Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2011

A EDUCAÇÃO DOS FILHOS - Programa 007 de 28.07.2011

Contextualização para o Debate

Programa Missionário “ Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza

Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h do Brasil
Entre pelo nosso Blog http://nasendadacruz.blogspot.com  e acesse o link da Rádio Plenitude
 Fale conosco ao vivo durante o Programa pelo MSN e email
Colabore – Participe – Emita Opiniões

APRESENTAÇÃO

O desafio de educar os filhos levanta inúmeros questionamentos: Qual a melhor forma de encaminhar a educação dos filhos é um deles.

Pai participando ativamente na Educação dos Filhos

Não é fácil determinar, e talvez não exista um método exato para toda e qualquer situação familiar. Cada família representa um mundo interior que reflete os acontecimentos exteriorizados, na forma de executar, agir e pensar de cada ser humano.

Nessa contextualização: A Educação dos Filhos, levantaremos o debate de alguns de seus aspectos mais pertinentes. Há muitos métodos ou filosofias para educação dos filhos que os pais poderão escolher, entretanto afirmamos ser impossível reduzir a educação dos filhos à uma ciência exata, pois ela trata de pessoas e relacionamentos.

Os pais se deparam com grandes desafios peculiares à boa formação do seu filho. Muitos aspectos relacionados à educação, em nossos tempos tornam-se controversos tais como a legitimidade ou ilegitimidade da disciplina física; a tarefa de cultivar nos filhos o sentimento de masculinidade e nas filhas o sentimento de feminilidade, princípios básicos parental e da batalha espiritual no tocante ao casamento e á família.

Nesses tempos Pós-Modernos, torna-se controverso as questões disciplinares. A Comissão de Direitos da Criança das Nações Unidas tem feito pressão cada vez maior para que países membros declarem a disciplina física ilegal, caso contrário, irão enfrentar críticas e censura pública. Por causa do abuso infantil, há um sentimento de que toda disciplina física é uma forma de abuso infantil.

A questão dos Direitos da Criança ganhou destaque em 1979, declarado o “Ano Internacional da Criança”. Um desses direitos era viver sem medo ou dano à integridade física e abuso.

Nos Estados Unidos e na Europa, principalmente na Alemanha, os legisladores reconhecem expressamente que os pais têm o direito de corrigir os filhos fisicamente, porém, a linha divisória que separa disciplina física de abusos, se tornou ainda mais indistinta pelos que defendem o fim dessa forma de disciplina. Termos como espancamento, surra e brutalidade, são usados no lugar de palmadas ou corretivos.

CONCLUSÃO
Nos tempos de Jesus, os membros da família mais amplas, viviam  juntas. Encontramos no relato de Marcos 1.29 e 30 “ E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João. E a sogra de Simão estava deitada , com febre; e logo lhe falaram dele”. E, em geral, dividiam uma casa com três ou quatro cômodos.

Como a mãe, e as filhas eram responsáveis pelas tarefas domésticas; os meninos, por sua vez, deviam imitar o exemplo do pai segundo a antiga máxima Israelita “Tal pai, tal filho”.
O próprio Jesus aprendeu o ofício de carpinteiro de seu pai (Mt 13.55: Mc 6.3 “Não é este o filho do carpinteiro? ..... Não é este o carpinteiro, filho de Maria....”.

Observa-se que mediante o contexto educativo da época, Jesus seguiu em obediência o mesmo ofício do seu pai terreno – José.

A referência educativa dos tempos de Jesus, com algumas exceções, ainda é uma realidade para os nossos dias, até mesmo por essa cosmovisão Pós-Moderna, onde as tarefas domésticas são divididas por todos que formam o tecido familiar, devido a nova estrutura dos novos tempos onde todos muitas vezes trabalham fora e há um consenso de que os direitos são iguais em termos humanitários.





Observação:
O objetivo desse estudo é indicar o caminho certo que nossos leitores devem seguir. E nunca criticar outros pontos de vista, por mais contrário que possa parecer – haja vista, o nosso Projeto ser Missionário e termos, portanto, o dever de cumprir a Grande Comissão e a Comissão Cultural.


Fontes de Consulta:
COLSON, Charles – E Agora como Viveremos? – Edições CPAD
VEITH, Gene Edward, Jr – Tempos pós-Modernos – Edit. Cultura Cristã
KOSTENBERGER, Andreas J. – Deus – Casamento e Família (Reconstruindo o  Fundamento Bíblico) – Edit. Vida nova
VAUX, Roland de – Instituições de Israel No Antigo Testamento - Edit.

Bíblias:
Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
Apologética   (CPAD)
Da Mulher (CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário