Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

COMO ENFRENTAR A OPOSIÇÃO À OBRA DE DEUS - Lição 04 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)

 Neemias 4.1-9
Pr. João Barbosa

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
     1. Identificar a oposição ferrenha dos adversários de Neemias.
2. Compreender a importância da união do povo de Deus diante da oposição.
3. Saber que a oração e a vigilância devem ser prioridades na vida cristã.

Templo Sede-Ass.Deus em Abreu e Lima-PE
INTRODUÇÃO
As Escrituras indicam que poderes demoníacos invisíveis operam por trás da cortina em toda oposição contra a obra de Deus, buscando influenciar a sua filosofia, suas leis, seu curso de direção e seus atos políticos.


Esta influência é especialmente
manifesta naqueles sistemas de opositores ao governo estabelecido por Deus,
              tentando impedir o progresso da obra de Deus e o crescimento do seu reino, perseguindo os cristãos e  aterrorizando as pessoas.


 
Caetés.3-Abreu e Lima-PE.
  As Escrituras sugerem que este sistema de poderes malignos em alta escala, altamente organizado mantém uma guerra constante contra o plano de Deus (Jo 12.31;14.30).
Através da obra redentora de Cristo em sua humanidade, o poder de Satanás e seu reino sobre os perdidos não se aplica mais aos crentes (Ef 2.1,2). Cristo desarmou o nosso inimigo (Cl 2.14).
Quando o crente conhece essas promessas e se apega a elas pela fé, ele tem plena confiança na sua autoridade e pode aplicar a sua vitória com coragem (Ne 6.3).

ESBOÇO

Juventude da Ass.Deus-A.Lima-PE
 
Neemias nos dá seis instruções vitais para aplicação de nossa vitória
                       pré-determinada sobre o inimigo, a fim de
                                             derrotá-lo.
 
Coral Masculino-A.Lima-PE.

1. Compreenda sempre a nossa autoridade doutrinária. Cada   fase da vitória de Neemias é destacada pela sua compreensão da autoridade que recebeu de Deus. Um fundamento doutrinário sólido é essencial para aplicação da vitória na guerra espiritual.
Neemias sabia que o seu plano de reconstruir os muros, repor as portas e estabelecer o governo em Jerusalém estava apoiado nas promessas de Deus. Ele tinha as promessas feitas a Abraão e os escritos de profetas como Isaias e Jeremias para reivindicar.

Ir. Joyce-2ª.Coordenadora DEJEADALPE
 Os detratores, sob o controle de Satanás, não tinham nenhum direito dado por Deus nem nenhum direito bíblico e histórico a Jerusalém. Toda vitória sobre as trevas deve apoiar-se nas promessas seguras de Deus expressas na sua Palavra (Ne 2.20).


Grupo DEJEADALPE-Templo Sede - Abreu e Lima-PE




Adolescentes louvam a Deus no 10º. Congresso-2010
 2. Sempre dependa completamente de Deus e expresse isso em oração. “Ó nosso Deus, escuta como eles caçoam de nós; faze que a zombaria caia sobre a cabeça deles mesmos; que tudo que eles têm seja roubado; e que eles sejam levados prisioneiros para uma terra estrangeira; não perdoes o mal que eles fazem e não te esqueças dos seus pecados, pois insultaram a nós que estamos construindo” (Ne 4.4,5BLH).
                                             
3. Estejas sempre alerta e disposto a lutar. A oração era apoiada por grande ênfase na vigilância e prontidão para o combate. “Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite por causa deles” (Ne.4.10)

Pregadores do Próximo Amanhã-T.Central-A.Lima-PE
 Neemias e o povo puseram em prática o que Efésios 6 relata aos crentes a respeito da armadura e vigilância: “Fiquem alertas e orem sempre”. Nosso inimigo não é fácil. A batalha é real e exige um alto grau de atenção com o armamento usado e muita vigilância ao utilizarmos nossas almas de guerra (2Co 10.4).


Coral de Adolescentes-T.Central-A.Lima-PE
4. Fique certo da vitória. Quando o povo de Deus usa a sua autoridade bíblica, dependendo de Deus em oração, a vitória é certa. Talvez não a vejamos em “cinqüenta e dois dias”, ou mesmo no tempo que desejamos, mas a vitória prometida por Deus sempre vem. É bom ver como os inimigos de Neemias que nos seis primeiros capítulos parecia uma ameaça tão grande a todo projeto, perderam gradualmente a importância. Depois de completado o muro, eles mal são mencionados nos sete capítulos restantes. O uso adequado da autoridade conquista a vitória (Ne 4.15; 6.15).
5. Seja sempre corajoso. Alguém disse: “Quando estiver com problemas e seus joelhos tremerem,

Oração na Posse da Diretoria DEJEADALPE-2010
  ajoelhe-se sobre eles”. Esse é o segredo da coragem valorosa dos crentes. Coragem não significa ausência de medo, mas o domínio dele. Neemias e seu povo dominaram o medo pelo uso bíblico dos seus recursos (Ne 6.11,12).
         6. Sempre espere a provisão soberana de Deus.


                              
                                  Culto no 10º.Congresso de Adolescentes-DEJEADALPE-2010

Na guerra espiritual, é sempre a provisão divina de Deus que derrota o inimigo e conquista a vitória. A passagem em 2Co 10.3-5, nos lembra de que as armas de guerra dos cristãos são suficientes para “destruir fortalezas”. Satanás organizou suas fortalezas sobrenaturais, invisíveis e poderosas na forma de tronos, domínios, principados, potestades, poderes deste mundo tenebroso e forças espirituais do mal. 


Missão em Lisboa Portugal-2006
   Todavia, o Salmista lembra: “O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Sl 27.1). Neemias conhecia e vivia essa verdade.
Os poderosos não são realmente poderosos quando confrontados com o Todo Poderoso. Todas as fortalezas de Satanás estão sujeitas a Deus que é a nossa fortaleza (Sl 9.9)
CONCLUSÃO
A primeira rebelião aconteceu na vida angélica, quando um anjo criado por Deus (Luz-Bel), com grande saber, poder, formosura e sabedoria usurpou para si o direito de ser igual a Deus.
Deus o precipitou dos céus e ele se tornou Satanás – arqui-inimigo de Deus (Is 14.12-15). Daí em diante, este ser maligno que Paulo chama em 2Co 4.4, de deus deste século, e Cristo o chama de príncipe das trevas deste século, colocou no coração do homem este mesmo desejo: ser igual a Deus. Aqui está a gênese de toda rebeldia e oposição contra a obra de Deus. (1Tm 3.6).
Fontes:
KIDNER, Derek. Esdras e Neemias – Introdução e Comentário. Edit. Vida Nova
GRONINGEN, Gerard Van. Criação e Consumação – O Reino, A Aliança e o Mediador Volume 1 – Editora Cultura Cristã.
BUBECK, Mark I. – O Reavivamento Satânico. Editora Candeia
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD
Bíblia de Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíblica do Brasil
Bíblia na Linguagem de Hoje. Soc. Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário