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sábado, 7 de julho de 2012

A CURA DIVINA E O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO - Interação Lição 02 EBD CPAD - 08.07.12


Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  laudiceabarboza@hotmail.com  em http://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas

(2º Co 2.7-9)
Pr. João Barbosa da Silva 
 INTRODUÇÃO:
Existem em nossos dias, muitas projeções sobre o espinho na carne do apóstolo Paulo. Uma idéia tradicional era de que Paulo era um homem doente e que Deus não queria curá-lo.

Só que, a doença é uma das inimizades entre a semente da mulher (Cristo), e a semente da serpente (Satanás). Não esqueçamos que as doenças são um subproduto do pecado e consequentemente fazem parte das obras do Diabo, e Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (At 10.38).

Quando Deus tirou Israel do Egito, fez uma aliança de cura dizendo “Eu sou o Senhor que te sara” (Ex 15.26c).

Embora entre os quase três milhões de pessoas que saíram do Egito, haviam crianças, mulheres grávidas e idosos, o Salmista diz que entre suas tribos não havia um só enfermo (Sl 105.37).

Quando Satanás for preso, no milênio, ninguém dirá em Jerusalém “enfermo estou” (Is 33.24).

DESENVOLVIMENTO:
Para compreendermos este assunto consideremos o que a Bíblia diz a respeito desse espinho na carne do apóstolo Paulo:

1º. O que era este espinho

2º. Qual o propósito deste espinho

3º. Por que este espinho foi enviado a Paulo

Primeiro:A expressão espinho na carne é usada no Antigo e Novo Testamento apenas como ilustração. A figura de espinho na carne nunca aparece na Bíblia como uma figura de enfermidade.

Todas as vezes que esta expressão é usada na Bíblia declara-se especificamente o que era o espinho na carne.

Em Nm 33.55, a expressão “espinho nos vossos olhos”, ilustra os habitantes de Canaã.
Em Js 23.13. refere-se às nações pagãs de Canaã (os cananeus).

Podemos observar que nesses dois casos a Bíblia declara o que eram estes espinhos na carne. Em ambos os casos os espinhos eram personalidades.

Agora observe atentamente o que diz o apóstolo Paulo acerca do espinho que ele tinha na carne. Ele diz que era um mensageiro de Satanás. No caso aqui, trata-se de um Anjo Caído, enviado para perturbar o apóstolo Paulo.

Segundo: Para que foi enviado o espinho na carne do apóstolo Paulo?
O apóstolo Paulo não somente diz o que era seu espinho na carne, como também seu objetivo: Um mensageiro, ou anjo de Satanás para lhe esbofetear.
A palavra esbofetear significa dar bofetada após bofetada. Tal como as ondas esbofeteiam um navio e como quando Cristo foi esbofeteado. A mesma palavra é usada em Mt. 26.67; Mc 14.65; 1Co 4.11; 1 Pe 2.20.

Esta palavra em 2 Co 12.7, que fala do sofrimento do apóstolo Paulo por esse mensageiro de Satanás, não tem concordância alguma com qualquer tipo de enfermidade, como alguns querem fazer crer.

Nem o apóstolo Paulo nem as Escrituras mencionam ou fazem nenhuma associação com qualquer enfermidade.
Todos sabemos quem era Saulo de Tarso antes de aceitar a Cristo. Ele mesmo diz isto em sua carta aos Fp 3.5-8.

Após sua conversão no caminho de Damasco (At 9.1-9), Deus enviou Ananias para orar por Paulo e ele sarar. E Ananias disse: “Senhor, este homem persegue a igreja”.
Mas o Senhor lhe falou: “Ele é para mim um vaso escolhido desde o ventre (At 9.10-18).

Tudo que é falado acerca da vida futura de Saulo pós conversão, se cumpriu nos seguintes acontecimentos:

1 –Os judeus logo após a sua conversão tomaram conselho entre si para matá-lo (At 9.23).

2 – Os discípulos não queriam aproximação com Paulo. Deus levantou Barnabé para ajudá-lo (At 9.26-29).

3 –Sofreu oposição de Satanás (At 13.6-12).

4 –Resistido pelos judeus amotinados em Antioquia da Pisídia (At 13.44-49).

5 –Expulso de Antioquia na Pisídia (At 13.14,50-52).

6 –Atacado pela multidão e expulso de Icônio (At 14.1-5).

7 –Fugiu para Listra e Derbe onde foi apedrejado e deixado meio morto (At 14. 6-19).

8 –Tinha que disputar com os falsos irmãos (At 19.8).

9 –Açoitado e lançado na prisão em Filipos (At 16.12-40).

10 –Atacado pela multidão e expulso de Tessalônica (At 17.1-10).

11 –Atacado pelas multidões e expulso da Beréia (At 17.10-14).

12 –Atacado e expulso da cidade de  Coríntios (At 18.1-23).

13 –Atacado pela multidão em Éfeso (At 19.23-41).

14 –Os judeus conspiram para matarem Paulo (At 20.3).

Além de tudo isso, sofreu opróbrio, necessidades, perseguições e aflições mencionados em 2 Co 12.10.
No cap. 6.4-10 de 2 Co; ele menciona açoites, prisões, tumultos, desonra, infâmia, como morrendo, e eis que vivemos, como castigados e não mortos.

CONCLUSÃO
Temos ainda uma lista de sofrimentos no cap 11.24-27 de 2 Co; Injuriado, perseguido, blasfemado, chegando a ser considerado como lixo deste mundo, como a escória de todos (1 Co 4.12,13).

Todos esses sofrimentos eram provocados por aquele mensageiro de Satanás. Estas eram as bofetadasque ele recebia (2 Co 12.7).

O espinho na carne de Paulo não podia ser a visão deficiente porque os seus olhos foram curados de cegueira. Ele recebeu boa visão (At 9.18).

Com certeza a Bíblia não diria isso se ele tivesse dificuldade na visão como querem alguns teólogos.

Perguntamos então, o que era o espinho na carne de Paulo? Ele mesmo respondeu: “Um mensageiro de Satanás”.

O que esse mensageiro veio fazer – “Esbofetear-me, dar bofetadas após bofetadas.”

A Bíblia não diz nada acerca de Paulo estar enfermo, de ele orar para ser curado, nem que Deus o obrigou a permanecer enfermo. (Leia com atenção: 2 Co 12.7-9).



Fontes:
CHANPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia Filosofia eTeologia -  Edit. HAGNOS
COENEN. Lotar e BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Edit. Vida Nova
CHANPLIN, R. N. Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
CHANPLIN, R. N. Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
Bíblia de Estudo de Genebra - Bíblia de Estudo Pentecostal -

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