Total de visualizações de página

domingo, 3 de julho de 2011

´PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO - Estudo Bíblico sobre Missões

Pr. João Barbosa da Silva e Mssª. Laudicéa Barboza

1. INTRODUÇÃO

·        Em sua primeira viagem, Paulo e Barnabé partindo da cidade de Antioquia da Síria desceram até a Seleucia, distante 25km de Antioquia da Síria, de onde navegaram 208 km até o Porto de Salamina, extremidade Oriental da Ilha de Chipre que ficava localizada na parte Leste do Mar Mediterrâneo.

·        De Salamina, eles atravessaram a ilha até Pafos, a capital da província, distante 144km a Sudeste. Deus já havia criado as condições favoráveis à pregação do evangelho.

Esta ilha era a terra natal de Barnabé e era um campo adequado para a obra missionária, pois tinha grande população judaica. Alguns anos antes, o evangelho já havia sido pregado ali (At 11.19,20) com algum sucesso.

2. DESENVOLVIMENTO
 O Espírito Santo deu ao apóstolo, uma estratégia de em toda cidade aonde chegar, pregar o evangelho primeiramente nas sinagogas, fato que se tornou uma marca do trabalho missionário de Paulo (At 13. 14,42,43; 14.1; 17.1,10; 18.4,19; 19.8).
Como a ilha era habitada por gregos e judeus, os apóstolos, primeiro pregavam aos judeus e depois aos gregos (Rm 1.16).

Pafos
Em Pafos, um judeu mágico, falso profeta chamado Bar-Jesus At 13.6), não permitia que o Procônsul, que era a autoridade máxima da Ilha, ouvisse o evangelho. Paulo repreendeu aquele filho de Belial e o Procônsul aceitou a Cristo como Salvador (At 13.6).

·        De Pafos eles navegaram para a cidade de Perge, capital da província da Panfília, no Sul da Ásia Menor. Paulo já tinha pregado o evangelho na Silícia, quando se converteu a Cristo, e voltou para Tarso (At 9.30), de onde Barnabé o trouxe para a Antioquia da Síria (At 11.25,26).

                                            Perge
Paulo desembarcou em Atália, porto marítimo de Perge, de onde João Marcos voltou para casa e Paulo e Barnabé prosseguiram viagem para Antioquia da Psídia, que ficava na Frígia, mas muito perto da Panfília, a 160 km ao norte de Perge e 1.100m acima do nível do mar, às margens de uma importante estrada romana.

Em Antioquia da Psídia uma grande multidão creu e aceitou a Cristo, mas os judeus tomados de inveja expulsaram a Paulo e Barnabé.

Ali os dois apóstolos notaram que como os judeus estavam rejeitando a Cristo, Deus os estava enviando aos gentios. Quando os gentios ouviram isto, glorificaram ao Senhor (At 13.44-51).

·        De Icônio eles foram para Listra e Derbe. Estas duas cidades junto com Icônio pertenciam a província romana da Galácia.

Em Listra, Paulo e Barnabé dirigiram-se a uma audiência puramente pagã, quando Deus curou um aleijado

.                             
O povo tentou adorar a Paulo e Barnabé, porque diziam: os deuses se fizeram homens e baixaram a nós (At 14.8-18).

Depois destes milagres, judeus vindos de Antioquia da Psídia e de Icônio, juntaram-se em Listra e instigaram as multidões contra Paulo e apedrejaram o apóstolo. Julgando que ele estivesse morto o lançaram fora da cidade (At 14.19).

No outro dia, os crentes ajudaram a Paulo e Barnabé e os levaram para Derbe, uma cidade de fronteira Licaônica, na parte sudeste da Galáxia, 80 km a Sudeste de Listra.

Nesta primeira viagem missionária de Paulo ocorrera com grande sucesso. Milhares de pessoas aceitaram a Cristo. Deus abrira a porta da fé aos gentios e eles tiveram acesso às bênçãos do evangelho (1 Co 16.9; 2 Co 2.12; Cl 4.3).

Inclusive, deixando os judaizantes enciumados. “Os gentios devem cumprir a lei para a salvação” (At 15.1-5).

No entanto, eles desconheciam que a salvação dos gentios era o cumprimento das promessas de Deus feitas a Abraão de através dele, abençoar todas as nações.

Os relatórios da viagem dos apóstolos Barnabé e Paulo na igreja da Antioquia, foram recebidos com muita alegria, porém começava a surgir uma grande ameaça dentro da própria igreja.

Muitos, vindos da Judéia, ensinavam aos irmãos que deviam se circuncidar (At 15.1), e o argumento era muito forte, pois a circuncisão era uma exigência perpétua (Gn 17.9-14). Jesus foi circuncidado e nunca falou contra a circuncisão.

3. CONCLUSÃO
Concílio de Jerusalém
Foi então organizado em Jerusalém, um Concílio para se discutir a questão da circuncisão e da guarda da Lei de Moisés pelos crentes gentios, como queriam alguns da seita dos fariseus, que tinham crido no evangelho e diziam que era mister circuncidar todos os gentios que haviam recebido a Cristo como Salvador, e também obrigá-los a guardar a Lei de Moisés (At 15.1-6).

Paulo e Barnabé foram enviados pela igreja de Antioquia da Síria ao Concílio de Jerusalém para expor aos apóstolos o que Deus vinha operando entre os gentios. Naquela reunião de Jerusalém, a igreja decide que a circuncisão já não é necessária. 

O Espírito Santo guia e dirige os assuntos desta importante reunião, da qual Lucas dá um relato completo, conforme podemos observar:
1.       Introdução do tema da circuncisão em Antioquia (At 15.1,2).
2.       O conflito em Jerusalém (At 15.3-5).
3.       Os discursos (At 15.5-21).
4.       A carta do Concílio aos crentes gentios (At 15.22-29)
5.       O relatório para a igreja (At 15.30-35).



Um comentário:

  1. gostaria de saber se o ap paulo outrora no passado havia casado porque ja houvi dizer que sim.

    ResponderExcluir