Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

A VALORIZAÇÃO DA VIDA - Bloco.3 - Programa 009 de 04.08.2011

Transversalização do Debate:  O ABORTO
   Programa Missionário “ Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza

Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
Entre pelo nosso Blog http://nasendadacruz.blogspot.com  e acesse a página:
 ASSISTA O NOSSO PROGRAMA NA INTERNET
 Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

 -  
Mensagem
A VALORIZAÇÃO DA VIDA
Textos Bíblicos para Reflexão: Salmo 139.13-16

“Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado;  maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no culto fui formado e entretecido como nas profundezas na terra. Os olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia¨.

INTRODUÇÃO
Fundamentos bíblicos sobre o aborto: O ponto de vista bíblico fundamenta-se no conceito de quando começa a vida. Uma vez que a ciência tem definido que a vida começa com a concepção, temos elementos definidos para a busca do conceito bíblico sobre a matéria.

A Bíblia diz que Deus forma o Espírito do homem dentro dele (Zacarias 12.1). A Ciência não discute a questão do espírito na vida, mas a Teologia entende que a vida está ligada ao espírito do ser humano.

DESENVOLVIMENTO
Os melhores intérpretes das Escrituras, a despeito de tantas teorias sobre a formação da vida e do espírito no ser humano, entendem que o espírito do homem surge no momento da concepção.
Assim sendo, Ciência e Teologia estão de acordo nesse ponto.

Apesar de a Bíblia não ser tão explícita sobre o assunto, há algumas passagens que lançam muita luz sobre esse entendimento.
No Salmo 139.13-16, Davi fala que Deus possuiu os seus rins, acompanhou-o no ventre de sua mãe e que Deus viu o seu corpo ainda sem forma. “Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado;  maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Os meus ossos não te foram encobertos, quando no culto fui formado e entretecido como nas profundezas na terra. Os olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia¨.
Isto indica que já havia vida.

Em Isaias 49.1,2, 5a indica, outra vez, a vida no feto, no ventre da mãe. E Deus tomando conhecimento do fato e, sobretudo, tendo já delineado plano para aquela vida “Ouve-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe! O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe, fez menção do meu nome, e fez a minha boca como uma espada aguda, e, com a sombra da sua mão, me cobriu, e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava...... E, agora, diz o Senhor, que me formou desde o ventre para seu servo.

Em Jeremias 1.5 – Mais uma vez a Bíblia fala da vida no útero, sendo conhecida por Deus, e com planos definidos para o futuro, principalmente nos objetivos de Deus ¨Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta¨.

Lucas 1.15, declara que João Batista seria cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. Vemos, pois, que Deus trabalha com o ser humano a partir do feto. E isto foi escrito por um médico, inspirado pelo Espírito Santo.

Lucas, o médico amado que escreveu este evangelho, relata um detalhe importante neste campo: quando Maria visitou Isabel que também estava grávida, o feto João Batista saltou de alegria dentro do ventre de Isabel. Isto nos mostra a vida no útero ¨E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou com grande voz, e disse: bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isso a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor! Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre (Lucas 1.41-44).

O quinto mandamento: ¨Não matarás¨ (Exodo 20.13) é um imperativo divino. Se a vida começa com a concepção, e o aborto é a interrupção da gravidez com conseqüente morte do feto, isto é matar.

Um dos aspectos mais sérios do enfoque bíblico do aborto, é que, se a vida começa com a concepção, e se com a vida vem o espírito que não morre nunca e que vai voltar a Deus um dia para juízo, a pessoa que deu causa ao aborto não permitiu que esse espírito melhor se preparasse para a eternidade.

CONCLUSÃO
Depois de muitas discussões, hoje a comunidade científica está de acordo que a vida humana começa com a concepção. Portanto, a partir do momento em que um esperma se encontra com um óvulo, naquele momento já surgiu a vida, cumprindo-se o que diz Zacarias 12.1 ¨Peso da palavra do Senhor sobre Israel, fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele¨.

Em razão desta certeza, a famosa declaração de Genebra leva os médicos a jurarem: ¨Eu tenho o máximo de respeito pela vida humana a partir da concepção; mesmo sob ameaça, não farei uso de meus conhecimentos de medicina de forma contrária às leis da humanidade¨.
Portanto, se a vida humana começa na concepção, abortar corresponde a matar, o que é proibido pela lei de Deus e pela lei dos homens




Observação:
O objetivo desse estudo é indicar o caminho certo que nossos leitores devem seguir. E nunca criticar outros pontos de vista, por mais contrário que possa parecer – haja vista, o nosso Projeto ser Missionário e termos, portanto, o dever de cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural.

Fomos chamados para a Comissão Cultural debaixo do senhorio de Cristo. A chamada para criar uma Cultura segundo os padrões estabelecidos por Deus para os homens; pois Deus se importa tanto com a redenção das almas, quanto com a restauração de sua criação.

Deus nos chamou para sermos agentes não apenas de sua graça salvadora, mas também de sua graça comum, isto é, levar adiante o trabalho de Deus de manter a criação através da promoção da justiça e retenção do mal.

 Para tanto, devemos traduzir a revelação de Deus para a linguagem do mundo, devemos ser capazes de falar ao cientista na linguagem da ciência, ao artista na linguagem da arte, ao político na linguagem da política. O cristão não é chamado apenas para salvar almas, mas também para salvar mentes.
Paulo assim se expressou em 1 Co 9.19-22 “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais........Fiz-me como fraco para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns”.

Nosso trabalho não é tão somente construir a igreja, mas também construir uma sociedade para a Glória de Deus.





Fontes de Consulta:
COLSON, Charles – E Agora como Viveremos? – Edições CPAD
VEITH, Gene Edward, Jr – Tempos pós-Modernos – Edit. Cultura Cristã
KOSTENBERGER, Andreas J. – Deus – Casamento e Família (Reconstruindo o  Fundamento Bíblico) – Edit. Vida nova
VAUX, Roland de – Instituições de Israel No Antigo Testamento - Edit.

Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)
Da Mulher (CPAD)


Nenhum comentário:

Postar um comentário