Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lição 03- 3º. Trimestre EBD-CPAD - A VIDA DO NOVO CONVERTIDO

Resenha Bíblica
Texto Bíblico: 2ª. Coríntios 5.17; Tito 2.11-13; 3.3-8
          Pr. João Barbosa da Silva
Programa Missionário “ Andando Por Onde Jesus Andou”.
 Às 5ª. e 6ª. Feiras de 12 às 13 h. do Brasil: Rádio Plenitude FM 105,3MHz
            http://www.radioplenitude.com.br


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Compreender que pela fé em Cristo nos tornamos Novas Criaturas.
  2. Conscientizar-se de que em Jesus tudo se faz novo, o passado fica para trás.
  3. Saber que quando estamos em Cristo temos um novo olhar, uma nova atitude e uma vida abençoada.
     
EBD-C. Caiada-Olinda-PE-Br:-Pr Local-Ev.Henrique
 APRESENTAÇÃO:
O Novo Convertido é uma pessoa em quem houve uma profunda mudança da parte de Deus na sua vida pessoal, após aceitar Cristo como seu Salvador e Senhor; tendo experimentado uma radical maneira de Ser, Pensar, Estar e Agir.

A Conversão é um ato tão profundo, que tanto no hebraico como no grego e no latim, o referido  vocábulo tem o sentido de girar ou voltar atrás. As idéias bíblicas envolvidas nesta atitude, estão relacionadas ao abandono da maldade e do pecado (Jr 18.7,8; 31.18).

A Conversão é o lado objetivo e externo do novo nascimento; por intermédio dela, o pecador arrependido mostra ao mundo a obra que Deus operou em seu interior: a Regeneração. O novo nascimento tem dois lados: um Subjetivo e o outro, Objetivo.

O Subjetivo é conhecido como a Regeneração; e somente Deus pode operar. O outro lado – o Objetivo como já dissemos, é a Conversão; algo que pode ser constatado por todos. A verdadeira Conversão envolve fé, e arrependimento (At 3.19; 26.18).
DESENVOLVIMENTO (Contextualização)
1. O Novo Convertido é uma Nova Criatura: Quando a pessoa se converte, aceitando a Cristo, ela se torna uma nova criatura – nasce outra vez. 
Os judeus tinham alguma noção sobre o novo nascimento, como era o caso de Nicodemos, e como qualquer judeu jamais compreendia sua necessidade de nascer de novo. Os judeus relacionava este ato com os gentios  – quando se convertiam ao judaísmo, tornando-se um prosélito.
Jesus dirige-se a Nicodemos: – “..... na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo.3.3).
Os judeus reconheciam que um homem precisava realmente nascer de novo, porém, entendiam que o novo nascimento consistia em um ritual aplicado aos gentios, que era: Profissão, Confissão e Lavangens externas.-

Qual era o espanto de Nicodemos? Era que Jesus desprezou tudo isso e disse-lhe: “.... na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3:5)
A conversão consiste em uma meia volta na vida – em que a alma se volta para Deus – e consiste no exercício do arrependimento e da fé.
A conversão é descrita como um voltar-se das trevas da idolatria, do pecado e do domínio de Satanás, para a adoração e o serviço ao verdadeiro Deus

2. Em Jesus – tudo se fez novo – o passado ficou para trás: Quando alguém confessa seus pecados e os abandona é sinal de que foi regenerado, alcançando plenamente no Senhor, a cura da alma (1ª..Pe 1.3; Is. 43.25; Pv 28.13; 2º.Cr 7.14).
Conversão e Regeneração não são a mesma coisa; ambas estão inclusas no processo da salvação; contudo, neste processo,  primeiro vem a Conversão, que é a mudança de vida onde exige o exercício do livre arbítrio – ou seja, há um intervir divino-humano.  “E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo; na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida”  (At 11.18).

A Regeneração é o início do nosso crescimento no conhecimento de Deus, na nossa experiência de Cristo e do Espírito ao nosso caráter.
O diálogo de Jesus com Nicodemos é o testemunho bíblico mais importante da Doutrina da Regeneração. Nicodemos era representante da mais importante seita religiosa do judaísmo de então, e veio secretamente investigar a Jesus, acerca do Reino de Deus procurando instrução.

Jesus orientou seus pensamentos dizendo-lhe abruptamente “....se alguém não nas cer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3b). Jesus mostrou a Nicodemos a necessidade um novo nascimento de natureza espiritual. Nicodemos não precisava de informações – mas, o que precisava era alterar radicalmente o rumo de sua vida nascendo do alto.

 O apóstolo João quando se referia à Regeneração, sempre a descrevia como um nascimento da parte de Deus. “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1.13).
 Este é o verdadeiro novo nascimento. 

Jesus fez uma menção ao vento em seu diálogo com Nicodemos. “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”  (Jo 3.8).
A menção ao vento neste texto mostra que o novo nascimento se trata de algo fora do alcance e da experiência humana. O sentido é mostrar que da mesma forma que o vento sopra, ouvimos a sua voz e não sabemos de onde veio nem para onde vai, igualmente não sabemos dizer; não há explicação humana que possa descrever essa realidade – a Regeneração – Um milagre de Deus. Tão profunda é que é chamada de Nascer de Novo.

A Regeneração é uma profunda alteração das inclinações e atitudes mais profundas do ser humano, por isso esta atitude é retratada como o novo nascimento; que não tem origem humana, mas tem a sua origem na vontade soberana de Deus.
 A Regeneração transfere o homem de um estado de morte espiritual para uma esfera de renovação, de santidade e de vida.
Tão forte é esta ação, que o apóstolo Paulo dizia: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2ª.Co 5.17).

CONCLUSÃO (Transversalização)
Quando Cristo torna-se o centro de nossas vidas, nossas atitudes passam a ser pautadas segundo a Palavra de Deus. Em vez de contenda, confusão ou gritaria (Ef.4.31); buscamos a paz de Deus, a direção do Senhor, e o refrigério do Espírito Santo para conduzir-nos por um vivo e novo caminho (Rm 6.4; Hb 12,14).
A partir de então desfrutamos de uma nova vida. A verdadeira felicidade consiste em viver de acordo com os princípios eternos do Reino de Deus.

Não há felicidade sem Cristo; porque em Jesus, o Pai, concede-nos bênçãos especiais: a vida – 1ª.Jo 5.12; a  a luz – Jo 12.8; a liberdade – 2ª.Co 3.17; o perdão – 1ª Jo 1.7; o amor – Rm 5.5; a alegria – Jo 16.22; o propósito de vida – Fp 1.21; a provisão – Fp 4.19; o futuro com Cristo Jo 14.2,3.

Conforme o que escreveu o Profeta Jeremias “.....porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados” (Jr 31.34c).

Assim de fato, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Viva a partir de então em novidade de vida com a bênção de Deus e na consolação do Espírito Santo (Hb 8.12; Mq 7.19).

MEDITAÇÃO:
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto” (Sl 51.10).







Bibliografia:
Manual do Professor EBD-CPAD – 3º Trimestre-2011
Enciclopédia de Bíblia – Teologia e Filosofia – Vls. 1, 3, 4 e 5
Dicionário Teológico – Ed. CPAD – ANDRADE, Claudionor Correia
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – Eds: READMACHER, Earl D; ALLEN, Ronald B; HOUSE, H. Wayne
Bíblia de Estudo Pentecostal – Ed. CPAD
Bíblia Apologética – Ed. CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário