Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Programa 3.013 de 18.08.2011 - A CLONAGEM HUMANA

Bloco.1 –Contextualização para o Debate

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza

Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
Entre pelo nosso Blog http://nasendadacruz.blogspot.com  e acesse a página ASSISTA O PROGRAMA NA INTERNET
No site nasendadacruz.com você assistirá nas 2ªs. 3ªs. 4ªs. Sábados e Domingos a repetição de um dos nossos Programas nos respectivos horários:
 7h, 12h, 16h, 22h e 2h (horário oficial do Brasil)

Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

INTRODUÇÃO
Clonagem humana é a criação de uma cópia geneticamente idêntica de um ser humano. O termo é empregado para se referir à clonagem humana artificial, sendo que ele não é empregado para se referir ao nascimento de gêmeos idênticos, cultura de tecidos ou a cultura de células humana.
Existem dois tipos comumente discutidos da clonagem humana: a clonagem terapêutica e a clonagem reprodutiva. A clonagem terapêutica envolve a clonagem de células de um adulto para uso em medicina e é uma área ativa de pesquisa, enquanto a clonagem reprodutiva implicaria fazer clones humanos. Clonagem reprodutiva ainda não foi realizada e é ilegal em muitos países.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Apesar da possibilidade da clonagem humana ter sido objeto de especulação por grande parte do século XX, cientistas e políticos começaram a tomar o assunto a sério por volta da década 60. O ganhador do Prêmio Nobel e geneticista Joshua Lederberg defendeu a clonagem e a engenharia genética em um artigo no American Naturalist em 1966.
No ano seguinte, no Washington Post, essa discussão acendeu um debate com o bioeticista conservador Leon Kass, que escreveu na época em que "a reprodução programada do homem o desumaniza".
Outro prêmio Nobel, James D. Watson, um dos descobridores da estrutura do DNA, discutiu o potencial e os perigos da clonagem em um artigo de 1971
Atualmente, a tecnologia da clonagem de mamíferos, embora longe de ser confiável, chegou a um patamar no qual muitos cientistas são conhecedores das técnicas envolvidas, a literatura é acessível, e a aplicação das técnicas não são tão difíceis e caras quanto no passado. Por esse motivo, D. Lewis Eigen argumentou que as tentativas de clonagem humana serão realizadas nos próximos anos e que talvez algumas já podem até terem sido iniciadas.
O cientista italiano Antinori e Panayiotis Zavos, médico de fertilidade norte-americano, anunciaram a mais ou menos dez anos atrás que já estavam prontos para fazer Clonagem Humana, isto é,  cópia  idêntica de um ser humano, como a que foi feita com a ovelha Dolly, clonada em 05 de Julho de 1996 e morreu em 14 de Fevereiro de 2003 – o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta.
Em 17 de janeiro de 2004 em uma conferência de imprensa em Londres, Panayiotis Zavos, anunciou que  havia transferido um embrião recém-clonado para uma mulher de 35 anos de idade, porém quinze dias após, verificou-se que a tentativa não funcionou e que a mulher não havia engravidado.
Defensores da clonagem terapêutica acreditam que a prática poderia fornecer células geneticamente idênticas para a medicina regenerativa, e tecidos e órgãos para transplante.
Essas células, tecidos e órgãos não provocariam uma resposta imune ou necessitariam o uso de drogas imunossupressoras e também auxiliariam no tratamento de doenças graves como câncer, doença cardíaca e diabetes, bem como melhorias no tratamento de queimaduras e na cirurgia plástica recontrutiva.
CONCLUSÃO
Em 14 de dezembro de 2001, a Assembléia Geral da ONU começou a elaborar uma convenção internacional contra a clonagem reprodutiva dos seres humanos. Uma ampla coalizão de países, incluindo Espanha, Itália, Filipinas, Estados Unidos, Costa Rica.
E a Santa Sé, procurou estender o debate a proibição de todas as formas de clonagem humana, pois na sua opinião, a clonagem terapêutica humana viola a dignidade humana.
Como não foi possível chegar a um consenso, em Março de 2005, foi adotada a Declaração das Nações Unidas sobre a Clonagem Humana a qual pedia pela proibição de todas as formas de clonagem humana, mas essa declaração não é obrigatória aos países membros.
A Austrália havia proibido a clonagem humana. Entretanto, em dezembro de 2006, um projeto de lei legalizando a clonagem terapêutica e a criação de embriões humanos para pesquisas com células-tronco foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
 A clonagem terapêutica agora é legal em algumas partes da Austrália, dentro de certos limites e sujeito aos efeitos da legislação estadual.
A Convenção Europeia dos Direitos do Homem e a Biomedicina, proíbe a clonagem humana em um de seus protocolos adicionais, mas este protocolo só foi ratificado pela Grécia, Espanha e Portugal. A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, proíbe expressamente a clonagem humana reprodutiva. A carta é compulsória para todos os países e intituições membros da União Européia.

Referências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joshua Lederberg. (1966). Experimental Genetics and Human Evolution. The American Naturalist 100, 915, pp. 519-531..
 Watson, James. "Moving Toward a Clonal Man: Is This What We Want?" The Atlantic Monthly (1971)
Meilaender, Gilbert  “Bioética: Uma Peresdpectiva Cristã” Edit. Vida Nova (2009).
Dr. Ferreira, Damy, “Estudos sobre Clonagem Humana” Revista Educ.Cristã-Vol.25,  Editora SOCEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário