Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O SHALOM DE DEUS

Programa Andando por onde Jesus Andou
Ás 3ª. e 5ª. Feiras de 12 às 13h do Brasil
http://www.radioplenitude.com.br
Transversalização do Debate – O Flagelo das Drogas

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”
Às 5ª. e 6ª. Feiras de 12 às 13h do Brasil: Produção e Apresentação do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
                                 Textos Bíblicos para Reflexão
                                   Genesis 1.31a


APRESENTAÇÃO
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”.

Desde que o pecado entrou na esfera humana;  transgredindo a lei divina, o pecado do homem esteve sempre diante dele. Assim se expressava Davi – “...eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Sl 51.3). Confessar o seu pecado e suplicar o perdão de Deus foi uma constante na vida de Davi.

 A oração de Davi no Salmo 51, era pedindo a Deus que tivesse misericórdia dele, segundo às suas benignidades e apagasse as suas transgressões, segundo a multidão das suas misericórdias. Ele pedia insistentemente:
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me no meu pecado.

O pecado interrompeu a harmonia que havia na criação de Deus.
De acordo com o relato de Gn 1 –Um estudo sobre a base bíblica para a mordomia ecológica, nos mostra que toda criação compartilha do SHALOM de Deus.
Shalom é uma palavra hebraica que expressa a perfeita vontade de Deus para a criação.

Embora a palavra Shalom seja muitas vezes traduzida como PAZ, o seu significado é muito mais amplo
Para os judeus do Antigo Testamento, Shalom é um poderoso conceito que expressa totalidade e felicidade.
Tendo em vista que o autor de Shalom, é Deus, no conceito vétero testamentário, Shalom está associada com “graça e verdade, justiça e paz” No Salmo 85.10 está escrito: “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram”

Este é o mais perfeito conceito de paz que existe entre os filhos dos homens.
Shalom vai muito além de ausência de hostilidade. “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos .
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv 3.1,2).
Shalom é encontrar alegria e prazer em todo e qualquer relacionamento. “....Portanto, nas vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10c)

O relato do Gênesis da criação, é um quadro do universo em Shalom, onde tudo existe na relação adequada entre um e outro e em relação ao seu Criador.

Paraíso

O tema central da história do mundo na Bíblia, é que toda criação é una, vivendo em harmonia e segurança para a alegria e bem-estar de todas as criaturas (um cosmo em paz)

A paz nos chega através da calma certeza e da confiança na providência divina e seus desígnios, crendo que os acontecimentos, tanto os de natureza cósmica quanto de natureza espiritual ou prática, de todos os dias foram determinados pelo Senhor, pois nada sucede sem propósito, sem a aprovação e o controle divinos. “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho de Deus permanecerá” (Pv 19.21).

O Senhor Jesus experimentou problemas e tristeza semelhantes aos nossos, e teve de lutar contra os mesmos adversários que temos de combater; no entanto triunfou, até mesmo nas horas mais negras de sua provação, tendo triunfado completamente em sua ressurreição para a vida eterna.

A paz é uma dádiva de Deus.
·         A paz é o resultado da fé “Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5,1).
·         A paz é o resultado da obediência. Deus falou ao povo de Israel por intermédio do profeta Isaias dizendo: “Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meu mandamentos! Então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça, como as ondas do mar” (Is.48.18)..
·         A paz é o resultado da justiça. “E o efeito da justiça será paz, e a esperança da justiça, repouso e segurança, para sempre” (Is 32.17).



Nenhum comentário:

Postar um comentário