Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

POR QUE TODO CRENTE DEVE SER BATIZADO EM ÁGUAS? - Estudo Bíblico de 02.12.2011

Pr. João Barbosa
Texto Bíblico Chave
Romanos 6. 11-11
 ESBOÇO 
 O vocábulo batismo denota a ação de lavar ou mergulhar na água, que desde os tempos mais antigos (At 2.41) tem sido usado como modo de iniciação cristã, e o mesmo deve ser visto como parte integral do plano único da salvação  traçado por Deus.
O Batismo em Águas é uma ação de maior importância na vida de todo crente em Jesus. 
È através do batismo que damos testemunho de que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo em águas é um símbolo de “sepultamento”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura”, ali enterramos o nosso “velho homem” – a nossa velha vida, e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo, no batismo.
É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando que o batismo não salva. Entretanto, não existe outra formas bíblica pela o crente entra para a Igreja que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte da Igreja, o crente precisa ser batizado, ele pode até freqüentar uma igreja mas não faz parte da igreja de Cristo.
O crente ao ser batizado adquire o privilégio de participar da mesa do Senhor através da Santa Ceia, enquanto o crente que não é batizado não goza desse direito pois, ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo.
Todo crente tem a necessidade de “comer o pão e beber o sangue de Jesus”, pois Ele mesmo disse em João 6.53 – “Quem não comer o meu corpo (pão da Santa Ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da Santa Ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”.
Embora que só batizar não garante a salvação. É preciso primeiro crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.O batismo é fruto de obediência ao mandamento de Jesus –  “.....porque pelo fruto se conhece a árvore” (Mt 12.33).
Existem vários tipos de batismo:
1 1. Batismo por aspersão (borrifamento) – é a prática de chuviscar água em gotas sobre a pessoa – usado na Igreja Católica.
2.   Afusão (derramamento) – é a prática de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional.
3.   Imersão (mergulhamento) – e a prática correta e bíblica de afundar na água a pessoa – usado na Igreja Evangélica.
 Destes três tipos de batismo o mais correto é o batismo por imersão pois apropria palavra batismo significa literalmente, mergulhar ou imergir. Mr 1.9-11 nos mostra que Jesus foi batizado por imersão, ou seja, Jesus foi mergulhado na água.

No batismo por imersão, deita-se a pessoa na água, o que simboliza que a pessoa foi enterrada, afundada deixando ali a velha vida de pecado e ao sair ressurge para uma vida vitoriosa.
 Jesus foi batizado para servir de exemplo para nós, pois ele não tinha pecados.
  Em Mateus 28.19 Jesus nos dá a seguinte ordem: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
As origens do batismo têm sido procuradas nas  purificações e nos pactos do Antigo Testamento.
·        Pacto Noáico – Dilúvio ( 1 Pe 3.18-22).
·        Pacto Abraâmico – Circuncisão ( Gn 17.9-14, 23-27: Cl2.11-13; Rm 2.25-29).
·        Pacto Mosaico – Do Sinai ( 1 Co 10.1,2; Ex 13.17-22; 14.19-26; 2 Re5.14).
Figuras que simbolizam o Batismo
Batismo realizado na Igreja do Pr. Estevam em Barrero-Portugal
03.2008
1.   O Dilúvio (1 Pe 3.18-21).
As principais contenções dessa passagem são bastante claras. Noé e sua família seguros na arca foram postos em um mundo novo pelas águas julgadoras do Dilúvio onde os ímpios se afogaram.
O modo de julgamento pelo pecado garantiu seu livramento. Semelhantemente o crente passa pelo julgamento contra o pecado, seguro em Cristo.
 Assim como as águas do Dilúvio não puderam fazer nenhum mal aos que estavam na arca, os que estão em Jesus Cristo estão seguros contra o juízo de Deus.
 2.   A Circuncisão:
O Pacto Abraâmico, a Circuncisão – Seu paralelo com o Batismo:
Circuncisão: Vocábulo português derivado do latim que significa cortar em redor, referindo-se à remoção da carne do prepúcio.

Para os judeus, a Circuncisão é um dos mais importantes dos seus 613 mandamentos.
A Circuncisão é o sinal do pacto entre Deus e a nação Israelita (Gn 17.9-14, 23-27).
 Existe uma Circuncisão de Cristo – o despir do corpo, mas não somente o prepúcio da carne, mas uma transformação espiritual que é realizada por Jesus Cristo em sua morte e ressurreição (Cl 2.11,12; Fp 3.3).
 Circuncisão do Coração (Rm 2.27-29)
Relação entre Circuncisão e Batismo
 3.   O Mar Vermelho – A nuvem e o mar – Paralelo com o Batismo.
 O Batismo foi prefigurado na nuvem e no mar (Ex 13.17-22: 14.19-26).
 (1Co 10.1,2)
 4.   A passagem de Israel no Rio Jordão:
O Batismo foi prefigurado pela passagem de Israel pelo Rio Jordão quando o Senhor ordenou a Josué  que escolhesse doze homens maioral das doze tribos e cada um pegasse uma pedra e colocasse no meio do rio onde estavam os sacerdotes e de lá do meio do rio tirasse doze pedras e colocasse fora do rio Jordão como um testemunho da passagem de Israel a pé enxuto sobre o Jordão.
 Em tipologia bíblica essas doze pedras levadas para o leito do rio prefigura o Israel do deserto, o Israel rejeitado e agora sepultado nas águas julgadoras do rio Jordão (Js 4.1-8).
E as doze pedras tiradas do leito do Jordão tipifica o novo Israel ressuscitado, agora uma nova criatura. (Js 4.9-24).
 5.   Os sete mergulhos de Naamã: ( 2 Re 5.14).
 O Batismo de João: (Mt 3.11-17)
O Profeta João Batista procurando preparar o povo para o advento do Messias, os advertiu a respeito de uma purificação radical, interna e pessoal que acompanharia uma purificação externa da nação pelo julgamento.
A única alternativa que ele oferecia era o Batismo por imersão, em águas, como símbolo de um arrependimento total e de mudança de vida (Mt 3.11, 12. Lc 3.7-17).
Uma coisa que prende a nossa atenção é o relacionamento do Batismo em Águas com o Batismo com o Espírito Santo, que tornou-se a experiência modelar de Jesus.
No momento do seu Batismo, conforme os quatro Evangelhos, o Espírito desceu como pomba e permaneceu sobre Ele (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32; At 10.38).
 Daí por diante o Batismo em Águas e o Batismo no Espírito Santo devem sempre estar relacionados na mente de todos os crentes.
 Mais tarde Jesus deu relevância às palavras de João Batista (At 1.59) ecoadas pelo apóstolo Pedro (At 11.16), relembradas por João Evangelista (Jo 1.26.33) e pelo apóstolo Paulo (At 19.4-6; 1 Co 12.13).
 Para João e para a Igreja Apostólica, o Batismo em Águas era o início para uma nova vida como filhos de Deus.
 E a experiência do Batismo no Espírito Santo um revestimento para fazer a obra a qual Cristo nos confiou.
 O Batismo de Jesus realizado por João Batista, narrado com detalhes por Mateus (Mt 3.13-17), contado de modo breve por Marcos (Mc 1.9-11), simplesmente mencionado por Lucas (Lc 3.21,22) e pressuposto por João (Jo 1.29-34).
 Em todos os relatos a unção de Jesus com o Espírito e a declaração de sua filiação com o Deus pai, estão diretamente ligados com o Batismo em Águas.
Marcos e Lucas contam-nos que Jesus foi batizado no Jordão por João, porém Mateus acrescenta que João estava hesitante e sentia que não era digno de batizar a Jesus. Mas Jesus insistiu na obediência á chamada do Pai para cumprir toda a justiça (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.21,22; Jo 1.32).
Foi o Batismo em Águas e uma unção com o Espírito que inaugura o ministério de Jesus (Mt 12.18-28; Lc 4.18; 11.20; At 10.38).
A unção com o Espírito é o ato inicial de cumprimento do que dissera o profeta Isaias (Is 61.2; Lc 4.18).
Isso caracteriza toda história do ministério de Jesus e a história subseqüente da Igreja.
O Batismo dos Crentes em Cristo:
Este não é o mesmo  Batismo de João, pois o batismo dos crentes simboliza a nossa união com Cristo na sua morte e ressurreição (Rm 6.3,4).
O próprio Cristo, tanto pelo precedente (Mt 3.13) como pelo preceito (Mt 28.19) nos dá autoridade para sua observância. A Igreja Primitiva adotou para os novos crentes desde que houvesse arrependimento e confissão (At 2.38, 4; 8.36-38; 10.47,48; 22.16).
Como o Batismo de João não era o Batismo dos apóstolos aqueles que não tinham tomado conhecimento da vida do Messias e que foram discípulos de João tiveram que ser rebatizado novamente (Sat 19.1-7).
 O vocábulo batismo, biblicamente e no meio evangélico é a ação que denota que Cristo morreu e ressuscitou em nosso lugar, de modo que nós morremos e tornamos a viver nele, e através dele (Rm 6.3,4,11).
Fontes:
CHANPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia Filosofia eTeologia -  Edit. HAGNOS
COENEN. Lotar e BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Edit. Vida Nova
CHANPLIN, R. N. Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
CHANPLIN, R. N. Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
www.abibliaresponde.com.br   (Batismo nas Águas) Estudo do Pr. Afonso Martins Fernandes Neto
Bíblia de Estudo de Genebra - Bíblia de Estudo Pentecostal - A Bíblia em Ordem Cronológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário