Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Ira Divina - Interação 05 – Lição 04 EBD CPAD


                             I  - Para Ler e Refletir:  Leitura Diária da Quinta Feira 19.07.12                            
Texto Base: Lamentações 2.6

 “Deus arrasou o seu Templo como se fosse uma horta, e destruiu o lugar onde o adorávamos.
Ele nos fez esquecer as festas religiosas e os sábados.
No calor da sua ira, ele rejeitou com desprezo os reis e os sacerdotes”
(Lm 2.6)
                                                      pastorjoaobarbosa@gmail.com
  II  - Para Ler e Avaliar: Considerações Gerais

Ara divina tem como fundamento dois atributos morais: a santidade e a justiça.
Toda vez que a santidade de Deus é ferida, sua justiça reage, imediatamente, vindicando pronta reparação.
Não havendo esta, sua ira manifesta-se das mais diferentes maneiras, para que a glória de seu nome jamais seja ferida ou venha a diminuir.

Quem conhece o Senhor e depois se desvia dEle, preferindo os prazeres do pecado, faz de Deus seu oponente. Israel e Judá fizeram assim, e sofreram duramente como resultado.

Deus sempre é demorado para se irar e sempre está pronto para perdoar.
Os israelitas haviam sido advertidos do desastre através dos profetas de Deus durante séculos antes de os inimigos, finalmente, destruírem a cidade santa de Jerusalém.

Devemos lembrar que Deus é motivado por seu amor; a ira é seu último recurso para obter a nossa atenção. Seu propósito não é destruir, mas gerar arrependimento e restaurar a nossa vida.

O crente que abandona o Senhor e a sua Palavra, deve saber que Deus não permanecerá indiferente a isso. Virá a hora em que Deus castigará a todos os impenitentes.

Embora Deus seja “tardio em irar-se” (Ex 34.6) em relação ao que suas criaturas humanas merecem, sua fúria contra o pecado geralmente é ressaltado no Antigo e Novo Testamento.

Compreendida de maneira que exclui o capricho, arbitrariedade, instabilidade e insensatez humana, a ira de Deus é vista como expressão judicial de santidade que repudia devidamente a profanação.

A ira de Deus é retribuição que restabelece a justiça onde anteriormente encontrava-se a injustiça; portanto, serve para defender a bondade de Deus.

A ira divina se dirige tanto a indivíduos quanto a grupos: família (Nm16.25-34; Js 7.24-26), grupos urbanos (Gn 19.1-29; Lc 21.20-24), e grupos nacionais (2Re 17.1-23; 24.20).

A queda de Israel na apostasia provocou seca, colheitas fracas e cativeiro, conforme(Lv 26.14-45; e Dt 28.15-68) haviam alertado; o livro de Apocalipse anuncia a ira na história mundial até o fim (Ap 2.5; 11.18; 15.1; 19.15 etc.)

Rm 1.18-32 identifica a ira divina na degeneração espiritual e moral da sociedade.
Também Jesus e os autores do Novo Testamento proclamam a vinda do “dia da ira, quando o justo juízo de Deus serás revelado”, quando cada um receberá um destino condizente com suas escolhas pessoais durante sua vida (Rm 2.5-16; 2 Co 5.10).

Por isso, deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança, eu retribuirei”, diz o Senhor (Rm 12.19).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
A mensagem para a Igreja de Pérgamo, lugar onde a influência de Satanás e o mal estavam sobremaneira multiplicados, pois Pérgamo era um centro de adoração ao imperador romano, João escreve o que Jesus lhe ordenou: “Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca” (Ap 2.16)

Jesus se oporá a qualquer pessoa que, na sua igreja, favorecer uma atitude tolerante contra o pecado. Ele promete que batalhará contra os crentes mundanos, caso não se arrependam.



 
Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Eliezer de Lira e Silva)
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
Bíblia de Estudo Despertar – Nova Tradução na Linguagem de Hoje – Sociedade Bíblica do Brasil
CHAMPLIN. R. N. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.
ALEXANDER, T. Desmond. Novo Dicionário de Teologia Bíblica. Editora Vida
                           
Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  em http://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário