA – UM PROBLEMA ECOLÓGICO - Programa 022 de 16.09.2011 – Bloco.1-Contextualização

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
Em nosso SITE http://nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco durante a semana pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

INTRODUÇÃO
Três quatros da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km³ de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras.
Mas parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água.
No entanto, é exatamente isto que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de água de todo o planeta Terra, serve para abastecer a população.
Vinte e nove países já têm problemas com a falta de água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025;
Dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez – vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água.
É uma crise sem precedente na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante.
DESENVOLVIMENTO
Há 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo de Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça.
Em 22 de março de 1992, a ONU instituiu o Dia Mundial da Água. O objetivo dessa data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo.
Mas há muitos outros desafios a ser levados em consideração para continuarmos desfrutando desse bem natural indispensável à vida em nosso planeta.
Saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.
A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água, de cujo documento citamos os principais tópicos:
Á água não é doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra.
A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
A água é a selva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumenta a contaminação geral das águas, o que traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.
A humanidade pode presenciar no terceiro milênio uma nova modalidade de guerra: a batalha pela água.
Um relatório do Banco Mundial de 1995 já anunciava que as guerras do próximo século serão motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo.
Uma prévia do que pode ocorrer num futuro próximo aconteceu em 1967, quando o controle da água desencadeou uma guerra no Oriente Médio.
Naquele ano os árabes fizeram obra para desviar o curso do rio Jordão e de seus afluentes. Ele, é considerado o principal rio da região, nasce ao Sul do Líbano e banha Israel e Jordânia.
Com a nova rota, Israel perderia boa parte de sua capacidade hídrica. O governo israelense ordenou o bombardeamento da obra, acirrando ainda mais a rivalidade com os países vizinhos.
CONCLUSÃO
Um quadro sombrio se delineia pelo mundo todo em relação a este recurso natural. Sem sombra de dúvidas, o mundo não subsistirá, caso não sejam tomadas medidas conscientizadoras quanto ao gerenciamento e utilização da água; conforme acreditam os cientistas, sem ela a vida não existiria vida.
Este recurso hídrico vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural.
As pessoas utilizam a água não só para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira e fazem dos rios, lagos e mares, seu depósito degenerativo. Usá-la racionalmente e conhecer os cuidados que devem ser tomados para que não nos venha a faltar é sábio e urgente.
                   Observação: O texto em apreciação é adaptado do site http://www.webciencia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário