Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

OS ANTEPASSADOS HUMANOS DE JESUS - CD Volume.2 - Programa 031 de 20.10.2011

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil) www.radioplenitude.com.br
Em nosso SITE www.nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação dos Programas

Adquira os Cds das Mensagens do Programa Andando por Onde Jesus Andou e também Mensagens do Pr. João Barbosa em Portugal, entrando em contato conosco pelo MSN ou email laudiceabarboza@hotmail.com ou pelos telefones: 81 81937981 / 4104 1491 
Temas: Missões, Ecologia, Escatologia, Cura Divina, Idolatria, A Obra do Esp.Santo

COMADALPE Casa Caiada - Olinda
Pr. Presidente Roberto José dos Santos - Ev. Coord. da Área - Ev. Henrique
Texto Bíblico Chave
         (Gn 25.24-34).                                                   
“...E os filhos lutavam dentro dela....e o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor....e, cumprindo-se os seus dias para dar a luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro, ruivo e todo como uma veste cabeluda; por isso, chamaram o seu nome Esaú. E, depois, saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso, se chamou o seu nome Jacó..... E cresceram os meninos. E Esaú foi varão perito na caça, varão do campo; 
mas Jacó era varão simples habitando em tendas. 







E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; 










mas Rebeca amava Jacó. E Jacó cosera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado.








E disse Esaú a Jacó: deixa-me, peço-te, comer deste guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom. Então, disse Jacó: vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse : Esaú eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? 



 Então, disse Jacó: jura-me hoje, e jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.....Assim desprezou Esaú a sua primogenitura” 
Este estudo faz parte de uma série de mensagens proferidas sobre a genealogia de Jesus Cristo e os seus antepassados humanos, ministrados em Lisboa Portugal. O estudo antecedente trata da formação da família patriarcal, onde os descendentes de Abraão por Isaque: Esaú e Jacó, lutaram entre si pelo direito da primogenitura.


 Por nascimento, o direito de primogenitura pertencia a Esaú, porém, soberanamente Deus transferiu este direito para Jacó, o qual se tornou herdeiro das promessas que Deus fizera a Abraão.
“... Em uma visão em Berseba o Senhor lhe apareceu e lhe disse: 
Eu sou o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra que estás deitado ta darei a ti e a tua semente” (Gn 28.13).
Terra de Berseba
Em Padã-Arã Deus abençoou Jacó grandemente
e lhe deu doze filhos e uma filha. Estes doze filhos de Jacó são classificados em várias ordens. Primeiro pela ordem de nascimento (Gn 29.32 – 31.24; 35.16-18). Jacó teve estes doze filhos, de quatro mulheres, sendo duas esposas legítimas e duas concubinas.
Os doze filhos que nasceram a Jacó pela ordem de nascimento foram:
Rubens, Simeão, Levi e Judá – filhos de Lia.
Dã e Naftali – filhos de Bila, ama de Raquel.
Gade e Aser – nasceram de Zilpa, ama de Lia.
Issacar e Zebulom – filhos legítimos de Lia. José e Benjamim – filhos de Raquel.
Há ainda uma outra ordem que Deus estabeleceu em Genêsis 35.23-26, onde primeiro são contados os seis filhos de Lia e os dois filhos de Raquel; depois os filhos de Bila e os filhos de Zilpa.
Em terceiro lugar temos a ordem das tribos segundo a bênção (Gn 49.1-27).
1.Rubens, Simeão e Levi;
2. Judá, Zebulom e Issacar;
Essas duas ordens incluem os filhos de Lia.
3. Dã, Gade, Azer e Naftali;
4. José e Benjamim.
Em quarto lugar, a ordem das tribos segundo o acampamento no deserto (Nm 2.1-34). 
No deserto, as doze tribos acampavam-se ao redor do Tabernáculo. Naquela época eles eram um exército, e acampavam-se como tal.
1. Judá, Issacar e Zebulom ficavam ao Leste em direção ao Sol,
2. Rubens, Simeão e Gade, ao Sul;
3. Efraim, Manassés e Benjamim, ao Oeste;
4. Dã, Azer e Naftali, ao Norte.
Nesta ordem, Gade foi colocado com Rubens e Simeão, pois Levi fora levado por Deus para dentro do Tabernáculo, no centro do acampamento.
No direito de primogenitura, Judá é mencionado em primeiro lugar – “Jacó gerou a Judá e a seus irmãos” (Mt 1.2). A primogenitura inclui três elementos: A porção dobrada da terra, o sacerdócio, a realeza. Rubens era o primogênito de Jacó, mas perdeu a primogenitura por  causa da sua profanação, pois, prevaricou com uma concumbina de seu pai (Gn 35.22; 49.3,4;).
A primogenitura foi dada a José (1 Cr 5.1,2). A porção dobrada da terra foi dada para José, por causa da sua pureza (Gn 39.7-20). 
José era o filho mais apegado a Jacó (Gn 36.2,3, 12-17). Os dois filhos de José, Manassés e Efraim, receberam uma porção da terra (Js caps.16 e 17). A porção da primogenitura do sacerdócio foi dada a Levi (Dt 33.8-10). Levi era segundo o coração de Deus (Ex 32.25-29). Mas a realeza – a porção mais nobre da primogenitura foi dada a Judá (Gn 49.8-10; 1Cr 5.2; Ap 5.5; Hb 7.14).
Abraão, Isaque, Jacó e Judá, estão todos ligados a Cristo. A fé de Abraão, a herança de Isaque, a mudança na vida de Jacó e o cuidado amoroso de Judá (Gn 37.26; 43.8,9; 44.14-34).
2 PARTE
Tamar: Uma mulher de esperança:
Tamar, que em hebraico significa palmeira, foia nora de Judá que ficou viúva de Er. Como ela não tinha filhos, casou-se com Onã, mas Onã não quis suscitar descendente para seu irmão, por isso, Deus o matou. Judá prometeu a Tamar, dar-lhe por marido o seu filho mais novo – Selá, quando esse se tornasse adulto; mas não cumpriu com a palavra. Quando Judá ficou viúvo, Tamar disfarçada de prostituta cultual enganou Judá, e teve dele dois filhos gêmeos, aos quais deram o nome de Perez – que significa rompedor e Zerá – que significa escarlate.
Tamar lutou com todas as forças pelo direito de primogenitura (Gn 38.6-14). De Tamar, chegamos a seu filho Perez (Gn 38.27-30), e mais uma vez podemos observar que o direito de primogenitura não depende de nós, mas de Deus.
Durante toda sua vida a luta de Tamar era por um descendente que perpetuasse a família de Judá e o direito de primogenitura.
Na descendência de Perez, filho de Tamar, séculos mais tarde, encontramos uma mulher Cananéia da cidade de Jericó que casou-se com um descendente de Judá com Tamar, 
                                               Raabe era o seu nome, que em hebraico significa tempestade.
Raabe
Como meretriz em Jericó, hospedou em sua casa os dois espias que foram enviados por Josué (Js 2.1-21). 
Raabe fez uma aliança com os espias para guardá-lo em segurança, enquanto eles, lhe dariam a vida quando Jericó fosse tomada (Js 6.17; 22.25), e 












Raabe se tornou esposa de Salmon, um dos dois espias; e gerou um filho por nome Boás. 
       O nome de Raabe tornou-se um marco de fé (Hb 11.31; Tg 2.25).






Fontes:
CHANPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia Filosofia eTeologia -  Edit. HAGNOS
COENEN. Lotar e BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Edit. Vida Nova
CHANPLIN, R. N. Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
CHANPLIN, R. N. Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
ANGUS, Joseph. História, Doutrina e Interpretação da Bíblia - Edit. HAGNOS
LEE, Witness. Comentário ao Evangelho de Mateus Volume 1 e 2 – Edit. Árvore da Vida
Bíblia de Estudo de Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário