Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

A AGONIA DO PLANETA - Programa 024 de 23.09.2011 – Bloco.1-Contextualização

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
Em nosso SITE http://nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco durante a semana pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

INTRODUÇÃO
A terra em que vivemos está em agonia.
Os desastres naturais acontecem em vários lugares, o aumento da temperatura no mundo, e a imprevisibilidade dos fenômenos ligados à natureza é como “um grito da Terra” avisando aos seus habitantes que a situação está crítica.
Vivemos num mundo abalado, mas é se como nada estivesse acontecendo. Como alienados poluímos, destruímos, degradamos a terra como qualquer pessoa sem importarmos com as consequências disso.
Devemos notar que a palavra homem deriva do latim homo relacionado a húmus (terra). Ao pé da letra, portanto, humano é o terrestre, o que habita a terra. A ligação entre homem e terra é notável.
Não é difícil perceber que a situação do homem hoje, é muito difícil, e o seu futuro sombrio.
Mais do que nunca o homem precisa desenvolver uma postura ecológica de proteção e preservação do seu meio ambiente, fazendo uso consciente dos recursos naturais existentes ao seu alcance, sua reutilização por meios recicláveis, sobretudo, despertando o interesse por questões relativas á sustentabilidade.
DESENVOLVIMENTO
Como podemos observar a ecologia e a sustentabilidade tem se tornado os assuntos do momento. Longas estiagens, fortes vendavais em várias partes do mundo, tsunamis, enchentes, tudo isso são sinais das drásticas mudanças climáticas ocorridas em nosso planeta.
Na comunidade científica não existe acordo sobre as causas dessas mudanças; uns acham que são efeitos naturais, mas um grande contingente afirma que isso se deve a ação humana e seus efeitos.
A terra do homem sofre as conseqüências de sua irresponsabilidade em todos os sentidos. 
Podemos destacar algumas reações da natureza em consequência dessa irresponsabilidade como:
·       O aquecimento global: Quando se fala de aquecimento global, está se falando do aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra.

·       O efeito estufa: “É um processo natural, sem o qual a temperatura na superfície terrestre seria durante o dia, muito quente, e à noite, muito fria. A emissão de gases poluentes tem provocado nas últimas décadas, esse fenômeno climático, o qual tem gerado o aquecimento do planeta.

 Se este aquecimento continuar, nas próximas décadas poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.
·       Pode-se dizer que o efeito estufa é uma espécie de instrumento mediante o qual a Terra oferece uma temperatura média constante, necessária para a vida. O efeito estufa é importante para que o clima de nosso planeta proporcione vida” (Fraternidade e Vida no Planeta - CNBB).

·       No efeito estufa, a maior parte da radiação solar que atravessa a atmosfera é absorvida pela superfície da terra, aquecendo-a; parte dessa radiação é refletida pela Terra e pela atmosfera e volta para o espaço. Parte da radiação infravermelha (calor) é refletida pela Terra, mas não volta para o espaço; é absorvida pela camada de gases de efeito estufa que envolve a Terra.

·        O resultado disso é o aquecimento do planeta. Esses raios infravermelhos são absorvidos, acima de tudo, pelo dióxido de carbono (CO²), e por vapor de água, os raios ultravioleta por sua vez, são absorvidos pelo ozônio (daí o problema com o buraco que cresce em sua camada a cada dia). Estes são os principais gases da atmosfera, que ao absorver os raios do sol provocam o efeito estufa, ou sejam, dificultam o escape desses raios para o espaço.


·       As queimadas: Muitas atividades do ser humano como a queima de carvão, gás, petróleo: a derrubada e queimada de florestas, emitem grande quantidade de dióxido de carbono, e já é comprovado o aumento deste gás na ordem de 40% na atmosfera a partir de 1750, período que coincide com a implantação do sistema industrial em muitos lugares.
A partir dessa constatação, pode-se prever para o futuro o Aumento da temperatura terrestre, se não mudarem os hábitos no mundo.

·       A biodiversidade ameaçada: a biodiversidade é responsável por processos que são vitais para a sobrevivência da Terra, mas hoje a extinção de várias espécies é um fato. Mudança climática, confinamentos de espécies em faixas de onde não podem escapar, florestas tropicais destruídas, pesca e caça predatória, tudo causa perda da biodiversidade de criaturas do planeta. Isso pode levar a um desastre sem volta.

·       A água vai acabar: Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 900 milhões de pessoas vivem hoje sem acesso a água potável, enquanto isso, muitos rios estão mortos porque viraram depósito de esgotos ou de detritos de grandes indústrias.
Em nossas cidades, aquelas que têm o privilégio de serem cortadas por rios, não podem utilizá-los, pois suas águas são imprestáveis.

CONCLUSÃO
É uma convocação, bem mais do que isso – uma intimação a contribuir para a sustentabilidade do planeta. Podemos começar a melhorar o planeta, sem dúvida alguma.

Uma sociedade sustentável é possível, depende de colocarmos em prática algumas ações de grande benefício ao meio ambiente, como por exemplo:
·       Não usar sacolas plásticas, pois elas permanecem por centenas de anos sem se degradar no meio ambiente;

·       Desligar o computador e a TV quando não estiverem sendo usados. Se ligados consomem energia e portanto, poluem;

·       Usar fraldas ecocompatíveis. A biodegradação das fraldas tradicionais leva 500 anos;

·       Escovar os dentes sem deixar a torneira aberta. Com ela aberta você desperdiça 30 litros de água;

·       Usar lâmpadas econômicas, elas consomem menos energia e duram mais;

·       Tomar banho, mas só ligar a torneira quando for usar. Não deixe-a ligada enquanto se ensaboa. Em três minutos você consome 40 litros de água; em 10 minutos o desperdício é de mais de 130 litros.

·        Fazer a coleta seletiva de lixo, assim, você ajuda o meio ambiente;

·        Não jogar lixo nas ruas, o lixo vai para os esgotos e polui os rios;

·       Usar menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou bicicleta; ou ande a pé – faz bem ao coração. Se você deixar o carro em casa duas vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

Não esperemos mais. O grito da Terra se faz ouvir, e nós vamos ficar assim parados? Espero que não.
                                            

Fonte: Adaptado da Revista Ano IV -  nº.48 - Respostas Cristãs aos Problemas Atuais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário