Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UMA HOMENAGEM AOS PAIS DO BRASIL E DO MUNDO - Contextualização para o Debate

Bloco.1 - Programa 012 de 12.08.2011

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza

Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
Entre pelo nosso Blog http://nasendadacruz.blogspot.com  e acesse o link da Rádio Plenitude
 Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões


APRESENTAÇÃO
Esta é uma oportunidade ímpar que o Programa Andando por Onde Jesus Andou, tem para parabenizar os pais de todo o mundo, e aproveitar também, para lhes presentear com um texto da Palavra de Deus que está escrito em Salmos 128.4-6: “Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor..... E verás os filhos de teus filhos e a paz, sobre Israel”

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos quando um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão.
Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Babilônia conheceu duas fases de grande progresso.
A primeira, cerca de 2.000 anos antes de Cristo, nos dias de Abraão, sob o reinado de Amurabi. E o segundo período, de 608 até a morte de Alexandre, o grande, em 323 A.C., sob Nabucodonozor, Ciro, Dario etc.
A cidade deste último período de florescimento, era no tempo de então, a maior e a mais moderna metópole daquele tempo, ocupando uma área de 576 km quadrados, com 96 de perímetro, ou seja, 24 de cada lado.
Muitas ruas, de 45m de largura por 24km de cumprimento, dividiam luxuosos quarteirões com exuberantes jardins e suntuosas residências, magníficos palácios e gigantescos templos.
Um destes templos dedicado a Belo, media cinco quilômetros de circunferência, e um dos palácios reais ocupava uma área superior a 12 quilômetros quadrados.
A “cidade dourada” era rodeada de uma muralha de 108 metros de altura por 25 de largura, equivalente a uma rodovia com seis pistas.
Afirma-se que “as construções babilônicas, que presentemente são meros montões
de ruínas, eram levantadas sobre consideráveis aterros exigidos por natureza de
solo excharcado, e que ao mesmo tempo, asseguravam melhor defesa e
emprestavam maior imponência àqueles templos e palácios que assim se erguiam
treze metros ou mais, acima da planície, por entre aglomerações, de casas de taipa,
 numa extensão tão grande que Babilônia cobria cinco vezes a extensão de Londres,” (.....). 
(Texto extraído do Livro de Abrão de Almeida – Babilônia Ontem e  Hoje - Edit.CPAD – pags. 17 e 18).


O Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

DESENVOLVIMENTO
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais.
Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade.

O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.
A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington.
Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da data americana e européia.
Em outros países, pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Esta data é comemorada em quase todo o mundo, citaremos abaixo alguns dos países que a comemoram:

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no dia 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil.
É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com  presentes.

Na Argentina a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Em Portugal a data é comemorada no dia 19 de março. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

No Canadá - O Dia dos Pais é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) .
Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

No Paraguai a data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

No Peru o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Na Austrália a data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

Na África do Sul a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais.
Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

CONCLUSÃO
O Brasil, uma nação conhecida pelo acolhimento, pelo carisma e carinho.
O Dia dos Pais é um dia em que as famílias se reúnem para com muita alegria, homenagear os pais e agradecer a Deus por essa figura, sem a qual a família não existiria.


Uma família que tem um pai temente a Deus, gera filhos saudáveis, com princípios e valores significativos que irão passar adiante para as gerações vindouras.
Independente do seu lado comercial, o Dia dos pais é uma data para ser muito comemorada. É uma oportunidade para os filhos agradecerem a Deus pela vida de seus pais e também um dia especial onde os Pais poderão refletir sobre a alta responsabilidade concedida por Deus de ter a condição de gerar um novo ser proveniente de si, junto com a sua mulher.

Texto compilado e adaptado: O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário