Transversalização do Debate: O PRECONCENTO
Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
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AS QUESTÕES SOCIAIS E RACIAIS À LUZ DA BÍBLIA
Textos Bíblicos para Reflexão
Mc 16.15; Gl 3.28; Ge 12.3
“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” ...”Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” .... “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
INTRODUÇÃO
Uma análise cuidadosa das passagens acima descritas, nos leva à conclusão de que a Bíblia é absolutamente contrária a qualquer forma de preconceito; discriminação racial, social, religiosa, política ou filosófica. Estes textos citados, são universais o suficiente, para eliminar qualquer possibilidade de discriminação, racismo ou segregação.
Toda criatura é toda criatura. A ninguém pode ser vetado o conhecimento do evangelho: homem, mulher, branco, negro, amarelo, vermelho, culto, inculto, rico ou pobre. O apóstolo Paulo falando acerca de igualdade, tomando como base a igreja, afirma em Gálatas 3.28, que, na Igreja não pode haver judeu nem grego, nem homem nem mulher, nem rico nem pobre, nem culto nem inculto.
DESENVOLVIMENTO
A Igreja é, por excelência, um lugar de igualdade onde todos são um.
Citamos inicialmente a Igreja de Cristo, porque ela é a coluna e firmeza da verdade. “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15).
Quando examinamos o chamado de Abraão, percebemos o mesmo princípio: o propósito da chamada de Abraão era abençoar todos os povos da terra “Em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3).
Ora, diante do exposto, quem quer que se aproxime da Bíblia não poderá alegar nenhuma dúvida da visão de Deus em relação a humanidade.
Todos são iguais, todos têm direito e todos têm acesso à Palavra de Deus. O convite do Evangelho é para todos, e o objetivo de Deus é abençoar a todos indistintamente.
Assim, podemos concluir que quem lê a Bíblia não pode ter nenhuma forma de preconceito, porque a Bíblia não privilegia raça, sexo, cultura nem situação econômica: todos são iguais e todos têm direitos iguais. Em Romanos 2.11, o Apóstolo Paulo afirma que “Para com Deus não há acepção de pessoas”.
Em Lucas cap.10, Jesus conta que um homem descendo para Jericó foi assaltado e deixado semimorto na estrada. Um levita e um sacerdote passaram por ali, mas ambos se afastaram do homem porque ele estava quase à morte.
É interessante notar que nenhum dos dois, estavam indo para Jerusalém onde oficiavam, mas para Jericó.
Um homem jazia no chão; mas o que levou aqueles dois homens a optar por deixar um homem à beira da morte, sob alegação de que tinham que estar livres para ministrarem ao Deus da vida, senão, o preconceito racial e religioso.
Ainda bem que passou um samaritano, que não lia Bíblia como os sacerdotes liam, não acreditava da maneira como eles acreditavam, não pensava como eles pensavam, mas sentiu que não podia deixar um semelhante à beira do caminho sem prestar-lhe uma ajuda humanitária a fim de salvar-lhe a vida. O samaritano sentia que este era o seu dever.
Por causa do preconceito religiosos e racial, não viam dessa forma nem o sacerdote nem o levita.
Os samaritanos eram considerados pelos judeus da época de Jesus como uma sub-raça, resultado de uma miscigenação forçada pelos assírios.
Os judeus, por preconceito racial e religioso os repudiavam, mas Jesus evocou justamente um elemento da “sub-raça” para ensinar os seus ouvintes o que significava o termo “próximo”, diante da pergunta que o fariseu lhe havia feito: “Quem é o meu próximo?” Por ironia, “o próximo”, era um samaritano.
Qual desses três perguntou Jesus ao fariseu: qual dos três te parece ser o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
O fariseu novamente lançou mão do preconceito racial e religioso para não responder a Jesus corretamente, pois, ele deveria responder a Jesus que era o Samaritano.
Mas um fariseu jamais diria que era o samaritano por causa do preconceito. Então o fariseu respondeu: O que usou de misericórdia para com ele.
Aqui percebemos o preconceito tanto racial como religioso, pois ele jamais creditaria esse bom exemplo a um samaritano.
Diante da resposta do fariseu, Jesus lhe diz: “Vai e procede tu de igual modo”.
Como o povo da Aliança a qual assegura que em Abraão seriam benditas todas as famílias da Terra, como poderiam ter preconceito racial e religioso?
No livro dos Atos dos Apóstolos cap. 10, vers 13-20; 35, vemos como Pedro foi preparado pelo Espírito Santo para cumprir uma tarefa missionária.
Observe-se que estamos falando de alguém que ouviu Jesus dizer: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”; pois ele se recusava ir à casa de um gentio para lhes anunciar a Cristo, mas convencido pelo Espírito Santo, ele foi.
Sua primeira declaração ao chegar na casa do centurião que o convidara e o recebera com toda pompa e circunstância foi a seguinte: “Vós bem sabeis que é proibido algum judeu juntar-se ou mesmo aproximar-se de alguém de outra raça; mas Deus me mostrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo. Era como se ele estivesse dizendo para Cornélio, você sabe que não me é permitido entrar em casa de um cão como você, mas Deus não faz acepção de pessoas.
CONCLUSÃO
Em nenhuma parte das Escrituras está escrito que não é permitido a um judeu entrar na casa dos gentios. Essa foi uma regra imposta pela tradição dos anciãos:
É proibido ir à casa de um gentio.
Pedro tinha perdido a visão missionária. Pois quando se perde a visão do propósito divino de alcançar todas as etnias, todas as famílias da terra, a leitura da Bíblia tende a ser discriminatória.
Nunca devemos perder a consciência de quem éramos e qual é a nossa missão.
Como cristãos não podemos discriminar ninguém, pela cor da pele, pela posição social ou econômica, nem pelo credo religioso que professa; mas exercer misericórdia para com todos.
Fontes de Consulta:
CHAMPLIN, RN PHd. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Edit.HAGNUS
WINTER, Ralph D, HAWTHORNE, Steven C, BRADFORD, Kevin D. Perspectivas do Movimento Cristão Mundial Edit. Vida Nova
CEZAR, Elben M. Lenz. História da Evangelização no Brasil. Edit. Ultimato
Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética (CPAD)
Da Mulher (CPAD)
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