Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE - Lição 02 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)

Neemias 2.11-18
Pr. João Barbosa

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  1. Descrever as principais características da liderança de Neemias.
2. Compreender os aspectos gerais da liderança de Neemias.
3.  Saber que Neemias possuía um plano bem elaborado para reconstruir Jerusalém.
            
INTRODUÇÃO
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Os líderes usam a influência de sua posição para fazer com que os que têm os recursos necessários, participem dos seus projetos.
Neemias tinha essa habilidade e seguiu esse paradigma de liderança para reconstruir os muros de Jerusalém. Como tinha a atenção do rei, usou a influência de sua proximidade com o poder para beneficiar o seu povo.
ESBOÇO
 Entristecido pela lamentável situação do seu povo e da cidade de Jerusalém, embora estivesse se arriscando, Neemias contou ao rei o motivo de sua grande tristeza e pediu-lhe permissão para ajudar o seu povo na terra de Israel; além de cartas para apresentar aos governos dalém do rio Eufrates, e ainda, provisões, ou seja patrocínios para restauração dos muros de Jerusalém.
Quanto tempo durará a tua viagem e quando voltarás? Foi a pergunta do rei, que em resposta poderia até ter mandado executar, ou despedir o copeiro Neemias por achar ousada a sua petição.
No entanto, sua pergunta indicava que o pedido já havia sido atendido. O fato de Neemias ter lhe dado a resposta imediata e com detalhes específicos, indica que ele estava com a viagem planejada.
Os planos de Neemias eram detalhados. Ele requisitou do rei, uma carta endereçada a Asafe, o homem responsável pelo jardim do rei, a fim de que ele pudesse adquirir material para três projetos:
  1. As vigas das portas da cidade do templo;
  2. O muro da cidade;
  3. A sua própria casa.
Jerusalém possuía muita pedra calcária para edificações, mas a madeira necessária para tetos e outras partes de grandes projetos de construção era escassa. A cidadela era uma fortaleza situada a noroeste do templo, de onde se podia contemplar e proteger a área do templo.
Segundo a boa mão de Deus, o rei graciosamente concedeu ao seu servo tudo o que ele havia pedido, mas este sabia que a sua principal fonte de provisões era Deus.
Como Neemias regressou a Jerusalém com uma carga menor do que a que Esdras transportou em sua viagem, supõe-se que ele tenha feito o caminho mais curto de Susan para Tadmor, atravessando Damasco e seguindo, então, pelo vale do Jordão para Jericó.
Seguindo esse roteiro, ele e seu grupo poderiam ter, portanto, evitado a comunidade samaritana e chegado a Jerusalém sem nenhuma oposição.
Sambalate, era o governador de Samaria, e Tobias, talvez fosse secretário e conselheiro particular de Sambalate. Na época de Neemias, os amonitas (Gn 19.38), tinha avançado para o oeste na terra deixada desocupada por Judá. A possibilidade de uma comunidade judaica forte em uma nova Jerusalém fortificada, pareceu algo ameaçador para o domínio amonita.
Como Neemias chegou a Jerusalém vindo do norte, ele teria, avistado aquele lado do muro ao aproximar-se da cidade. Se ele vivia na área sudoeste dela, teria tido tempo suficiente para observar o muro ocidental.
Neemias parece ter ficado preocupado com a inspeção dos muros sul e oriental de Jerusalém e, com alguns poucos servos, atravessou a Porta do Vale para o vale de Hinom. Então, andou ao longo do muro sul.
Quando as pilhas de pedra e os montes de entulho obstruiram sua passagem, ele desmontou de seu animal e continuou o trajeto a pé até o vale de Cedrom, a fim de observar o muro oriental.
As únicas pessoas que tinham conhecimento dos planos de Neemias eram os poucos homens que com ele haviam feito a secreta viagem noturna (Ne 2.12).
Neemias encorajou todo o povo a ajudar na reconstrução dos muros da cidade, enfatizando que não era sua a idéia de reconstruir o muro de Jerusalém. Antes o plano chegou até ele, vindo do Senhor. Em resposta ao desafio deste servo de Deus, o povo declarou: Levantemo-nos e edifiquemos.
CONCLUSÃO
Para a restauração dos muros de Jerusalém, Neemias tinha três ferrenhos opositores, os quais estavam descontentes com a sua chegada: Sambalate, Tobias, e ainda o líder de uma companhia de tropas árabes mantidas por Sambalate, o Gésem – oficial árabe.
As estratégia dos opositores para desarticular os planos de Neemias foram  zombar e caluniar, acusando Neemias de ter falsos motivos e de tramar uma rebelião contra o rei; a mesma acusação tinha sido feita contra o povo judeu na época de Zorobabel (Ed4).
Neemias no entanto, sabiamente, ignorou seus adversários quando estes o acusaram de rebelar-se contra o rei – e afirmou que Deus estava envolvido no seu trabalho.
O motivo de Nemias não era a rebelião contra Atarxerxes, mas a submissão ao Senhor. Assim, Neemias continuou fazendo o seu trabalho durante 12 anos quando retornou a Susan, e anos depois retornou a Jerusalém para concluir a sua obra.




Fontes:
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.
Manual do Professor dasLições Jovens e Adultos EBD-CPAD - 4 Trimestre 2011
KIDNER, Derek. Esdras e Neemias – Introdução e Comentário. Edit. Vida Nova
Bíblia de Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário