Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Programa 015 de 25.08.2011 Bloco.3 - A METÁFORA BÍBLICA DO SOLDADO

Transversalização do Debate: HOMENAGEM AO SOLDADO BRASILEIRO NO SEU DIA – 25.08
                                               
Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil)
Em nosso SITE http://nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”

Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

Mensagem
A METÁFORA BÍBLICA DO SOLDADO
Textos Bíblicos para Reflexão
2 Timóteo 2.3,-5;  2 Coríntios 10.4;

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com os negócios dessa vida, a fim de agradar àquele que o alistou paras a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado senão militar legitimamente.”......“Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas”.....

INTRODUÇÃO
Metáfora é o emprego da palavra fora do seu sentido normal, por efeito de analogia, isto é, comparação.
A metáfora é o tipo de figuras de palavras mais encontrado na língua portuguesa.
A Bíblia é riquíssima em linguagem figurada. E o Apóstolo Paulo usava muito esses recursos, para trazer a compreensão dos ouvintes, verdades espirituais, vivenciadas por ele, no seu dia-a-dia.
Conforme o texto de 2 Coríntios, Novo Testamento, acima descrito, Paulo mostra-lhes que o soldado de Cristo não precisava das armaduras utilizadas pelo soldado romano, porque as suas armas não eram carnais, mas, espirituais. “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne” (2 Co.10.3).

DESENVOLVIMENTO
Paulo escrevendo a Timóteo na sua segunda carta, encontramos três ilustrações, acerca da fidelidade. A primeira é a metáfora do soldado. A caminhada cristã é muitas vezes representada como uma guerra espiritual. O serviço de Deus, eficiente, requer de nós que persistamos em um só objetivo.
A segunda metáfora é a do competidor, ou militante de uma disputa atlética. Os jogos atléticos gregos eram importantes, e exigia dos competidores um árduo treinamento. “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós porém, uma incorruptível” (1 Co 9.25).
Nenhum competidor poderia vir á vitória se não participasse dos jogos devidamente preparado.
Em coroado, a referência é feita à grinalda floral, colocada na cabeça do vencedor da competição, consagrando-o assim como campeão.
O cristão fiel receberá também de Deus sua própria coroa de vitória – não, naturalmente, a coroa real, que pertence unicamente a Jesus. O apóstolo Paulo está dizendo, que a atividade espiritual deve ser pautada pelas diretrizes da fé e doutrinas bíblicas.
Abandonar a verdadeira fé é perder a devida recompensa (2 Jo.2.7). “Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro galardão”.
A terceira metáfora do soldado encontramos em Efésios 6. 10-18, onde ele mostra que essas armas espirituais são poderosas para destruição das fortalezas.
No versículo 10 ele exorta os irmãos a se fortalecerem no Senhor e na força de seu poder. No 11, ele recomenda aos irmãos, se revestirem de toda a armadura de Deus para que possam estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
No 12º, o apóstolo adverte que não temos que lutar contra carne e sangue, mas  contra os principados, contra as potestades, contra o príncipes das trevas deste século e contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.
No versículo 13 ele aconselha os irmãos a tomar todas as armaduras de Deus, para que possa resistir no dia mal e ficar firmes.
No vesículo 14, o apóstolo adverte que cinjam os lombos com a verdade e vistam a couraça da justiça. No 15, o apóstolo pede os irmãos que calcem os pés com o Evangelho da Paz.
No 16, ele aconselha a tomar o escudo da fé, a fim de poderem apagar os dardos inflamados do  maligno; no 17, ele exorta os irmãos a usarem o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus
Finalmente, no 18, ele faz um chamamento à oração, com súplicas no espírito e vigiando com toda perseverança por todos os santos.

CONCLUSÃO
Este arsenal espiritual é indestrutível, não existem aviões, nem mísseis, nem navio de guerra, nem tanques de guerra, nem fuzis, nem granadas ou quaisquer outros apetrechos bélicos – como a própria bomba atômica não poderá destruir esse arsenal espiritual utilizado pelos cristãos equipados com as armaduras de Deus.
Por isto dizia o Apóstolo: “Nossas armas não são carnais. Mas sim, poderosas em Deus para destruição das fortalezas.







Fontes de Consulta:
CHAMPLIN, RN PHd. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Edit.HAGNUS
HOUSE,Wayne H. O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento – Edit. Central Gospel.
Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética  (CPAD)




Observação
O objetivo desse estudo é indicar o caminho certo que nossos leitores devem seguir. E nunca criticar outros pontos de vista, por mais contrário que possa parecer – haja vista, o nosso Projeto ser Missionário e termos, portanto, o dever de cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural.

Fomos chamados para a Comissão Cultural debaixo do senhorio de Cristo. A chamada para criar uma Cultura segundo os padrões estabelecidos por Deus para os homens; pois Deus se importa tanto com a redenção das almas, quanto com a restauração de sua criação.

Deus nos chamou para sermos agentes não apenas de sua graça salvadora, mas também de sua graça comum, isto é, levar adiante o trabalho de Deus de manter a criação através da promoção da justiça e retenção do mal.

 Para tanto, devemos traduzir a revelação de Deus para a linguagem do mundo, devemos ser capazes de falar ao cientista na linguagem da ciência, ao artista na linguagem da arte, ao político na linguagem da política. O cristão não é chamado apenas para salvar almas, mas também para salvar mentes.
Paulo assim se expressou em 1 Co 9.19-22 “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais........Fiz-me como fraco para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns”.

Nosso trabalho não é tão somente construir a igreja, mas também construir uma sociedade para a Glória de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário