Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

O QUE DIZ A BÍBLIA QUANTO AOS MITOS DOS - Programa 025 de 29.09.2011 – Bloco.3-Transversalidade

                      
                Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)cwww.radioplenitude.com.br
Em nosso SITE www.nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco durante a semana pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

Texto Bíblico
2ª.Timóteo 3.1,2,5,8; 4.1
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos e profanos,.......tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Deste afasta-te.... E, como Janes e Jambres que resistiram a Moisés, assim também estes resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto a fé.” Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos termpos apostarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”.

INTRODUÇÃO
A palavra portuguesa mito vem do grego “múthos” que indica qualquer idéia expressa somente por palavra oral, em contraste com “érgon”, trabalho, ação. Assim, um mito é algo sobre o que os homens falam, mas sem base na realidade.
Está em foco algum assunto de conversa, alguma estória, alguma fábula. De fato, no grego, o verbo “mútheo” significa cortar, narrar uma ficção.
Uma definição léxica: uma estória, apresentada como histórica, relacionada a tradição cosmológica e sobrenaturais de um povo, com seus deuses, sua cultura, seus heróis, suas crenças religiosas.
Um mito é uma ficção popular, contada como se fosse histórica e real.

DESENVOLVIMENTO
Os elementais da terra, da água, do ar, e do fogo são mitos criados pelos homens com a finalidade de substituírem Deus como Criador e Dominador de todas as coisas. “Porquanto o que de Deus se pode conhecer nele se manifestam porque Deus lho manifestou.
 Porque as suas coisas invisíveis, desde a fundação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inexcusáveis;
porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus nem lhe deram graças; ..... e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homens corruptíveis, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente, amém” (Rm 1.19,20,23,25).
A Bíblia nos fala de seres espirituais de natureza decaída. Do princípio ao fim as Escrituras comprovam a realidade do mundo dos espíritos, que tanto podem ser maus quanto bons. Os espíritos, tanto os bons quanto os maus são apresentados como extremamente numerosos.
O apóstolo Paulo nos mostra que quando Jesus retornou aos céus assentou-se acima de todos esses seres – “Acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.”
 “Porque não temos que lutar contra a carne, mas, sim, contra os principados, contras as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” “E perguntou-lhe: qual é o teu nome? E lhe respondeu dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos” (Ef 1.21; 6.12; Mc 5.9).
Na referência de mc 5.9,  contexto desse versículo é a história do endemoninhado gadareno que ,mantinha aquele homem  preso em grilhões; ninguém o podia libertá-lo da garra daqueles demônios, e o homem vivia pelos sepulcros, segregado e isolado da família e da sociedade.
Quando aqueles demônios viram Jesus bradaram; Que temos nós contigo? Vieste nos atormentar antes do tempo? E quando Jesus perguntou-lhe: qual é o teu nome? Ele lhe respondeu dizendo:
Legião é o meu nome, porque somos muitos, referindo-se ao uma legião do exército romano que podia chegar até cinco mil homens.
Aqueles demônios temiam que Jesus os mandasse de volta para os abismos porque é lá a sua morada. Mas que os mandassem para uma manada de porcos, porque os demônios tanto podem se apossar de corpos de homens como de animais.
O imaginário esotérico, procura transformar esses seres perversos e maus em criaturas do bem. E criaram esse mito dos elementares que vivem nas árvores, nas águas dos rios, lagos e mares, nas cascatas, na terá, no ar e no fogo.
Todos esses seres não são outra coisa, senão demônios que as pessoas muitas vezes os recebem em suas casas e rendem-lhes culto.
Quando os chamam de protetores, guardadores e benfeitores, na realidade estão lhes rendendo culto. Conforme um adágio popular: não estão fazendo outra coisa, senão “vendendo suas almas aos demônios”.

CONCLUSÃO
Os espíritos malignos têm influência sobre os homens, e procuram ocupar os seus corpos – “Porque lhe dizia: Sai deste homem espírito imundo” “E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então, diz: voltarei para minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habita ali e são os últimos atos deste homem piores do que o primeiro. Assim acontecerá também a esta geração má” (Mc 5.8; Mt 12.43-45).
Esses espíritos são chamados de imundo porque tornam o indivíduo incapaz de entrar em contato com Deus, com o culto ao Senhor e com a adoração.
Algumas vezes são obstinados, com frequência são maldosos e violentos, mas podem ser imitadores do bem, e supostamente trazem alguma luz” (1ª.Tm 4.1-3).
Os elementares aparecerem como criaturas do bem não é nenhuma maravilha, porque o apóstolo Paulo afirma que o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (2ª.Co 11.14).

Fonte:
O texto em apreciação é baseado nas Obras:
BRITO, Paulo Roberto Borges de. Entre outros Organizadores “Missão Integral – Ecologia e Sociedade”. Editora W4 – S.Paulo 2006.
MAÇANEIRO, Marcial. Religiões e Ecologia – cosmovisão, valores tarefas. Edit. Paulinas
SILVA, MILTON Vieira da.Conhecendo os Gnomos, Fadas e Duendes. A. D. Santos Editora
SAUTTER, Gerhard. New Age – A Nova Era Através do Evangelho. Editora Vida Nova
LAGO, Antonio e PADUA, José Augusto. O que é Ecologia? Editora Brasiliense
Bíblias: Estudo Pentecostal (CPAD) - Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia Vol.2- Editora Hagnos
LARAYE, Tim. Estudo Profética. Editora Hagnus-Juerp - Estudo Defesa da Fé. CPAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário