Bloco.3 - Programa 012 de 12.08.2011
Transversalização do Debate: HOMENAGEM AOS PAIS DO BRASIL E DO MUNDO
Programa Missionário “ Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
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Mensagem
PAI – UMA BÊNÇÃO DE DEUS PARA A FAMÍLIA
Textos Bíblicos para Reflexão: Números 6. 22-27
“E falou o Senhor a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.”
APRESENTAÇÃO: Bênção é um favor divino e um meio de felicidade e uma questão de maturidade espiritual.
Bênção é uma forma de expressar a ação de Deus em sua vida e também uma prova de comunhão profunda com Deus. Por isto, Jacó não abençoou ninguém, até se tornar um homem transformado e cheio do favor divino.
Não abençoou Labão, nem Esau quando os encontrou.
Somente quando desceu ao Egito foi que abençoou Faraó; o maior governante do seu tempo. “E trouxe José a Jacó, seu pai, e o pôs diante de Faraó; e Jacó abençoou a Faraó.... .. E Jacó abençoou a Faraó e saiu de diante da face de Faraó” (Gn 47.7,10).
Naquela ocasião Jacó estava tão saturado do favor de Deus, que seu ser estava transbordante. A felicidade e paz interior que ele sentia, expressava exteriormente em abençoar.
DESENVOLVIMENTO
Alguém já disse que abençoar é estar na plenitude do Espírito do Senhor.
Se quisermos abençoar a outros, nós mesmos precisamos estar próximos de Deus.
“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.2,3).
No Antigo Testamento, uma bênção podia ser uma oração ou um pronunciamento solene. O Salmo 103 é uma expressão pessoal de agradecimento a Deus, expressa em louvor pelos grandes favores alcançados da parte do Senhor.
O Antigo Testamento é pródigo em apresentar muitas bênçãos proferidas no seio da família, onde o Pai, invoca a bênção divina sobre os filhos.
“E disse-lhe Isaque, seu pai: ora, chega-te e beija-me meu filho. E chegou-se e beijou-o. Então, cheirou o cheiro das suas vestes, e abençoou, e disse:
Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo,
que o Senhor abençoou. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti: maldito sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem” (Gn 27.27-29).
que o Senhor abençoou. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti: maldito sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem” (Gn 27.27-29).
Ainda em Gênesis cap. 48 e vers 15,16, encontramos uma tríplice bênção.
Tríplice bênção porque era a bênção da Deidade – Pai, Filho e Espírito Santo, que já se começava a revelar desta forma:
“E abençoou a José e disse: O Deus, em cuja presença andaram meus pais, Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia, o anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes e seja chamado neles o meu nome e o nome de meus pais, Abraão e Isaque; e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra”.
Uma das formas da revelação de Deus aos pais foi através de bênçãos.
Assim, logo após o dilúvio, Deus se revelou a Noé “E abençoou a Noé e aos seus filhos dizendo-lhes: Frutificai, multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 9.1).
Na vocação de Abraão, Deus fez sete promessas de bênçãos (Gn 12.1-3). Porém, as bênçãos mais marcantes da Bíblia, são as bênçãos tríplices.
A primeira está em Gênesis cap. 48, vers.15,16 conforme já citamos acima onde Jacó abençoa os dois filhos de José, Efraim e Manassés;
A segunda em Números cap. 6 e vers. 22-27. É uma bênção com promessa ordenada por Deus. Quando essas bênçãos forem proferidas sobre alguém, Deus se compromete em abençoar.
Essa bênção ficou conhecida como bênção Aarônica ou bênção do sacerdote, e é válida ainda hoje;
A terceira em 2 Coríntios cap 13, ver. 13 é a bênção dos apóstolos: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, sejam com vós todos. Amém.”
Na tríplice bênção de Jacó sobre os filhos de José, encontramos a menção de três pessoas distintas:
1. Deus o Pai – O Deus, em cuja presença andaram meus pais, Abraão e Isaque;
2. Deus o Filho – O anjo que me livrou de todo mal, aquele que me remiu;
3. Deus o Espírito Santo – O Deus que me sustentou desde que eu nasci até este dia;
Jacó invoca as bênçãos dos três. Mas o verdadeiro Deus é o único objeto de adoração.
Na bênção Aarônica encontramos novamente:
1. Deus Pai – O Senhor te abençoe e te guarde;
2. Deus Filho – O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
3. Deus Espírito Santo – O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Na bênção dos apóstolos, em 2 Co 13.13, o apóstolo Paulo apresenta um padrão de bênção tríplice:
1. A graça do Senhor Jesus Cristo;
2. E o amor de Deus;
Sejam com vós todos. Amém
Amor, graça e comunhão são três estágios de uma única coisa.
O amor está no próprio Deus, pois Deus é amor (João 4.24).
A graça é o amor expresso em Jesus Cristo (Tito 2.11).
A comunhão é a transmissão da graça em amor.
Fontes de Consulta:
CHAMPLIN, R.N. - Enciclopédia de Bíblia – Teologia e Filosofia - Edit Hagnus
COLSON, Charles – E Agora como Viveremos? – Edições CPAD
VEITH, Gene Edward, Jr – Tempos pós-Modernos – Edit. Cultura Cristã
KOSTENBERGER, Andreas J. – Deus – Casamento e Família (Reconstruindo o Fundamento Bíblico) – Edit. Vida nova
VAUX, Roland de – Instituições de Israel No Antigo Testamento - Edit.
Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética (CPAD)
Da Mulher (CPAD)
Observação:
Queremos deixar bem claro que esse texto não visa uma abordagem científica, mas teológica e bíblica e que o objetivo desse trabalho é indicar o caminho certo que nossos leitores devem seguir. E nunca criticar outros pontos de vista, por mais contrário que possa parecer – haja vista, o nosso Projeto ser Missionário e termos, portanto, o dever de cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural.
Fomos chamados para a Comissão Cultural debaixo do senhorio de Cristo. A chamada para criar uma Cultura segundo os padrões estabelecidos por Deus para os homens; pois Deus se importa tanto com a redenção das almas, quanto com a restauração de sua criação.
Deus nos chamou para sermos agentes não apenas de sua graça salvadora, mas também de sua graça comum, isto é, levar adiante o trabalho de Deus de manter a criação através da promoção da justiça e retenção do mal.
Para tanto, devemos traduzir a revelação de Deus para a linguagem do mundo, devemos ser capazes de falar ao cientista na linguagem da ciência, ao artista na linguagem da arte, ao político na linguagem da política. O cristão não é chamado apenas para salvar almas, mas também para salvar mentes.
Paulo assim se expressou em 1 Co 9.19-22 “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais........Fiz-me como fraco para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns”.
Nosso trabalho não é tão somente construir a igreja, mas também construir uma sociedade para a Glória de Deus.
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