Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO - Lição 07- 3º. Trimestre EBD-CPAD (Resenha Bíblica)-

 João 13.12-17; Atos 2. 42-47
Pr. João Barbosa da silva

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  1. Identificar as características do serviço cristão.
  2. Compreender que o serviço cristão engloba a relação com Deus e o próximo.
3.   Explicar qual é a Missão da igreja no mundo.

           


EBD-Casa Caiada-Olinda-PE-Brasil-07.2011
  APRESENTAÇÃO
Deus chama de servos à suas criaturas que o adoram. Adoração é um dos serviços cristão – “Vai e dize ao meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ias tu casas para minha habitação? (2 Sm 7.5).
Servo do Senhor é o nome que se dá a todo que reconhece Jeová (Senhor) como seu Deus, e de acordo com o valor do termo, que fielmente faz a sua vontade.
Assim é dito daqueles que serviram fielmente a Deus como Moisés: “Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda minha casa” (Nm 12.7). O contexto dessa afirmativa foi por causa da censura de Arão e Miriam contra Moisés, os quais foram repreendidos por Deus (Nm 12.1,4-8).
Como Abraão (Sl 105.6); Davi (Sl 132.10); Isaias (Is 20.3);
Em Js 1.1,2, Deus traz à memória a pessoa de Moisés – “E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”.
Observe-se que após ter sido servo de Moisés é que Josué pode ser chamado servo do Senhor, conforme Js 24.29. “E, depois destas coisas, sucedeu que Josué, filho de Num, o servo do Senhor, faleceu, sendo da idade de 110 anos”. Josué está sendo chamado não mais servo de Moisés, mas, o servo do Senhor.

DESENVOLVIMENTO
O Serviço Cristão consiste na evangelização, na realização das Missões local, nacional e  estrangeira – intercultural, transcultural e multicultural.
Considerando que a Igreja é tanto uma comunidade de serviços e educação, quanto uma comunidade de assistência social, manutenção, comunhão uns com os outros, evangelização e adoração ao único e verdadeiro Deus.
O Serviço do Senhor é uma dádiva concedida por Deus através do Espírito Santo aos crentes, cujo, principal objetivo é levar a Igreja de Cristo a exercer plenamente as missões que lhes confiou o Senhor Jesus “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use este dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria” (Rm 12. 6-8).
Amor, compromisso e humildade – são características dos verdadeiros servos de Cristo.
À medida que a revelação divina foi progredindo, o serviço foi adquirindo um sentido mais amplo e novo. O serviço cristão, por exemplo, requer uma dimensão horizontal, isto é, de homem para homem “... tal como o Filho do Homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt. 20.28).
Desse modo, Jesus estabeleceu exemplos e precedentes para serem seguidos por todos os seus discípulos, de todas as épocas. Jesus nos deixou esse exemplo, sobretudo em sua vida, sofrimento, morte e ressurreição.
A razão pela qual o Senhor lavou os pés dos discípulos justifica ser os discípulos o que havia de mais precioso para ele – os discípulos era a razão porque Jesus estava ali “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado em suas mãos todas as coisas e que havia saído de Deus e que ia para Deus, levantou-se da Ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (Jo 13.3-5).
Os discípulos não entendiam aquela atitude de Jesus a ponto de Pedro recusar que Jesus lavasse os seus pés (Jo 13.8).
 “Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendei o que  os tenho feito ? .........Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, façais vós também” (Jo 13.12,15).

EBD.Pontinha-Lisboa-Pt. 10.2007

CONCLUSÃO
A Grande Comissão, a Comissão Cultural, e a Comunhão, formam o tripé da Missão Integral da Igreja. O Evangelho de Cristo é integral. Eis porque temos que pregar o Evangelho a toda criatura, amenizar o sofrimento dos enfermos, saciar a fome aos famintos, abrigar o desamparado oferecendo-lhe um ombro amigo.
O crente deve colocar-se á disposição de Deus para realizar sua obra integralmente, visto que a Igreja local cumpre integralmente o serviço cristão.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos ...... louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.42,43,47).

Fontes de Consulta:
Manual do Professor EBD-CPAD – 3º Trimestre-2011
CHAMPLIN, R.N. - Enciclopédia de Bíblia – Teologia e Filosofia  - Edit Hagnus
PENTECOST, J.Dwight – Manual de Escatologia – Edit.Vida
Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – Eds: READMACHER, Earl D; ALLEN, Ronald B; HOUSE, H. Wayne
BOYER, Orlando – Pequena Enciclopédia Bíblica
LLOYD-JONES, D.Martin – Estudos no Sermão do Monte – Edit. Fiel da Missão Evang. Literária
RIDDERBOS, Herman – A Vinda do Reino – Edit. Cultura Cristã
COLSON, Charles – E Agora como Viveremos? – Edições CPAD
VEITH, Gene Edward, Jr – Tempos Pós-Modernos – Edit Cultura Cristã
Bíblias: Estudo Pentecostal (CPAD) / Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)

      Programa Missionário – Evangélico – Cultural
“ Andando Por Onde Jesus Andou”.
Às 5ª e 6ª. Fs de 12 às13h do Brasil - Entre pelo nosso Blog e acesse a página:
ASSISTA O NOSSO PROGRAMA NA INTERNET
 Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN ou pelos emails abaixo

Produção e Apresentação do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
andandoporondejesusandou@hotmail.com              




Nenhum comentário:

Postar um comentário