ADM Lisboa-PT |
I -
Para Ler e Refletir: Leitura Diária da
Terça Feira 10.07.12
Texto Base: Gênesis 35.18; Tiago
2.26
“E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque
morreu), chamou o seu nome Benoni, mas seu pai o chamou Benjamim” (Gn 5.18).
“Porque
assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é
morta” (Tg 2.26).
II - Para Ler e Avaliar: Considerações Gerais
As duas esposas de Jacó,
Léia e Raquel deram nomes a todos os seus filhos.
No entanto, o nome Benoni
(“filho da minha aflição”) teria colocado um ônus terrível de culpa no menino,
pois o levaria a pensar que fora culpado da morte da mãe.
Jacó mudou seu nome para um outro honroso: Benjamim, que significa
(“filho da minha mão direita”), indicando, que ele, como pai, estava jubiloso
por ter este filho Benjamim, apesar de Raquel ter falecido.
Em seu parecer no cap.2 e v. 23, Tiago descreve ser coisa
desnatural e impossível, um corpo humano existir vivo sem o espírito.
Assim também a fé é desnatural, e está morta quando não é
acompanhada por suas obras.
E isso envolve qualquer tipo de fé, mesmo a tão genuína como a de
Abraão, contanto que não seja fingida.
A fé e suas obras, se permanecerem juntas, serão vivas,
conseguindo a aprovação de Deus; e é disso que consiste a salvação.
III -
Para Ler e Analisar: Tópico 2 da Lição – A Vida após a Morte
- O
que diz o Antigo Testamento
“Morrendo o
homem, porventura, tornará a viver?” (Jo 14.14a).
Essa é uma
pergunta de interesse perene para todos os seres humanos. Indagações como: “Ha vida após a morte?
Existe consciência noutra vida?
São questões
existenciais não muito resolvidas até mesmo para alguns teólogos. Entretanto,
as Escrituras têm as respostas a essas perguntas.
a) Sheol.
Em Salmos 16.10
e 49.14,15, o termo hebraico é “sheol”.
Essa palavra aparece ao longo de todo o Antigo Testamento. É traduzido por
“inferno” e “sepultura”.
Tais expressões
denotam a idéia de imortalidade da alma e a esperança de se estar diante de
Deus após a experiência da morte.
Tal expectativa
representa o âmago das expressões do salmista.
b) A
esperança da ressurreição.
O patriarca Jó, após muito padecer, expressou-se
confiantemente: “E depois que o meu corpo
estiver destruído e sem carne, verei a Deus” (Jó 19.26, 23-25, 27).
O salmista expressou-se a esse respeito da seguinte forma: “Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua
face; quando despertar, ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança” (Sl
17.15; 16.9-11).
Os profetas Isaias e Daniel expôem a esperança da salvação como um
encontro irreversível com Deus (Is 26.19; Dn 12.2).
Esses textos realçam a doutrina da esperança na
ressurreição do corpo em glória e denotam, inclusive, alegria do crente em se
encontrar com o seu Deus após a morte.
Logo, podemos afirmar categoricamente que o Antigo
Testamento, respalda, inclusive com riqueza de detalhes, que há vida e
consciência após a morte.
2. O
que diz o Novo Testamento.
A base bíblica neotestamentária da existência de vida
consciente após a morte e a imortalidade da alma está fundamentada exatamente
na pessoa de Jesus de Nazaré.
Ele foi quem trouxe luz, vida e imortalidade ao homem
que crê. As evidências são abundantes (Mt 10.28; Lc 23.43; Jó 11.25,26; 14.3;
2Co 5.1).
Essas porções bíblicas ensinam claramente a
sobrevivência da alma humana fora do corpo. Seja a do crente ou do não crente,
após a morte.
Não obstante, a redenção do corpo e a alegre comunhão
eterna com Deus são resultados da plena e bem-aventurada ressurreição e
transformação do corpo corruptível em incorruptível (1Co 15.1-58; 1 Ts 4.16; Fp
3.21).
Definitivamente, e segundo as Escrituras, o dom da
vida para os cristãos não é uma existência finita, mas uma linda história de
comunhão com o Deus eterno.
Foi Ele quem implantou em nós, através de Cristo
Jesus, nosso Senhor, a sua graça salvadora enquanto estivermos em nossa peregrinação
terrena.
Conclusão:
As Escrituras denotam
o dom da vida como uma existência infinita e, após o evento da morte, o início
de uma história eterna de comunhão com Deus.
Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD
- 3º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Eliezer de Lira e Silva)
Bíblia de Estudo
Pentecostal – CPAD
CHAMPLIN. R. N. O NOVO
TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.
Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª.
Laudicéa Barboza da Silva laudiceabarboza@hotmail.com – http://nasendadacruz.blogspot.com Visite-nos e confira nossas produções
bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas
Nenhum comentário:
Postar um comentário