Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

QUEM SÃO OS ELEMENTARES DA TERRA - Programa 025 de 29.09.2011 – Bloco.1-Contextualização

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil) www.radioplenitude.com.br
Em nosso SITE www.nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco durante a semana pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

INTRODUÇÃO

Fada

Conforme ensina a doutrina Esotérica, os elementares ou elementais, são os espíritos da natureza compostos geralmente por entidades consideradas lendárias. Segundo a visão Esotérica, elementais é o nome dado a todo e qualquer espírito existente na natureza.
Os sábios da Antiguidade acreditavam que o mundo era formado por quatro elementos básicos: terra, água, ar e fogo. Não obstante, com o transcorrer do tempo, a ciência viesse a contribuir com maiores informações a respeito da constituição da matéria, não tornou o conhecimento antigo obsoleto.

Mundo dos Elementais

A existência dos elementais, segundo os antigos anciãos e sábios do passado, explicava a dinâmica do universo. Como seres reais, eram responsabilizados pelas mudanças climáticas e correntes marítimas, pela precipitação da chuva ou pelo fato de haver fogo, entre muitos outros fenômenos da natureza.

DESENVOLVIMENTO
Apesar de ser uma explicação mitológica, própria da maneira pela qual se estruturava o conhecimento na época, hoje os defensores da doutrina Panteísta, tornaram este mito como se fosse algo real.
Embora que apesar de a investigação científica não haver diagnosticado a existência concreta desses seres através de seus métodos, seus defensores mediante explicações dadas a tais fenômenos não excluem a ação dos elementais.
Segundo a doutrina Panteísta, o carro chefe desse lado defendido pelos ocultistas do Movimento Ecológico, os elementais são entidades espirituais relacionadas com os elementos da natureza e lá, em meio aos elementos, desempenham tarefas muito importantes, conforme afirmam.
A teoria chega ao exagero de dizer inclusive, que eles são essenciais à totalidade da vida no mundo, e que através dos elementais e de sua ação direta nos elementos é que chegam às mãos do homem as ervas, flores e frutos, bem como o oxigênio, a água e tudo o mais que a ciência denomina como sendo forças ou produtos naturais.  Na natureza, esses seres se agrupam segundo suas afinidades.
O Reino dos Elementais tem uma imensa quantidade de formas e tipos, mas são divididos genéricamente em quatro categorias: Terra – Gnomos; Ar – Silfos; Fogo – Salamandras; Água – Ondinas.
Os Elementares da Terra são genericamente chamados de Gnomos. São em geral seres de estatura baixa, atarrancados e gordos;
Os Duendes são popularizados pelas histórias infantis;
Os Helfos têm pelo brilhante com pés e mãos desproporcionais em relação ao corpo; uma figura que se assemelha com o chupa-cabra do movimento Ufo. Hamandríades, chamado de espírito das árvores; vivem e morrem nos arbustos de que fazem parte.
Os Elementares da Água são as Ondinas que dominam os mares as lagoas e as cascatas. Segundo a mitologia existe dois tipos mais conhecidos de Ondinas:
as Sereias, conhecidas na mitologia grega e as Ninfas, que são Ondinas da água, chamadas de Dama Branca.
 Os Elementares do Ar são os Silfos, os que reinam no ar, segundo o pensamento esotérico são os que mais se assemelham aos “anjos”.
Os Elementares do Fogo são as Salamandras segundo o pensamento exotérico, reinam no fogo com o poder de transformar tanto emoções positivas como negativas. Segundo os especialistas, as Salamandras podem atingir até seis metros de altura.

CONCLUSÃO
Atribui-se aos europeus os primeiros lugares em abundância de lendas e crenças nos elementais, com destaque para gnomos duendes fadas.

“Uma das características mais marcantes dos povos europeus é a sua farta imaginação para as lendas e contos, ao mesmo tempo lírico e bizarros”.
Conforme Alexandre Manarim essa inclinação para o mundo das fantasias teria origem no clima e na geografia de extensas regiões da Europa, com abundância de bosques, charnecas úmidas e sombras.
Esse ambiente favorável teria sido potencializado pela onda exotérica que varre os quatro cantos do mundo, salientando o zelo ecológico como prioridade em todos os seus aspectos.

O texto em apreciação é baseado nas Obras:
BRITO, Paulo Roberto Borges de. Entre outros Organizadores “Missão Integral – Ecologia e Sociedade”. Editora W4 – S.Paulo 2006.
MAÇANEIRO, Marcial. Religiões e Ecologia – cosmovisão, valores tarefas. Edit. Paulinas
SILVA, MILTON Vieira da.Conhecendo os Gnomos, Fadas e Duendes. A. D. Santos Editora
SAUTTER, Gerhard. New Age – A Nova Era Através do Evangelho. Editora Vida Nova
LAGO, Antonio e PADUA, José Augusto. O que é Ecologia? Editora Brasiliense
Bíblias: Estudo Pentecostal (CPAD) - Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia Vol.2- Editora Hagnos
LARAYE, Tim. Estudo Profética. Editora Hagnus-Juerp - Estudo Defesa da Fé. CPAD




Nenhum comentário:

Postar um comentário