Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2011

TER OU NÃO TER FILHOS - Programa 008 de 29.07.2011

 Contextualização para o Debate

Programa Missionário “ Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza

Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
Entre pelo nosso Blog http://nasendadacruz.blogspot.com  e acesse o link da Rádio Plenitude
 Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões



CONTEXTUALIZAÇÃO
Dificilmente alguém consegue apreciar o valor de um Filho, mais do que uma mulher incapaz de conceber e que anseia ter seus próprios filhos.
Isso não significa que casais sem filhos ou pessoas solteiras não estejam dentro do plano de Deus; ou não possam dar sua contribuição para o imperativo divino “Crescei e Multiplicai”.

Com os avanços da Medicina moderna, os casais sem filhos têm à sua disposição uma gama bem mais amplas de opções do que em tempos passados.
Esse fato, por sua vez, levanta para os cristãos evangélicos, questões referentes à propriedade de procedimentos como inseminação artificial, um recurso médico usado para realizar a fecundação.
Muitos casais que desejam ter filhos encontram certas dificuldades por conta da baixa qualidade dos espermatozóides até a capacidade ovulatória.

Esse tipo de fertilização pode ser realizado de duas formas:
1.    De espermatozóide – E’ realizada a retirada do esperma paterno onde os melhores espermatozóides são escolhidos e em seguida injetados no útero da mulher em um período de ovulação.
2.    De embrião – A ovulação é estimulada por um medicamento que a própria paciente injeta; os ovos são colhidos e fecundados fora do corpo da mulher (fecundação in vitro).  Logo depois, o óvulo fecundado é colocado no útero materno gerando assim o chamado Bebê de Proveta.

O Controle da Natalidade adotado pelos chineses, provocou um desequilíbrio entre o número de homens e de mulheres; quando o normal em todas as culturas, é haver sempre mais mulheres do que homens, como é o caso do Brasil onde o número de mulheres com relação aos homens é mais ou menos cinco milhões a mais, conforme o último Censo realizado.

No caso da China o desequilíbrio aconteceu por causa da obrigatoriedade de as famílias terem apenas um filho, levando os pais a optarem por um filho homem.
Pesquisas indicam que muitas mulheres chinesas abortam quando descobrem que estão grávidas de uma menina. Por causa do estrito controle de natalidade, isso  provoca um excesso no número de homens, no país mais populoso do mundo, onde, no fim de 2005, havia 32 milhões de homens a mais que mulheres, segundo
pesquisa divulgada.

Os pesquisadores acreditam que reforçar a repressão dos abortos seletivos pode contribuir para reequilibrar a tendência. A média mundial parece ser de 103 a 107 nascimentos de meninos para cada 100 meninas. Na China, segundo a pesquisa, há desequilíbrio em todas as faixas etárias, exceto a de 15 a 19 anos.

Na China, a política do filho único impõe multas e cortes de benefícios às famílias que a transgridem. Mas, nos últimos anos, foi flexibilizada, permitindo em algumas Províncias o nascimento de um segundo filho quando o primeiro é menina. Em algumas poucas regiões, é permitido inclusive o terceiro filho.

A pesquisa foi realizada com base em dados de um minicenso de 2005 com 1% da população chinesa. O estudo usou uma mostra de 4,764 milhões de pessoas de menos de 20 anos.
Diferentemente do caso da china podemos apontar a Europa onde o governo dá todo incentivo às famílias para que tenham mais de um filho. Quem está na vanguarda desse movimento é a Alemanha incentivando as mulheres a terem mais de um filho.
Mesmo Portugal com toda a crise econômica em que atravessa, continua dando incentivos para as famílias terem seus filhos.



Observação:
O objetivo desse estudo é indicar o caminho certo que nossos leitores devem seguir. E nunca criticar outros pontos de vista, por mais contrário que possa parecer – haja vista, o nosso Projeto ser Missionário e termos, portanto, o dever de cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural.

Fontes de Consulta:
COLSON, Charles – E Agora como Viveremos? – Edições CPAD
VEITH, Gene Edward, Jr – Tempos pós-Modernos – Edit. Cultura Cristã
KOSTENBERGER, Andreas J. – Deus – Casamento e Família (Reconstruindo o  Fundamento Bíblico) – Edit. Vida nova
VAUX, Roland de – Instituições de Israel No Antigo Testamento - Edit.

Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)
Da Mulher (CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário