Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A FAMÍLIA NOS TEMPOS PÓS-MODERNOS

Programa Andando por onde Jesus Andou
Ás 3ª. e 5ª. Feiras de 12 às 13h do Brasil
http://www.radioplenitude.com.br
Contextualização para Debate

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”
Às 5ª. e 6ª. Feiras de 12 às 13h do Brasil: Produção e Apresentação do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza



                       APRESENTAÇÃO


2ª. Igreja implantada pelo Pr. João Barbosa em Lisboa-PT
Os novos valores que inspiram a sociedade contemporânea excedem e rompem, definitivamente, com a concepção tradicional de família.
A arquitetura da sociedade moderna traz um modelo familiar descentralizado, democrático, igualitário e desmatrimonializado.

DESENVOLVIMENTO
Com efeito, a família tem o seu quadro evolutivo atrelado ao próprio avanço do homem e da sociedade, mutável de acordo com as novas conquistas da humanidade e descobertas científicas, não sendo aceitável, nem admissível, que esteja submetida a idéias estáticas, presas a valores de um passado distante.

 De forma simples e clara, a família é uma Entidade histórica, ancestral como a história, interligada com os rumos e desvios da história, ou seja, a família e a história sempre coexistiram dentro do processo evolutivo da humanidade e consequentemente encontram-se atreladas na sua forma de caminhar. Se a história sofrer alterações não há como a família não acompanhar.

Ela mesma – a família torna-se mutável na exata medida em que mudam as estruturas e a arquitetura da própria história através dos tempos.
É correto, pois, concluir que entrelaçada a feição da família como retrato da própria sociedade, consideradas as circunstâncias de tempo e lugar, podermos afirmar seguramente, da necessidade de uma compreensão contemporânea, atual, da entidade familiar, considerados os avanços técnico-científicos e a natural evolução filosófica do homem.


É certo e não contraditório, que a família caracteriza uma realidade presente – hoje com a família pós-moderna, antes – desde os primórdios quando Deus formou a primeira família no Jardim do Éden, e com a família das futuras gerações; mesmo com cosmovisões diferenciadas, a família transcende o fenômeno exclusivamente biológico, para buscar uma dimensão mais ampla, fundada na busca da realização pessoal de seus membros.

CONCLUSÃO
Sendo a família composta por seres humanos, decorre, por conseguinte, uma impossível modificação na feição da família, que tem se apresentando sob tantas e diversas formas, quantas forem as possibilidades de se relacionar, bem como, de expressar o amor.

De acordo com o Projeto de Deus para a família, através dos tempos, os seus conceitos fundamentais estabelecidos pelo próprio Deus, não sofrem alteração; apesar de a revelia dos seus elementos fundantes, muitas pessoas vêm alterando os fundamentos dessa instituição sagrada – a família – de acordo com os valores e ideais predominantes em cada momento histórico.

Vivemos assim, um novo tempo para a família: uma nova fotografia na pós-modernidade.
Entre as incontáveis mudanças que se dão no mundo contemporâneo, nenhuma é sentida de forma tão intensa, quanto aquelas que se desenvolvem nas vidas pessoais dos seres humanos (na sexualidade, no casamento, nas formas de expressão e de afetividade, etc.).



Nenhum comentário:

Postar um comentário