Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lição 09- 3º. Trimestre 2011 - EBD-CPAD

Lição 09- 3º. Trimestre 2011 - EBD-CPAD (Resenha Bíblica)
PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA
 Atos 20.25-32
Pr. João Barbosa
                                                 http://www.nasendadacruz,com
                                               http://nasendadacruz.blogspot.com/    
                                                     pastorjoaobarbosa@gmail.com
                                           

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  1. Compreender  o que é a Igreja.
  2. Saber que devemos preservar a identidade da Igreja.
3.   Identificar os perigos que ameaçam a Igreja na Terra...
           
APRESENTAÇÃO
Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, grupos e instituições, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
O termo identidade tem diversas definições, conforme o enfoque que se lhe dê, podendo ainda haver uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal, perdida ou resgatada.
Identidade individual ou coletiva é o conjunto de características próprias de uma pessoa ou grupo que possibilitam a sua identificação ou reconhecimento.
Portanto, Identidade está sempre relacionada a idéia de alteridade ou seja, é necessário existir o outro e seus caracteres para definir por comparação e diferença com os caracteres pelos quais me identifico.
DESENVOLVIMENTO
A Igreja: A palavra Igreja é a tradução do termo grego “ekklesia” que significa “chamados para fora de”. Este vocábulo era usado pelos gregos para designar uma assembléia ou congregação convocada para diversos propósitos.
O Novo Testamento que foi originalmente escrito em língua grega, refere-se a Igreja como aqueles que foram chamados para fora do mundo.
Não o mundo que Deus criou conforme lemos em João 17.17 “Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal”; mas, um sistema organizado por Satanás conforme nos mostra Mateus quando o Diabo tentou a Jesus:
Mt 4.8,9 “Novamente, os transportou o Diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os Reino do Mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares;
 João mostrou claramente o que é este mundo sistematizado por Satanás – 1Jo 2.16,17; “Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.
O mundo em que Satanás é seu príncipe –  Jo 14.30; “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim” e Jo 16.11 – “E do juízo porque já o príncipe deste mundo está julgado”.
O mundo em que Satanás é o seu deus – 2Co 4.4 “Nos quais o Deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
A igreja se torna uma organização, quando um grupo de cristãos crentes em Cristo se organiza em uma determinada localidade e precisa ser reconhecido pelas autoridades constituídas. Neste sentido, a Igreja é uma organização, e teologicamente conhecida como Igreja Local.
Igreja Local é um grupo de crentes reunidos, com o propósito de obedecer e seguir os preceitos da Palavra de Deus. A base da Igreja Local é a cidade, conforme podempos observar na visão de João na Ilha de Patmos, quando Jesus lhe apareceu e mandou que ele escrevesse às Igrejas Locais:
 Ap. 1.11 “Que dizia: o que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete Igrejas que estão na Ásia: A Éfeso, e a Smirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia”, e Ap 2.1, 8, 12, 18; 3.1, 7, 14.
 Esta é a dimensão local e visível da Igreja, onde o Ministro, Pastor, ou Anjo – conforme Apocalipse revela, é o homem com quem Deus fala com relação à sua Igreja naquela localidade.
Existe uma Igreja cristã que o seu líder se considera com autoridade sobre todo o Universo, esta Igreja não é a de Cristo, pois, a Igreja de Cristo, o Senhor se revela aos seus líderes em sentido local.
 Paulo escrevia suas Epístolas às Igrejas Locais, como: Coríntios, Efésios, Gálatas, Tessalonicenses, Filipenses, Colossenses, ou a indivíduos como Timóteo e Tito. Uma Igreja visìvel em sentido mundial é antibíblica e falsa.
Como preservar a Identidade dessa Igreja: Afastando-se desse mundo sistematizado por Satanás e perseverando na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações conforme Atos 2.42:
Devotando amor verdadeiro ao Pai – “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mt 22.37);
Amando ao próximo – “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39); Atendendo os irmãos em suas necessidades como nos mostra Tg 2.15-17 – “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquietai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Devemos fazer como fazia a igreja de Jerusalém em Atos 4.32, 34, 35 – “E era um o coração e a alma dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuiam herdades ou casas, vendendo-as, trazia o preço do que fora vendido e o depositava aos pés do apóstolo. E repartia-se a cada um. Segundo a necessidade que cada um tinha.
Finalmente cumprindo o Ide da Grande Comissão e da Comissão Cultural, isto é, pregando, ensinando e conscientizando da necessidade de afastar-se do mundo (Mt 28.19,20; Mc 16.15).
CONCLUSÃO
São muitos os perigos que ameaçam a Igreja; tantos visíveis como invisíveis.
Perigos visíveis: Perda do primeiro amor (Ap 2.4: Mt 15.8); Perda do temor a Deus – quando a Igreja Local perde a visão da diferença entre o certo e o errado (Is 5.20-23)
“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios aos seus póprios olhos e prudentes diante de si mesmo!
Ai dos que são poderosos para beber vinhos e homens forçosos para misturar bebida forte! Ai dos que justificam o ímpio por presentes e ao justo negam justiça! “Perda da humildade – Jesus é o nosso exemplo perfeito de humildade. Em Mt 11.29 ele nos ensina: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarei descanso para vossa alma.”
Em Fp 2.5-8 o Apóstolo Paulo recomenda: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por exurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.”
Os perigos invisíveis podem assim ser classificados: Soberba, sentimento de superioridade com relação a outras pessoas ou grupos, ser sábio aos seus próprios olhos, amar a multidão e odiar o indivíduo; desprezar as pequenas coisas, classificar outros grupos de crentes como sendo de segunda categoria, entre outros perigos.
A Igreja de Cristo deve preservar o amor, a simplicidade e o temor a fim de que o mundo conheça a Cristo através do nosso testemunho.


Manual do Professor EBD-CPAD – 3º Trimestre-2011
CHAMPLIN, R.N. - Enciclopédia de Bíblia – Teologia e Filosofia  - Edit Hagnus
Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – Eds: READMACHER, Earl D; ALLEN, Ronald B; HOUSE, H. Wayne
COLSON, Charles – E Agora como Viveremos? – Edições CPAD
VEITH, Gene Edward, Jr – Tempos Pós-Modernos – Edit Cultura Cristã
NEE, Watchman – A Igreja Gloriosa – Edit. Árvore da Vida
Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)


Nenhum comentário:

Postar um comentário