Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

QUANDO A CRISE MOSTRA SUA FACE - Lição 01 - 4º. Trimestre 2011 - EBD-CPAD (Estudo Histórico Biográfico em Esboço)

                                                                     Neemias 1.1-7
Pr. João Barbosa


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  1. Reconhecer que em tempo de  crise Deus dá o escape.
  2. Compreender a chamada de Neemias.
3.   Saber que devemos orar em tempos de crise.
           
INTRODUÇÃO
Com a morte de Salomão em 931 a.C, a nação de Israel foi dividida em dois reinos: O Reino do Norte, dirigido por Jeroboão filho de Nebate. Este reino teve 8 dinastias e 19 reis, que se sucederam durante um período de mais ou menos 209 anos.
Todos foram ímpios e não buscaram ao Senhor Deus, e por causa de sua rebeldia Deus enviou-lhes os profetas.
Mas tanto os reis, os nobres e o povo em geral não se arrependeram, antes, mataram os profetas, torturaram e até os expulsaram de suas terras.
ESBOÇO
Em 722 a.C, Deus puniu o Reino do Norte, cuja capital era Samaria; e levou as 10 tribos para o cativeiro assírio, e os espalhou dalém dos rios Tigres e Eufrates, de onde nunca mais retornaram.
O Reino do Sul, cuja capital era Jerusalém teve 20 reis e uma única dinastia – a Davídica.
Mas Judá não aprendeu a lição do Reino do Norte e começou a desviar-se da vontade de Deus.
Houve reis piedosos, porém a maioria não seguiu os caminhos de Davi seu pai. Os reis taparam os ouvidos ao clamor dos profetas de Deus; prenderam e mataram os profetas.
Então, Deus os entregou nas mãos de seus inimigos e eles foram levados cativos para a Babilônia em três levas:
606, 598 e 586, quando Jerusalém foi totalmente destruída e todo povo espalhado pelo Reino de Nabucodonozor rei da Babilônia, que era considerada o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus.
Lá as tribos do Sul: Judá, Benjamim e os Levitas permaneceram por 70 anos (Jr 25.11,12; 29.10; Dn 9.2).

De 606-605 a.C, quando os primeiros cativos foram deportados até 538 a.C, quando o decreto do retorno foi expedido por Ciro o Grande, passaram-se 77 anos.
Era o ano de 538 quando Ciro ordenou a volta dos cativos de Judá para reedificar o templo de Jerusalém (Is 44.28; 45.1; Ed 1.1-3).
Seisbazar, Zorobabel e o sacerdote Josué lideraram o primeiro grupo que retornou do cativeiro para reedificarem o templo do Senhor em Jerusalém.
O período da reconstrução do templo foi entre 538 a 516 a.C.
E Esdras só chegou em Jerusalém a partir do ano de 458 a.C.
Entre a chegada de Zorobabel em Jerusalém e a chegada de Esdras, passaram-se aproximadamente 82 anos.
22 anos foi o período da reconstrução do templo e 60 anos está entre a reconstrução e a chegada de Esdras conforme (Ed 7.1,7,8).
Esdras foi mandado para Jerusalém no sétimo ano do rei Artaxérxes em 458 a.C.
No mês de novembro de 445 a.C, Neemias recebeu a visita de um dos seus irmãos, o Hanani, vindo de Jerusalém - que lhe contou que a cidade de Jerusalém estava em grande miséria, e as portas da cidade queimadas a fogo.
A partir da chegada de Hanani em Susã, vindo de Jerusalém e o seu encontro com Neemias, um novo horizonte se abre tanto na vida do povo que estava em Jerusalém como na vida de Neemias. Um novo futuro chegou para a cidade de Jerusalém.
No encontro de Hanani com Neemias e de Neemias com o rei, foi o tempo de Deus. O tempo da oportunidade.
Entre esse período de 60 anos, fim da reconstrução do templo e chegada de Esdras é onde esta inserida a história de Ester, lá em Susan.
Com Esdras chegou a Jerusalém 5.000 pessoas, sendo 1530 homens e 3470 mulheres e crianças. Treze anos depois da chegada de Esdras, o mesmo rei que enviou Esdras, agora envia Neemias em 444 a.C, para a reconstrução dos muros em cumprimento à profecia de Daniel (Dn 9.25).
Entre a chegada de Zorobabel para a reconstrução do templo e a chegada de Neemias, passaram-se aproximadamente 95 anos.
Através deste relato podemos entender o tipo de angústia que passava o povo em Jerusalém, porque além dos que foram com Zorobabel e Esdras havia um remanescente das 10 tribos do Norte e também de Judá e Benjamim que não foram para o cativeiro e permaneceram na terra.  Segundo a forma de contar o tempo dos judeus, duas gerações haviam se passado desde a chegada de Zorobabel até o encontro de Hanani com Neemias.
Além da população nativa, que não foi para o cativeiro, mais os que retornaram do cativeiro em duas levas, tinha os filhos dos que voltaram do cativeiro e que já nasceram na terra. Eram todos estes os que estavam em grande miséria.
Então Neemias considerou três situações:
1. Um remanescente que permaneceu na terra quando da destruição do Reino do Norte e do Reino do Sul.
2. Os que subiram com Zorobabel e com Esdras.
3. Os que nasceram já na terra.
Foi essa situação que tocou profundamente a Neemias.  
Neemias possuía um cargo importante junto a Artaxérxes, rei da Pérsia. O rei demonstrou uma atitude bondosa e compreensiva para com Neemias, que trabalhava como seu copeiro.
Isso significa que ele era um alto oficial cuja incumbência era escolher e provar o vinho e, então, servi-lo para o rei. Essa posição dava a Neemias acesso freqüente ao rei.
Nesse serviço, Neemias alcançou o favor de seu Mestre, e recebeu a permissão do rei para levar presentes e liderar um grupo de exilados para Jerusalém.
Ele solicitou e recebeu cartas para os governadores das regiões pelas quais iria passar e com as quais teria contato em Judá e Benjamim.
Todo povo, incluindo os oficiais persas, tiveram que reconhecer a posição de Neemias como representante oficial de Artaxérxes.
Quase 200 anos depois da desintegração do Reino de Israel, ou do Norte, os remanescentes do pequeno Reino de Judá, que sempre incluíra alguns membros das demais tribos, ainda mantinham alguma coesão e podiam fazer jus ao nome de Israel.
CONCLUSÃO
Neemias foi um homem de oração e de inabalável dedicação a Deus. Foi um administrador eficiente e tinha grande segurança em si mesmo e a habilidade de resistir as críticas.
Tinha fé e perseverança para ajudar o povo a concluir o processo de recuperação de Jerusalém e da nação.
Assim ele se dirigiu a Deus quando tomou conhecimento da situação do seu povo e da santa cidade de Jerusalém: “Ó Senhor, Deus dos céus, tu és grande, e nós te tememos. Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem os teus mandamentos. Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de Israel.
Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Ao meus antepassados e eu temos pecado. Com os nossos atos, temos pecado contra ti e não temos obedecido os teus mandamentos.
Não temos obedecido as leis que nos deste por meio de Moisés teu servo. Lembra-te agora do que disseste a ele. Se vocês, o povo de Israel, forem infiéis a mim, eu os espalharei entre as outras nações. Mas, se depois disso, vocês voltarem para mim e obedecerem os meus mandamentos, eu os trarei de volta para o lugar que escolhi para ali ser adorado, mesmo que vocês estejam espalhados pelos fins da terra”.
Foi depois desta oração e de muitas outras que durante quatro meses ele se dirigiu a Deus quando adquiriu confiança para se apresentar diante do rei e ter a sua petição aceita.

CRONOLOGIA EM NEEMIAS

Período
Acontecimento
586 a.C
Os Babilônios destroem Jerusalém e levam os judeus cativos para a Babilônia.
539 a.C
Ciro o Grande conquista a Babilônia
538 a.C
O retorno dos judeus para a Judéia se inicia
536 – 516 a.C
O templo é reconstruído
464 – 424 a.C
Artaxérxes, o longânimo ou longimano reina sobre a Pérsia
458 a.C
Esdras lidera um grupo de regresso a Jerusalém
444 a.C
Neemias lidera um grupo de regresso à Jerusalém
443 a.C
O muro de Jerusalém é reconstruído





Fontes:
LOPES, Hernandes Dias. Neemias o Líder que Restaurou uma Nação. Editora HAGNUS
KIDNER, Derek. Esdras e Neemias. Série Cultura Bíblica – Vida Nova
RADMACHER e outros Editores . O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento. Editora central Gospel
DOCKERY, David S. Manual Bíblico Vida Nova. Edit. Vida Nova
GRONINGEN, Gerard Van. Criação e Consumação. Edit. Cultura Cristã.
Manual do Professor Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011 - EBD-CPAD
Bíblia de Estudo Despertar - NTLH – Sociedade Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário