Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS CONTRA NEEMIAS - Lição 05 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)- 30.10.2011

Ainda há Vagas. É Grátis
Matricule-se




 Neemias 6.1-9
Pr. João Barbosa
www.nasendadacruz.com
pastorjoaobarbosa@gmail.com


Adquira os Cds das Mensagens 
do Programa Andando por Onde Jesus Andou 
         e também Mensagens 
do Pr. João Barbosa em Portugal,   
entrando em contato conosco pelo MSN ou email 
laudiceabarboza@hotmail.com 
          ou pelos telefones: 81 81937981 / 4104 1491 
Temas: Missões, Ecologia, Escatologia, Cura                                                                                             Divina, Idolatria, A Obra do Espírito Santo, entre outros
COMADALPE-Av.Presidente Kenedy-Peixinhos-Olinda


  OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:                                                                                 
1.   Compreender que todo líder precisa de discernimento para não ser enganado pelo inimigo.
2.Descrever algumas das estratégias do inimigo para prejudicar Neemias.
3.  Conscientizar-se  de que apesar das muitas investidas do inimigo Neemias foi um líder vitorioso.         
  INTRODUÇÃO
Fazer a obra de Deus envolve coragem e exige sacrifício, discernimento espiritual e perseverança; pois haverá sempre oposição ao trabalho do Senhor, tanto interna como  externamente.
Aqui há lutas constantes, por isso precisamos trabalhar de olhos bem abertos e não deixando brechas para penetração do adversário.
Neemias comanda o reerguimento dos muros de Jerusalém
Sabendo que o inimigo tudo fará para impedir o avanço da obra de Deus, 


precisamos agir com cuidado e prudência, 


pois o avanço da Obra incomoda o inimigo.

Levantar-se 
para fazer a obra de Deus é despertar a fúria do inimigo. 
A reconstrução dos muros de Jerusalém 
                                             provocou forte reação dos inimigos.
DESENVOLVIMENTO
Enquanto o Trabalho de reconstrução dos muros de Jerusalém prosseguia e as brechas eram fechadas, um grupo guiado por Sambalate tentou uma nova tática, sem dúvida inspirada pelo próprio Satanás.
Tobias e Sambalate planejaram várias estratégias
para impedir a continuidade da obra
Eles enviaram uma carta conciliatória a Neemias, convidando-o: “Vem, encontremo-nos nas aldeias, no Vale de Ono” (Ne 6.2). A carta parecia dizer: Estamos vendo que você está decidido e progredindo bem, vamos tentar então viver em harmonia; vamos conversar amigavelmente.
Neemias percebeu sabiamente o engano. Ele, contudo, declarou: “Porém tentavam fazer-me mal” (Ne 6.2b).
Muros em ruínas
Ele respondeu ao convite para o encontro em Ono com um não. Seu trabalho era demasiado importante para abandoná-lo a fim de tratar dessas negociações. 


Quatro vezes o convite foi feito, e quatro vezes a resposta foi a mesma.

A quinta carta enviada, foi uma mentira astuta, diabólica, que poderia ter criado grandes problemas para Neemias. O projeto                
                                inteiro seria prejudicado. Eis o conteúdo da carta:
Neemias teve 3 grandes inimigos na reconstrução
dos muros de Jerusalém:Tobias Gésem e Sambalatate
“Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz, que tu e os judeus intentais 


revoltar-vos, pelo que edificais o muro; e que tu te farás rei deles segundo estas palavras; 


e puseste profetas para pregarem de ti em Jerusalém dizendo: este é rei em Judá.
            Ora, o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemo-nos juntamente” (Ne 6.6,7). Neemias porém respondeu: “De tudo que dizes, coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração o inventais” (Ne 6.8).
 O acusador está sempre ocupado e ele nos tenta em que somos vulneráveis. Ele projeta a tentação em nossas mentes e depois nos provoca com acusação sobre esta exata tentação. 
Essa é uma de suas artimanhas mais perigosas.
Cidade de Jerusaslém
“Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos; assim, faremos cessar a obra” (Ne 4.11).

Porque eles procuravam aterrorizar-nos, dizendo: as suas mãos largarão a obra, e não se efetuará” (Ne 6.9). 
O medo é o completo
                            oposto da fé. O ataque mais direto sobre a fé é
aquele que nos faz temer. Logo após a mentira, o medo é o instrumento mais eficaz do inimigo Quando surge o medo até um inimigo fraco pode capturar e destruir o alvo.
O apóstolo Paulo fala sobre um esquema maligno e astucioso destinado a enganar. Foi assim que Satanás se aproximou de Eva na tentação no jardim. E é assim que o inimigo nos aborda ainda hoje, tentando nos enganar. Ele mente e o seu engano é tão engenhoso que muitas vezes não o percebemos.
Os inimigos da obra ficaram cheios de inveja
com progresso dos muros
 Neemias enfrentou esse tipo de oposição. Em Neemias 2.10, vemos Sambalate e Tobias muito zangados e perturbados. Não demorou muito para que sua oposição velada se tornasse ameaçadora: “Eles começaram a rir e a caçoar de nós. E disseram: o que é que vocês estão fazendo? Vocês vão se revoltar contra o rei?” (Ne 2.19).

As ameaças e insinuações desses líderes políticos poderosos podem ser fatais. Pessoas menos preparadas do que Neemias poderiam ter sucumbido rapidamente. Conhecendo os efeitos que as ameaças poderiam ter sobre os líderes judeus menos comprometidos. 
Jerusalém dos tempos de Jesus
Neemias respondeu pronta e ousadamente: “Então, lhe respondi e disse: o Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém” (Ne 2.20).
Neemias destaca sete tentativas dos inimigos para paralisar a obra de Deus:
1. O inimigo tenta distrair os obreiros – As portas vazias e abertas, era a última esperança dos inimigos de deixarem a obra no meio do caminho (Ne 6.2).
Muralhas de Jerusalém
2. O inimigo propõe dialogar com os obreiros – O momento em que o inimigo é mais perigoso é quando ele parece amigável, e propõe o diálogo (Ne 6.2). A sutileza da serpente é mais perigosa do que o rugido do leão. Eles disseram: agora sabemos que Jerusalém é uma cidade reconstruída; agora vamos sentar e estabelecer um bom relacionamento.
3. O inimigo programa fazer mal aos obreiros – A intenção de fazer mal aos obreiros está claramente exposta por duas razões: a primeira razão era em função do local onde queriam se encontrar com Neemias, O Vale de Ono.
Eles queriam se encontrar com Neemias em um lugar distante de Jerusalém e de Samaria. Este lugar ficava a 50km de Jerusalém. O Vale de Ono ficava na fronteira do distrito de Samaria e Asdode, tendo em vista que essa região era hostil a Neemias (4.7). 
A segunda razão era em função do propósito declarado. Neemias compreendeu que o propósito dos inimigos não era um tratado de paz. Eles queriam fazer-lhe mal. Destruindo os obreiros a obra pode ficar estagnada.
COMADALPE Casa Caiada - 2009
4. O inimigo procura vencer os obreiros pelo cansaço (Ne 6.4). Essa atitude dos inimigos pode ser vista sobre dois aspectos: O primeiro é pela insistência. O inimigo não desiste, ele apenas muda de tática. A tática usada agora é a da insistência.

Quatro vezes eles propuseram a mesma coisa, uma mesa redonda para o diálogo.
Em segundo lugar pela sua sutileza. Eles não desdenham, não criticam, não ameaçam, não dão ordens, apenas pedem. Parecem polidos e educados.
5. O inimigo induz as pessoas a falar mal dos obreiros (Ne 6.5-7). O inimigo usa várias armas. Ele é versátil e tem várias máscaras. Para impedir a obra e desencorajar os obreiros eles usaram vários expedientes: Primeiro, espalharam boatarias.
Enviaram agora uma carta aberta. Aquilo era uma espécie de entrevista coletiva para falar uma série de coisas ruins sobre o líder Neemias. Aquela carta aberta era uma espécie de assassinato moral. Já que não podiam matá-lo
Pérsia do início do século V
fisicamente, tentaram destruir sua reputação moral. Segundo, questionaram a motivação do povo: dizem que o propósito da reconstrução do muro é se revoltarem contra a Pérsia.
6. O inimigo procura chantagear os obreiros (Ne 6.7b). “Ó vem” - Através do convite eles estão dando a impressão de que Neemias não tem escolha. Estão ameaçando não apenas paralisar a obra, mas arruinar os obreiros caso não cedam a pressão.
7.O inimigo tenta aterrorizar àqueles que faziam a obra (Ne 6.9). O propósito final do inimigo é paralisar a obra. Se eles conseguem intimidar e atemorizar os obreiros, eles terão, então, conseguido o seu objetivo. Não fomos chamados para temer o inimigo, mas para resisti-lo. Os covardes não são aptos a entrar no reino de Deus (Ap 21.8). Deus espera que sejamos corajosos.
                                    CONCLUSÃO: Neemias sabia qual era e a importância do que estava fazendo. O obreiro de Deus precisa saber três coisas
Qual Neemias estamos fazendo uma grande obra
e não podemos parar
importantes:

1. Saber que está fazendo uma grande obra.


2. Saber que a obra requer atenção exclusiva.
3. Prudência espiritual.



Neemias dizia, não posso parar; e não temendo as zombarias, calúnias e escárnios dos inimigos da obra, seguiu avante vencendo todas as conspirações que contra ele se levantaram. Ele resistiu todas as investidas do inferno contra a obra de Deus porque sabia que Deus estava com ele.
Por isso nunca devemos desistir, mas, enfrentar todas as oposições que se levantarem em torno do trabalho que realizamos para o Senhor, e como Neemias devemos confiar sem reservas no Deus que nos confiou o seu trabalho, 
Muro das Lamentações
mantendo-nos firmes nos nossos objetivos conforme a direção de Deus 


sem permitir que amigos ou inimigos interfiram 
              para desviar o nosso alvo de fazer parar a obra. 


Como Neemias, abracemos o tema da vitória: 


                         “Estou 
                                fazendo uma grande obra e não posso parar”.

Fontes:

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.
KIDNER, Derek. Esdras e Neemias – Introdução e Comentário. Edit. Vida Nova
BUBECK, Mark I. O Reavivamento Satânico – Edit. Candeia
LOPES, Hernandes Dias. NEEMIAS – O líder que restaurou uma nação – Edit. Hagnos
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD
Bíblia de Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário