Total de visualizações de página

domingo, 10 de julho de 2011

Lição 02- 3º. Trimestre - EBD - CPAD: A MENSAGEM DO REINO DE DEUS

             Resenha Bíblica
Mc 1,14,15; Mt 5.3-12; Rm 14.17
                              Pr. João Barbosa

Programa Missionário “ Andando Por Onde Jesus Andou”.
 Às 5ª. e 6ª. Feiras de 12 às 13 h. do Brasil: Rádio Plenitude FM 105,3MHz
          http://www.radioplenitude.com.br


Jardim do Éden
 APRESENTAÇÃO

O Reino de Deus é Espiritual.
Como afirmamos na Lição nº.1, não há distinção entre Reino de Deus e Reino dos Céus; assim nos mostram as passagens paralelas de Mt 3.2; Mc 1.14,15.
Por muitas vezes, no dia de sua carne, quando esteve entre nós, nosso Senhor declarou que o Reino dos Céus já estava presente, Onde quer que ele se encontrasse exercendo a sua autoridade, ali já se encontrava o Reino dos Céus (Mt 4.17).

Quando Ele curou um endemoniado cego e mudo, as pessoas diziam: “Este é o Filho de Davi” (Mt 12.22). Mas os fariseus diziam que ele expulsava demônios por Belzebu, príncipe dos demônios (Mt12.24)
Jesus mostra que era impossível Satanás expulsar Satanás (Mt 12.26), e afirmou: Se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus – é chegado o Reino de Deus (Mt 12.28). Nisto consiste o Reino de Deus. Ali estava a autoridade de Deus e Deus estava governando.

DESENVOLVIMENTO
a Natureza do Reino de Deus: Um dia, os fariseus lhe interrogaram quando vinha o Reino de Deus. Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem com aparência exterior; nem digam ei-lo aqui ou ei-lo ali, porque eis que o Reino de Deus está entre vós (Lc 12.21).

Era como se Jesus estivesse dizendo, acabem com esta visão materialista, porque o Reino de Deus está aqui. Onde quer que o domínio de Cristo esteja manifestado, ali está também o Reino de Deus.

Mesmo nos lugares onde fossem rejeitados, os discípulos deveriam dizer: já é chegado o Reino de Deus (Lc 10.11).
Quando se identifica o Reino de Deus com a Igreja, deve-se observar que na Igreja há uma multidão mista.
Nessa condição o Reino de Deus só se acha nos corações daqueles que se submetem a Cristo. Como dizia Paulo falando desse Reino “ .... nos tirou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor” (Cl 1.13).
Ora, o Reino do Filho do seu amor é o Reino de Deus, o Reino dos Céus. Nós estamos aqui, mas a nossa cidadania está nos Céus (Fp 3.20).
Aproximam-se os dias em que os Reinos deste mundo haverão de tornar-se de nosso Deus e do seu Cristo (Ap 11.15).

Para entrar no Reino de Deus é preciso nascer de novo: Um dia, Jesus disse a Nicodemos: “Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3,5). Nascer de novo é uma experiência radical de vida (2 Co 5.17; Ef 4.23-32).
Uma das modalidades de vida mais elevada que a Bíblia nos oferece – a Regeneração, é uma profunda transformação do homem interior, efetuada pelo Espírito Santo de Deus.
Com este novo nascimento a vida eterna de Deus é outorgada ao homem (2ª.Pe 14.1; 1ª.Jo 5.11). Então, o novo homem se torna Filho de Deus (Jo 1.12).
Todo homem por natureza, é pecador (Rm 5.12), e incapaz de agradar a Deus (Rm 7.14); mas pela nova vida em Cristo seus pecados são perdoados (1ª.Jo 1.9). O homem passa a viver uma nova vida em Cristo (2ª.Co 5.17; Cl 3.10).
Essa nova vida em Cristo, isto é – a vida eterna, tem a ver com o homem completo, quando por fim, herdarmos o Reino de Deus (1 Co 15.50).
A vida interna inclui a transformação desse corpo mortal (1ª. Co.15.54), corpo mortal revestido de imortalidade. A era por vir, o Reino de Deus, pertence ao futuro; porém as bênçãos do Reino de Deus, encontram-se na era presente, para livrar os homens da escravidão de Satanás e do pecado. Temos essa experiência de vida por meio do novo nascimento (Jo 3.5,6).

A justiça do Reino: No sermão do Monte (Mt 5.20), nos é dito que se nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus ( Mt 5.20) . Esse versículo liga os aspectos futuro e presente do Reino. A qualificação para entrar no futuro Reino é a justiça presente. Justiça essa que deve exceder a dos Escribas e Mestres da Lei.
Justiça aqui, exigida para entrar no Futuro Reino dos Céus, é aquela que resulta do Reino de Deus em nossa vida. Hoje, o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).
O Reino do Céu é paz. O Salmo 85.10, diz: “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram”.
O Reino dos Céus – ou, o Reino de Deus, será de paz, e toda criação compartilhará do SHALOM de Deus, pois o Reino de Deus mudará toda a ordem política e social e substituirá todo Governo e Autoridade humanos (Is 2.1-4).
Esse Reino efetuará uma transformação em toda ordem física (Is 11.6-9). A criação será liberta da escravidão, da decadência, e da corrupção (Is 65.17; 66.22).

CONCLUSÃO
Costumamos dizer que Shalom significa paz; porém, segundo os judeus do Antigo Testamento, Shalom é um conceito que expressa totalidade e felicidade. Considerando que o autor de Shalom, é Deus,no conceito vétero testamentário, Shalom está associado com graça e verdade, justiça e paz (Sl 85.10).

Este é o mais perfeito conceito de paz que existe entre os filhos dos homens.
Shalom vai muito além de ausência de hostilidade. Shalom, é encontrar alegria e prazer em todo e qualquer relacionamento.
O relato do Genesis, da criação, é um quadro do Universo em Shalom. Onde tudo existe na relação adequada entre, um e outro; e em relação ao seu Criador.
O tema central da história do mundo na Bíblia, é que; toda criação é uma, vivendo em harmonia e segurança para a alegria e bem-estar de todas as criaturas (um cosmo em Paz) – Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário