Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

O ABORTO - Bloco 1 Programa 009 de 04.08.2011

Contextualização para o Debate

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza

Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
Entre pelo nosso Blog http://nasendadacruz.blogspot.com  e acesse a página:
ASSISTA O NOSSO PROGRAMA NA INTERNET
 Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

INTRODUÇÃO
Basicamente costuma-se conceituar Aborto como a extração ou expulsão de toda e qualquer parte da placenta ou das membranas, sem um feto identificável, ou com um recém-nascido vivo ou morto que pese menos de 500g.

Na ausência do conhecimento do peso, uma estimativa da duração da gestação de menos de vinte semanas completa, contando desde o primeiro dia do último período menstrual normal pode ser utilizado.

De maneira reduzida podemos dizer que Aborto é o processo de interrupção da gravidez com a conseqüente expulsão, involuntária ou não, do embrião ou do feto antes da data certa para ele nascer.

DESENVOLVIMENTO
As Escrituras não aprovam o aborto, tanto em razão de seu ensino geral acerca do valor da vida humana, quanto em função de passagens específicas.

Tanto o Antigo como o Novo Testamento ensinam que os filhos são bênçãos de Deus. Salmo 127.3-5 declara: ¨Eis que os filhos são bênçãos do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flecha na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.¨

Em Marcos 10.13-16 encontramos a seguinte narrativa: ¨Traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhas traziam.
Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.
Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou¨.¨

Os dois Testamentos consideram crime hediondo, matar crianças. Exodo 1.16,17, 22 relata: ¨E disse: quando ajudardes no parto as hebréias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então viva.  
As parteiras porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhe dissera; antes, conservaram os meninos com vida.

Então, ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.

Em Jeremias 7:31,32, Deus faz uma séria advertência a Judá por causa da matança indiscriminada de seus filhos no Vale do Filho de Inon: ¨E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinon, para queimarem a seus filhos e as suas filhas: o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.

Portanto, eis que vem dias, diz o Senhor, em que nunca mais se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinon, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver mais lugar.

E os cadáveres deste povo servirão de pastos às aves dos céus e aos animais da terra, e ninguém os espantará. E farei cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém a voz do folguedo, e a voz de alegria, e  a voz do esposo, e a voz da esposa; porque a terra se tornará em desolação ¨.

Em Mateus 2.16-19 encontramos que Herodes, ao perceber que tinha sido iludido pelos Magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos Magos.

Então, se cumpriu o que foi dito pelo Profeta Jeremias que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto; era Raquel chorando os seus filhos e não querendo ser consolada, porque já não existiam.

CONCLUSÃO
Segundo um relatório já de alguns anos, o número anual de abortos no mundo, era estimado em 50 milhões; e hoje esse número já ultrapassa os 60 milhões, segundo cálculos aproximados.
Estima-se que no Brasil o número de abortos esteja mais ou menos em 3 milhões anualmente, onde centenas de milhares de mulheres precisam ser internadas por complicações pós aborto. E alguns milhares dessas morrem, em conseqüência também de aborto.
Determinado autor, querendo chamar a atenção para esse terrível morticínio de crianças, apresentou uma estimativa estarrecedora, onde afirma que os abortos provocados no mundo só entre os anos de 1970 a 1980, somam um número maior do que todas as pessoas que já morreram em todas as guerras de que se tem notícia na história da humanidade, visto ser a década de 70 – 80 o período áureo dos abortos.



Observação:
O objetivo desse estudo é indicar o caminho certo que nossos leitores devem seguir. E nunca criticar outros pontos de vista, por mais contrário que possa parecer – haja vista, o nosso Projeto ser Missionário e termos, portanto, o dever de cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural.

Fontes de Consulta:
VILADRICH, Pedro Ruan - Aborto e a Sociedade Permissiva
KOSTENBERGER, Andreas J. – Deus – Casamento e Família (Reconstruindo o  Fundamento Bíblico) – Edit. Vida nova
VAUX, Roland de – Instituições de Israel No Antigo Testamento - Edit.
ANKEERBERG, John e WELDON, John – Os Fatos sobre o Aborto – Camada da Meia Noite
Revista Veja – 15.08.2001 – Aulas do Curso de Capelania
Revista Educação Cristã – Vol.25 – Clonagem Humana – Socep
MEILAENDER, Gilbert – BIOÉTICA –Um Guia para os Cristãos

Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)
Da Mulher (CPADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário