Texto Base 1Co 15.51-57
OBJETIVOS DE
APRENDIZAGEM:
- Conceituar
técnica e
biblicamente o evento da morte.
- Explicar
a morte no
Antigo e Novo Testamentos.
- Saber que a morte, apesar dos pesares, é o meio de vida eterna.
Esboço:
Por ser, como é,
uma penalidade pelo pecado, a morte em suas variadas formas é estranha à criação
original que veio da mão de Deus.
Por ser uma
penalidade, tal porção dela em relação a poder ser removida será esquecida para
sempre; outras porções dela, por serem eternas, não podem ser removidas.
O tema todo pode
ser dividido em três aspectos de morte – a física, a espiritual e a “segunda
morte”.
A morte física é
a separação da alma e do espírito do corpo, a morte espiritual é a separação da
alma e do Espírito de Deus, e a segunda morte é a forma de morte espiritual de
modo final e permanente, se o indivíduo não foi salvo dela.
Para Adão, Deus
havia dito como uma penalidade de ameaça pelo pecado da desobediência: “Certamente morrerás” (Gn 2.17).
Este julgamento,
que mais tarde veio sobre Adão, teria incluído todas as formas de morte, mesmo
a segunda morte, se não tivesse sido salvo pela graça divina.
Como Deus tinha
advertido, Adão morreu espiritualmente no dia em que partilhou do fruto
proibido, e, assim, tornou-se sujeito à segunda morte.
Naquele dia,
também, ele começou a morrer fisicamente, e, embora muitos séculos possam ter
passado, ele finalmente pereceu fisicamente.
Conquanto isto
seja verdadeiro de Adão pessoalmente, deve ser observado que a posição de Adão
como cabeça natural era tal que a totalidade da raça humana é diretamente
afetada pelo seu pecado, e assim “a morte passou a todos os homens” (Rm 15.12).
O ato inicial e
único de Adão, é a causa, ou a ocasião, para a penalidade da morte em todas as
suas formas, que caíram universalmente sobre todos os membros da raça humana.
O fato de que a
morte em suas variadas formas recai sobre a raça exige um estudo separado da
relação que cada morte mantém com a raça originada pelo pecado de Adão.
- Morte
Física
Este grande
aspecto da experiência humana – morte física – está descrito, com relação à sua
causa, em Rm 5.12-14:
“Portanto, assim
como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim
também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas
onde não há lei o pecado não é levado em conta.
No entanto a morte reina desde Adão até Moisés, mesmo
sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é
figura daquele que há de vir”.
Neste texto será
visto que o pecado não se originou com Adão no Éden, mas como uma coisa trágica
que já havia acontecido na queda de Satanás e de muitos anjos e veio a
acontecer no mundo através de um homem, Adão, e de Adão para a raça humana e
seus descendentes.
No caso da morte
física todos os homens participaram da penalidade, por causa do fato de que na
avaliação divina todos os homens estiveram como participante no primeiro pecado
de Adão por estarem, como estiveram, representados em sua função de cabeça
natural.
A frase,
“Porquanto todos pecaram” frequentemente tem sido crida como uma referência aos
pecados pessoais de todos os homens durante o tempo de vida deles.
Na passagem
citada acima, contudo, pode ser visto que o apóstolo faz um esforço especial
para resistir à idéia de que esta forma de morte é devida a pecados pessoais.
A morte física,
ele assinala, não é devida à quebra da lei, porque os homens morreram antes da
lei ser dada; nem é devida à desobediência voluntária como aconteceu com o
pecado de Adão, visto que aqueles – infantes e pessoas incontáveis – morrem e
que não pecam voluntariamente como Adão.
Resta somente,
porquanto, que a morte física seja devida a participação no pecado de Adão. A
verdade a respeito do cabeça seminal ser tão pouco entendida, não é facilmente
estudada ou aceita por mentes ignorantes.
Como uma
floresta ilimitada de carvalho pode estar abrangida numa bolota, assim uma raça
estava contida em Adão.
O princípio
bíblico que procede com base em que as gerações futuras agem em seus pais, ou
compartilham na responsabilidade que seus pais tiveram, está declarado em Hb
7.9,10.
Nos versículos
citados, Levi, que viveu pelos dízimos pagos a ele e que foi o bisneto de
Abraão, pagou dízimos, embora estivesse apenas nos lombos de seu bisavô, Abraão.
O texto diz: “E por assim dizer, por meio de Abraão, até
Levi, que recebe dízimo, pagou dízimo, porquanto ele estava ainda nos lombos de
seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste” (Hb 7.9,10).
Na medida em que
a Escritura revela, pode haver apenas uma causa para a morte física; ela é
devida à participação pessoal do indivíduo no único pecado inicial de Adão.
A participação
foi universal, posto que a penalidade – morte física – é universal. É a morte
física que mais tarde será destruída (1Co 15.26; Ap 21.4).
Este, “o último
inimigo”, será anulado por uma reversão dela; a saber, todos os que morreram
serão ressuscitados para nunca mais morrer (Jo 5.25-28; 1Co 15.22).
A cura divina
para a morte física é a ressurreição.
- Morte
Espiritual
Embora a morte
espiritual tenha começado com o mesmo pecado inicial de Adão, ela se torna
efetiva sobre a humanidade de uma maneira diferente do que acontece com a morte
física.
O primeiro
pecado de Adão causou-lhe a transformação para ele ser uma espécie diferente de
ser daquele que ele foi quando Deus o criou.
Além do mais,
ele pode propagar somente segundo a sua espécie, e assim a raça foi nascida em
morte espiritual recebida por hereditariedade do primeiro homem, Adão.
Cada pessoa da
raça é nascida espiritualmente morta – separada de Deus – e recebe aquela
espécie caída de natureza diretamente dos pais.
Assim, a morte
espiritual vem mediatamente através
da linhagem de posteridade. Em oposição a isto, a morte física é recebida de
Adão imediatamente, quando cada pessoa morre no corpo por causa de sua própria
participação no primeiro pecado de Adão.
A cura para a
morte espiritual é a regeneração ou a passagem da morte para a vida – “o aceitar a Cristo como Salvador”
(grifo nosso).
- A
segunda morte
Como não há
cessação de consciência na morte física ou espiritual, não pode haver
evidentemente cessação alguma de consciência na segunda morte.
Ela é antes a
eterna perpetuação da morte espiritual – uma separação infindável da alma e do
Espírito de Deus.
O apóstolo João
escreve da segunda morte e assevera que ela é ligada com “o lago de fogo”. O
significado parecer ser que aqueles que entram na segunda morte também entram
no lago de fogo (Ap 20.12-15).
Um aspecto muito
importante desta doutrina deprimente é o estudo de Ap 20.6. que afirma: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem
parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas
serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos”.
A segunda morte
e o lago de fogo são termos idênticos (Ap 20.14). E são usados a respeito do
estado eterno do ímpio.
A morte de Cristo
se torna uma exceção a todos os aspectos da morte humana. Conquanto ele tenha
morrido fisicamente, ela não foi, como as outras, uma penalidade por um
compartilhamento que tenha tido no pecado de Adão; porque com ela, por não
haver caído em sua humanidade, ele não teve parte alguma.
Com respeito à
morte espiritual, não há declaração alguma tão clara de quanto Cristo entrou
nessa esfera. Ele naturalmente disse: “Deus
meu, Deus meu, por que me desamparaste”? (Mt 27.46).
Baseado no texto pp. 177-179 In: CHAFFER, Lewis Sperry
– Teologia Sistemática – Vls. 7 e 8 – Editora Hagnos.
Consultas:
Lições Bíblicas
EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Eliezer de Lira e Silva)
Bíblia de Estudo
Pentecostal – CPAD
CHAFFER, Lewis
Sperry – Teologia Sistemática – Vls. 7 e 8 – Editora Hagnos
Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª.
Laudicéa Barboza da Silva em http://nasendadacruz.blogspot.com Visite-nos e confira nossas produções
bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas.
Muito bom ensinamento deste trimestre para os dicentes estudarem e os docentes refletirem mais sobre isto.ainda possam a judar no evangelismo porque a morte fisica não tem volta a morte espiritual tem.
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