Total de visualizações de página

domingo, 1 de julho de 2012

A Origem das Enfermidades – Tópico 1 - Interação 02


   Lição 02– A Enfermidade na Vida do Crente – 08.07.12
                                     
Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  laudiceabarboza@hotmail.comhttp://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas

 I   - Para Ler e Analisar:
O Comentarista da Lição Pr. Eliezer de Lira e Silva pontua “A Origem das Enfermidades ” sob três perspectivas a seguir:

  1. A queda e as enfermidades.
Muitas pessoas insistem em afirmar que o crente fiel jamais pode ser acometido por enfermidades. Porém, a Bíblia menciona diversos casos de homens tementes a Deus que sofreram com as enfermidades.
A pergunta então é inevitável: Qual é a origem das doenças, já que Deus não criou o homem para enfermar ou morrer?
Antes da queda, Adão desfrutava de uma saúde perfeita e deveria viver eternamente em comunhão com o Criador. Mas ele pecou, desobedecendo a Deus.
Como o “salário do pecado é a morte”, Adão enfermou no corpo, na alma e no espírito (Rm 6.23 cf. Gn 3.19).
A enfermidade é consequência direta desse rompimento da relação entre Deus e a humanidade, e não deve ser confundida com a vontade do Todo-Poderoso. Todavia, isso não significa que toda vez que uma pessoa adoece é porque está em pecado.
Certa vez, diante de um homem cego, os discípulos de Jesus perguntaram-lhe: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (Jo 9.2).
Eles acreditavam que a cegueira daquele homem era resultado de alguma desobediência específica. Porém, Jesus lhes disse: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (Jo 9.3).
Pode parecer estranho aos nossos olhos, mas aquela enfermidade era para que o nome de Jesus fosse glorificado. Quem sabe você não está sendo acometido de alguma doença para que o nome do Senhor seja glorificado na sua vida?

  1. Provados pelas enfermidades.
Quem não quer desfrutar de uma boa saúde? Algumas enfermidades geram limitações que nos impedem até mesmo de realizarmos a obra do Senhor.
Porém, o Pai Celeste permite algumas vezes que sejamos provados para que a nossa fé cresça mediante uma maior experiência e comunhão com Ele.
O corpo pode estar debilitado pela doença, mas o espírito, como resultado da confiança em Deus, está forte. Na Bíblia, temos muitos exemplos de homens fiéis que foram acometidos por enfermidades:
Ezequias: Conforme 2 Rs 20.1 – “Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás”.
 Jó: Conforme Jó 2.8 – “E tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza”.
Timóteo: Conforme 1 Tm 5.23 – “Não bebas mas água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades”.
 Nos momentos de dor e aflição, corra para os braços do Pai Celeste!
Muitos pensam que chorar é sinal de fraqueza, mas não o é.
Chore, e coloque diante do Senhor toda a sua dor e sofrimento (1 Pe 5.7). Deus é o dono da vida. A palavra final é sempre dEle!

  1. Enfermidades de origem maligna.
Existem enfermidades cuja origem é maligna? Sim, a Bíblia relata vários casos (Mc 9.17; Lc 13.10-17).
Porém, o inimigo das nossas almas não pode tocar na vida e na saúde de ninguém sem a permissão de Deus (Jó 2.6).
A enfermidade física não significa necessariamente que alguém esteja experimentando alguma forma de “possessão demoníaca” (1 Jo 5.18; 2 Ts 3.3).
 Conclusão:
Deus não criou o homem para enfermar ou morrer.
A enfermidade é consequência direta do rompimento da relação entre Deus e a humanidade.

 II   - Para Ler e Memorizar: Leitura Diária da Segunda-Feira 02.07.12

Deus cura as nossas enfermidades: (Ex 15.26).
“E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara”

III - Para Ler e Avaliar: Considerações Gerais
Quando Yahweh-Eloim falava, o povo de Israel deveria ouvir e obedecer.
 A coisa a ser obedecida era a Lei determinada por Ele. Uma referência à legislação mosaica, por antecipação profética (conforme alguns dizem).
Deus cura aos que Lhe são obedientes.
Entre as bênçãos da espiritualidade achamos a bênção da cura física.
O autor sagrado temia as enfermidades próprias do Egito, incluindo suas diversas doenças endêmicas.
Ele queria que os israelitas não fossem alcançados por tais doenças (Nm 21.4-9).
Yahweh desafiou o seu povo a evitar as pragas do Egito, para que apredessem bem as lições que Ele lhes estava dando.


Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Pr. Eliezer de Lira e Silva)
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
CHAMPLIN. R. N. O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.

Um comentário:

  1. Excelente trabalho Pr João, que Deus lhe dê cada vez mais sabedoria para nos trazer esses ensinamentos.

    ResponderExcluir