Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM - Lição 03 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)

 Neemias 3.1-3, 6, 13-15
Pr. João Barbosa
pastorjoaobarbosa@gmail.com

Adquira os Cds das Mensagens do Programa Andando por Onde Jesus Andou e também Mensagens do Pr. João Barbosa em Portugal, entrando em contato conosco pelo MSN ou email laudiceabarboza@hotmail.com ou pelos telefones: 81 81937981 / 4104 1491 
Temas: Missões, Ecologia, Escatologia, Cura Divina, Idolatria, A Obra do Esp.Santo





COMADALPE-CAETÉS.3
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.   Conhecer o significado das Portas do Gado e do Peixe.
2. Aprender a respeito das Portas Velha, do Vale, do Monturo, da Fonte e da Guarda.
3.  Saber que as portas de Jerusalém trazem preciosas lições para nossa vida pessoal.

INTRODUÇÃO
No Antigo Testamento, as portas da cidade eram não somente lugares de conversas e de passatempo, mas também o lugar de se resolver negócios de todo tipo, desde os comerciais até os judiciais.
Naquela época, as cidades eram muradas e tinham uma ou mais portas que eram de máxima importância para a sua segurança. Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se encontrava junto às portas que começaram a ser sinônimo de lugar público.
Na ocasião das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas; quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada.
As portas de Jerusalém remontam ao contexto da reconstrução social da cidade de Jerusalém.  A Cidade Santa, era grande, sendo necessário várias portas de acesso para o curso normal da vida da cidade.

ESBOÇO:
Cada porta da Cidade Santa nos ensina preciosas lições em nossos dias, como podemos ver na descrição abaixo:
1. Porta do Gado ou das Ovelhas – Significa Cristo como a Porta da Salvação. A Porta das Ovelhas é uma figura de Cristo – a Porta da Salvação e o Bom Pastor (Jo 10.7-9). Não há salvação senão em Jesus Cristo (At 4.12). Próximo a esta porta estava o Tanque de Betesda.
A Porta do Gado ou das Ovelhas era a  entrada mais oriental do lado norte das muralhas da antiga cidade de Jerusalém (Ne 12.39; Jo 5.2). A Porta das Ovelhas assinalava o fim no circuito das muralhas, conforme elas foram construídas em 444 a.C. de acordo com o registro histórico de Neemias 3.1,32.
Quase cinco séculos mais tarde, Jesus curou o homem que estivera paralítico durante trinta e oito anos, e que geralmente era deixado nas proximidades do tanque de Betesda, onde havia cinco pavilhões (Jo 5.2-9). Isso por sua vez confirma a localização da Porta das Ovelhas.
2. A Porta do Peixe – Simboliza a dedicação dos pescadores ao trabalho de proclamar as boas novas de salvação. Tal denominação devia-se ao fato de que negociantes de peixes traziam seus produtos, frescos, salgados ou secos, através daquele portão, a fim de serem comercializados.
Lê-se que Manassés, construiu a muralha externa de Jerusalém desde a parte oeste de Giom, até à entrada da Porta do Peixe, segundo informa-nos o texto em 2 Crônicas. E quando Neemias reconstruiu as muralhas de Jerusalém, a Porta do Peixe foi construída pelos filhos de Manassés (Ne 3.3).
3. A Porta Velha – Representa a tradição e a história falada dos Hebreus, mantendo as gerações informadas acerca de sua origem. Pode ser tomada como imagem da legítima doutrina cristã, a firmeza doutrinária (Dt 4.9,10). Simboliza para os cristãos a responsabilidade de repassar aos seus filhos e a sua geração, fazendo-os conhecer os feitos de Deus, levando-os a obedecer á sua Palavra.
4. A Porta do Vale – Representa profundo quebrantamento diante de Deus. O Senhor agrada-se de um espírito quebrantado e  de um coração abatido (Sl 51.17b). Neemias era exatamente assim. Ele tinha consciência dos seus erros e do pecado do seu povo (Ne 1.6).
5. A Porta do Monturo – Simboliza o entulho da doutrina falsa. Era o lugar por onde saiam as impurezas, em tipologia significa que a Cidade Santa deveria estar limpa. A igreja e a família devem ter cuidado com o lixo deste mundo: heresias, apostasias, imoralidades e mentiras. A Palavra de Deus adverte-nos “Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema” “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Dt 7.26; Sl 101.3).
6. A Porta da Fonte – Simboliza o refrigério espiritual; a necessidade da presença do Espírito Santo – “Como suspira a corça pelas correntes de águas, assim, por Ti ó Deus, suspira a minha alma” (Sl 42.1). Essa porta ficava perto do Tanque de Siloé, ou Tanque do Rei.
7. A Porta de Micfade ou Porta da Guarda – Simboliza os preceitos dos mistérios divinos – “Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos até ao fim” (Sl 119.112).Para receber as bênçãos do Senhor, o requisito é obedecer aos seus preceitos, caso contrário a exemplo de Judá, miséria e destruição nos sobrevirão.
CONCLUSÃO
Literalmente, as portas apontam para a posição geográfica na rota de acesso que ligava a cidade em diferentes partes.
Profeticamente, apontam para as atividades e compromissos que cada cristão deve ter com Deus.
Espiritualmente, cada porta ilustra responsabilidade e dedicação desempenhadas por cada cristão.
Historicamente, sugere a idéia de superabundância, que provém de uma raiz hebraica – engordar ou desfrutar.
“Que o Senhor assim estimule o coração do povo, para que deixe de lado as suas pequenas disputas e despreze os seus interesses mundanos, para dedicar-se à construção dos muros de Jerusalém e à defesa da causa da verdade e santidade, contra os assaltos dos inimigos declarados”.

 Fontes:
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.
KIDNER, Derek. Esdras e Neemias – Introdução e Comentário. Edit. Vida Nova
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD
Bíblia de Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário