Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Programa 013 de 18.08.2011 - DEUS O DOADOR DA VIDA

Programa 013 de 18.08.2011 – Bloco.3
                    DEUS O DOADOR DA VIDA
                     Transversalização do Debate: A CLONAGEM HUMANA
                                               

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza

Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
Entre pelo nosso Blog http://nasendadacruz.blogspot.com  e acesse a página ASSISTA O PROGRAMA NA INTERNET
No site nasendadacruz.com você assistirá nas 2ªs. 3ªs. 4ªs. Sábados e Domingos a repetição de um dos nossos Programas nos respectivos horários:
 7h, 12h, 16h, 22h e 2h (horário oficial do Brasil)

Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

Mensagem
VIDA
Textos Bíblicos para Reflexão
Gênesis 1. 26-31

“E disse Deus; façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; macho e fêmea,  os criou.
E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, multiplicai-vos, enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar; e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.
 E disse Deus: eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.
 E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que a alma vivente, toda erva verde lhe será para mantimento.
 E assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde, e a manhã: o dia sexto.”

INTRODUÇÃO
Seria mesmo possível a ciência fazer uma cópia fiel de uma pessoa?
E se a ciência conseguisse, estaria isto de acordo com o projeto de Deus para o homem?
Nesta possível cópia, ou seja, na cópia deste outro ser, como seria a situação da alma e do espírito que não são criação humana?
Nem mesmo o corpo físico é criação humana.
O homem pode até através dessas técnicas como a clonagem terapêutica, multiplicar, ou refazer algum órgão humano, mas nunca um ser espiritual; pois, o princípio da vida estaria nas células e em seu DNA.
Existem várias formas de vida em toda a criação de Deus.
Deus utilizou-se de técnicas diferentes para criar os homens e os animais.
Quanto aos animais - “Disse Deus: produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie.
E assim foi.” (Gn 1.24).

Essas formas de vida animal irracional, são diferentes da vida humana, considerando a sua forma como elas vieram a existir através de um decreto divino; quando Deus ordenou a terra que produzisse alma vivente conforme a sua espécie.

Isto é diferente do homem que recebeu a vida através do sopro de Deus em suas narinas.
Na visão do apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses cap. 5 e ver. 23, o homem se tornou espírito alma e corpo.

Para o escritor aos Hebreus cap. 4 e ver. 12, a ação da Palavra de Deus no ser humano, penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas; e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.
Em nenhum outro ser acontece algo semelhante, em que a Palavra de Deus opera no seu interior.
Os animais apenas, têm o instinto, já estabelecido pelas leis naturais dadas por Deus.

Eles agem segundo suas espécies e são uma modalidade de vida diferente da vida do ser humano; e sua modalidade de vida está no sangue.
Por isso Deus falou aos israelitas, que ao oferecer sacrifício sobre o altar, onde alguns destes serviam de alimento em um banquete sacrificial, que a carne não podia ser comida com o seu sangue, pois o sangue era a vida da carne.
 A carne, porém com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis” (Gn 9.4)

Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, Para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. Porquanto é a alma de toda a carne; o seu sangue é pela sua alma; por isso, tenho dito aos filhos de Irrael: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma de toda carne é o seu sangue, qualquer que o comer será extirpado” (Lv 17.11).
Quando o animal morre, tudo termina.

Quando o homem destrói o seu habitat, a terra também sofre e até geme, porque ela também é um ser que tem sua modalidade de vida dada por Deus.
 “Porque a ardente expectação da criatura, espera a manifestação dos Filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para liberdade da glória dos Filhos de Deus.
Porque sabemos que toda criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos, em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” (Rm 8.19-22).

Toda forma de vida na terra, nos céus e no mar recebem seu sustento da parte de Deus, e até esperam que ele lhes dê o seu sustento.
“Tal é este vasto, espaçoso mar, onde se move seres inumeráveis e animais pequenos e grandes. Ali passam os navios; e o leviatan que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti que lhes dê o seu sustento em tempo oportuno.
“Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e enchem-se de bens. Escondes o
teu rosto, e ficam perturbados;   lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó. Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra” (Sl 104.25-30).

CONCLUSÃO
O homem é a coroa da criação de Deus.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
 E criou Deus o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; macho e fêmea,  os criou.” (Gn 1.26,27)

 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7).
Deus entregou ao homem o domínio de todas as coisas criadas: no céu, na terra e no mar, conforme Gn 2.15 – “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.

Assim louvava o salmista Davi no Salmo 8 vers. 6-8 – “Fazes com que tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo que passa pelas veredas dos mares.
Na criação, Deus soprou o espírito de vida no homem, e ele foi feito alma vivente. Nos demais nascimentos, Deus forma o espírito do homem, dentro  dele.
“Peso da palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele” (Zc 12.1).












Observação 1:
O objetivo desse estudo é indicar o caminho certo que nossos leitores devem seguir. E nunca criticar outros pontos de vista, por mais contrário que possa parecer – haja vista, o nosso Projeto ser Missionário e termos, portanto, o dever de cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural.

Fomos chamados para a Comissão Cultural debaixo do senhorio de Cristo. A chamada para criar uma Cultura segundo os padrões estabelecidos por Deus para os homens; pois Deus se importa tanto com a redenção das almas, quanto com a restauração de sua criação.

Deus nos chamou para sermos agentes não apenas de sua graça salvadora, mas também de sua graça comum, isto é, levar adiante o trabalho de Deus de manter a criação através da promoção da justiça e retenção do mal.

 Para tanto, devemos traduzir a revelação de Deus para a linguagem do mundo, devemos ser capazes de falar ao cientista na linguagem da ciência, ao artista na linguagem da arte, ao político na linguagem da política. O cristão não é chamado apenas para salvar almas, mas também para salvar mentes.
Paulo assim se expressou em 1 Co 9.19-22 “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais........Fiz-me como fraco para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns”.

Nosso trabalho não é tão somente construir a igreja, mas também construir uma sociedade para a Glória de Deus.





Fontes de Consulta:
VILADRICH, Pedro Ruan - Aborto e a Sociedade Permissiva
KOSTENBERGER, Andreas J. – Deus – Casamento e Família (Reconstruindo o  Fundamento Bíblico) – Edit. Vida nova
VAUX, Roland de – Instituições de Israel No Antigo Testamento - Edit.
ANKEERBERG, John e WELDON, John – Os Fatos sobre o Aborto – Camada da Meia Noite
Revista Educação Cristã – Vol.25 – Clonagem Humana – Socep
MEILAENDER, Gilbert – BIOÉTICA –Um Guia para os Cristãos

Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)
Da Mulher (CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário