Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lição 04- 3º. Trimestre EBD-CPAD: A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO

Programa Andando por onde Jesus Andou
Ás 3ª. e 5ª. Feiras de 12 às 13h do Brasil
http://www.radioplenitude.com.br

Texto Bíblico: Gênesis 1.26-30; Marcos 16.15-18,20
Resenha Bíblica
                                                           Pr. João Barbosa da Silva

       Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às 13h do Brasil:
Produção e Apresentação do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
                        http://www.radioplenitude.com.br
                                          pastorjoaobarbosa@gmail.com
                                          laudiceabarboza@hotmail.com

     
                OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Compreender que a Missão Integral é uma ordenança divina.
  2. Saber que a Comissão Cultural é uma convocação à Igreja.
  3. Conscientizar-se de que o Senhor Jesus comissionou-nos a pregar, a batizar e a fazer discípulos em todo o mundo.

                                        
                                                          APRESENTAÇÃO:

Entender o Cristianismo como uma cosmovisão ou visão de mundo é importante não somente para o cumprimento da Grande Comissão, mas também para o cumprimento da Comissão Integral que é a chamada para criar uma cultura debaixo do Senhorio de Cristo como resultado da Grande Comissão e Comissão Cultural.

Deus se importa não só com a redenção das almas, mas também com a restauração de sua criação. Ele nos chama para sermos agentes não apenas da sua graça salvadora, ou seja, somente para pregar o Evangelho caracterizado na Grande Comissão – mas também de sua graça comum, isto é, levar a adiante o trabalho de Deus de manter a criação através da promoção da justiça e retenção do mal, desenvolvendo assim a Comissão Cultural.

Em suma – Na Grande Comissão cumprimos o Ide da graça salvadora. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai  o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15).
Na Comissão Cultural cumprimos a graça comum que é o processo de mudança da sociedade para uma cosmovisão segundo o padrão estabelecido por Deus na sua Palavra. “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.”  (Mt 28.19,20)

Nosso trabalho não é somente construir a Igreja (Grande Comissão) mas também construir uma sociedade para a glória de Deus (Comissão Cultural).
DESENVOLVIMENTO

1. Missão Integral – Uma Ordenação Divina: A Missão Integral é caracterizada por uma responsabilidade que vai além da evangelização.
Devemos distinguir, portanto, a diferença entre o trabalho da Grande Comissão – a salvação das almas, e o trabalho de Deus através da Comissão Cultural – o exercício da autoridade sobre todas as coisas criadas por Deus. “E disse Deus; façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gn 1.26).
“Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo que passa pelas veredas dos mares.” (Sl 8.6-8).
Situando-se dentro da Comissão Integral, Tiago escreveu no cap.2, vers.15,16. “E, se o irmão ou irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e alguns de vós lhes disser: ide em paz, aquietai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”

2. A Comissão Cultural - Uma Convocação à Igreja: Nosso chamado vai além do  pautar os princípios divinos, mas também se comprometer em transformar o mundo; devemos cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural. Somos ordenados a pregar as Boas Novas e a trazer todas as coisas à submissão da ordem de Deus, defendendo e vivendo a verdade de Deus nas condições históricas e culturais únicas de nossa Era.
Comprometer-nos com o mundo, todavia, requer que entendamos as grandes idéias que competem pelas mentes e pelos corações das pessoas.
Segundo o filósofo Richard Weaver, em seu livro – Idéias Have Consequencias – “São as grandes idéias que informam a mente, incendeiam a imaginação, movem o coração e dão forma à cultura”.
A história é um pouco mais do que o registro do surgimento e queda das grandes idéias. As cosmovisões que formam nossos valores e nos levam à ação.
No período de 16 a 25 de Julho de 1974, foi realizado na cidade Lausanne, Suíça, o Congresso Internacional para Evangelização Mundial sob o Tema: “Que a terra ouça a Voz de Deus”: O objetivo do Congresso era discutir o rumo das Missões Cristãs Mundiais. No final dos trabalhos, foi divulgado um documento denominado O Pacto de Lausanne. Composto de quinze artigos, a seguir:
01.  O Propósito de Deus
02.  A Autoridade e o Poder da Bíblia
03.  A Unicidade e a Universalidade de Cristo
04.  A Natureza da Evangelização
05.  A responsabilidade Social Cristã
06.  A Igreja e a Evangelização
07.  Cooperação na Evangelização
08.  Esforço Conjugado de Igrejas na Evangelização
09.  Urgência da Tarefa Evangelística
10.  Evangelização e Cultura
11.  Educação e Liderança
12.  Conflito Espiritual
13.  Liberdade e Perseguição
14.  O Poder do Espírito Santo
15.  O Retorno de Cristo.

3. A Grande Comissão – A Igreja Proclama o Evangelho ao Mundo: O Senhor Jesus comissionou-nos, a pregar, a batizar e a fazer discípulos em todo o mundo (Mc 16.15; Mt 28.19).

Esta ordenança é conhecida como a Grande Comissão. E tem como objetivo:
a) Proclamar o Evangelho em palavras e ações a toda criatura;
b) Discipular os novos conversos, tornando-os fiéis seguidores de Cristo;
c) Integrá-los espiritualmente e socialmente na Igreja local, a fim de que cresçam na graça e no conhecimento por intermédio da ação do Espírito Santo em sua vida, desfrutando sempre da comunhão dos santos.

O “Ide” de Jesus significa também atravessar fronteiras.
Anunciar o Evangelho em uma cultura diferente é o grande desafio da obra missionária. Não podemos desprezar a cultura de um povo a quem pretendemos evangelizar e estabelecermos a nossa. “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1 Co 2.1,2).

CONCLUSÃO

A Raiz do Conflito Cultural: Uma de nossas falhas, é que estamos enfrentando Conflitos Culturais de todos os lados, sem nos dar conta de que a própria guerra está ao nosso redor.
Precisamos identificar as cosmovisões que jazem na raiz do Conflito Cultural.
A Guerra Cultural não é sobre o aborto, novas formas de união no casamento ou declínio na educação de nossas crianças. Esses são apenas os conflitos.

A verdadeira guerra é uma luta cósmica entre a cosmovisão cristã e as várias cosmovisões seculares e espirituais, que estão em ordem de batalha contra a Igreja de Cristo.
A base da cosmovisão cristã, é a revelação de Deus nas Escrituras, sobre qualquer aspecto da vida familiar, educacional, política, científica, artística e até a mesmo na cultura popular.
Isso é o que devemos entender se vamos ser efetivos tanto em evangelizar nosso mundo hoje, como transformá-lo para refletir a sabedoria do Criador. A Comissão Integral engloba esses dois propósitos: evangelizar o mundo e trazê-lo à obediência e ao senhorio de Cristo através da promoção da justiça e retenção do mal.

"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, e em testemunho de todas as gentes..." (Mt 24.14).
Fontes de Consultas:
Manual do Professor EBD-CPAD – 3º Trimestre-2011
CHAMPLIN, R.N. - Enciclopédia de Bíblia – Teologia e Filosofia  - Edit Hagnus
Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – Eds: READMACHER, Earl D; ALLEN, Ronald B; HOUSE, H. Wayne
COLSON, Charles – E Agora como Viveremos? – Edições CPAD
VEITH, Gene Edward, Jr – Tempos Pós-Modernos – Edit Cultura Cristã
NEE, Watchman – A Igreja Gloriosa – Edit. Árvore da Vida
Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário