Pr. João Barbosa
Texto Bíblico Chave
Romanos 6. 11-11
ESBOÇO
O Batismo em Águas é uma ação de maior importância na vida de todo crente em Jesus.
È através do batismo que damos testemunho de que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo em águas é um símbolo de “sepultamento”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura”, ali enterramos o nosso “velho homem” – a nossa velha vida, e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo, no batismo.
É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando que o batismo não salva. Entretanto, não existe outra formas bíblica pela o crente entra para a Igreja que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte da Igreja, o crente precisa ser batizado, ele pode até freqüentar uma igreja mas não faz parte da igreja de Cristo.
O crente ao ser batizado adquire o privilégio de participar da mesa do Senhor através da Santa Ceia, enquanto o crente que não é batizado não goza desse direito pois, ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo.
Todo crente tem a necessidade de “comer o pão e beber o sangue de Jesus”, pois Ele mesmo disse em João 6.53 – “Quem não comer o meu corpo (pão da Santa Ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da Santa Ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”.
Embora que só batizar não garante a salvação. É preciso primeiro crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.O batismo é fruto de obediência ao mandamento de Jesus – “.....porque pelo fruto se conhece a árvore” (Mt 12.33).
Existem vários tipos de batismo:
1 1. Batismo por aspersão (borrifamento) – é a prática de chuviscar água em gotas sobre a pessoa – usado na Igreja Católica.
2. Afusão (derramamento) – é a prática de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional.
3. Imersão (mergulhamento) – e a prática correta e bíblica de afundar na água a pessoa – usado na Igreja Evangélica.
No batismo por imersão, deita-se a pessoa na água, o que simboliza que a pessoa foi enterrada, afundada deixando ali a velha vida de pecado e ao sair ressurge para uma vida vitoriosa.
Em Mateus 28.19 Jesus nos dá a seguinte ordem: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
As origens do batismo têm sido procuradas nas purificações e nos pactos do Antigo Testamento.
· Pacto Noáico – Dilúvio ( 1 Pe 3.18-22).
· Pacto Abraâmico – Circuncisão ( Gn 17.9-14, 23-27: Cl2.11-13; Rm 2.25-29).
· Pacto Mosaico – Do Sinai ( 1 Co 10.1,2; Ex 13.17-22; 14.19-26; 2 Re5.14).
Figuras que simbolizam o Batismo
Batismo realizado na Igreja do Pr. Estevam em Barrero-Portugal 03.2008 |
1. O Dilúvio (1 Pe 3.18-21).
As principais contenções dessa passagem são bastante claras. Noé e sua família seguros na arca foram postos em um mundo novo pelas águas julgadoras do Dilúvio onde os ímpios se afogaram.
O modo de julgamento pelo pecado garantiu seu livramento. Semelhantemente o crente passa pelo julgamento contra o pecado, seguro em Cristo.
O Pacto Abraâmico, a Circuncisão – Seu paralelo com o Batismo:
Circuncisão: Vocábulo português derivado do latim que significa cortar em redor, referindo-se à remoção da carne do prepúcio.
Para os judeus, a Circuncisão é um dos mais importantes dos seus 613 mandamentos.
A Circuncisão é o sinal do pacto entre Deus e a nação Israelita (Gn 17.9-14, 23-27).
Relação entre Circuncisão e Batismo
O Batismo foi prefigurado na nuvem e no mar (Ex 13.17-22: 14.19-26).
(1Co 10.1,2)
O Batismo foi prefigurado pela passagem de Israel pelo Rio Jordão quando o Senhor ordenou a Josué que escolhesse doze homens maioral das doze tribos e cada um pegasse uma pedra e colocasse no meio do rio onde estavam os sacerdotes e de lá do meio do rio tirasse doze pedras e colocasse fora do rio Jordão como um testemunho da passagem de Israel a pé enxuto sobre o Jordão.
E as doze pedras tiradas do leito do Jordão tipifica o novo Israel ressuscitado, agora uma nova criatura. (Js 4.9-24).
O Profeta João Batista procurando preparar o povo para o advento do Messias, os advertiu a respeito de uma purificação radical, interna e pessoal que acompanharia uma purificação externa da nação pelo julgamento.
A única alternativa que ele oferecia era o Batismo por imersão, em águas, como símbolo de um arrependimento total e de mudança de vida (Mt 3.11, 12. Lc 3.7-17).
Uma coisa que prende a nossa atenção é o relacionamento do Batismo em Águas com o Batismo com o Espírito Santo, que tornou-se a experiência modelar de Jesus.
No momento do seu Batismo, conforme os quatro Evangelhos, o Espírito desceu como pomba e permaneceu sobre Ele (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32; At 10.38).
E a experiência do Batismo no Espírito Santo um revestimento para fazer a obra a qual Cristo nos confiou.
Marcos e Lucas contam-nos que Jesus foi batizado no Jordão por João, porém Mateus acrescenta que João estava hesitante e sentia que não era digno de batizar a Jesus. Mas Jesus insistiu na obediência á chamada do Pai para cumprir toda a justiça (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.21,22; Jo 1.32).
Foi o Batismo em Águas e uma unção com o Espírito que inaugura o ministério de Jesus (Mt 12.18-28; Lc 4.18; 11.20; At 10.38).
A unção com o Espírito é o ato inicial de cumprimento do que dissera o profeta Isaias (Is 61.2; Lc 4.18).
Isso caracteriza toda história do ministério de Jesus e a história subseqüente da Igreja.
O Batismo dos Crentes em Cristo:
Este não é o mesmo Batismo de João, pois o batismo dos crentes simboliza a nossa união com Cristo na sua morte e ressurreição (Rm 6.3,4).
O próprio Cristo, tanto pelo precedente (Mt 3.13) como pelo preceito (Mt 28.19) nos dá autoridade para sua observância. A Igreja Primitiva adotou para os novos crentes desde que houvesse arrependimento e confissão (At 2.38, 4; 8.36-38; 10.47,48; 22.16).
Como o Batismo de João não era o Batismo dos apóstolos aqueles que não tinham tomado conhecimento da vida do Messias e que foram discípulos de João tiveram que ser rebatizado novamente (Sat 19.1-7).
Fontes:
CHANPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia Filosofia eTeologia - Edit. HAGNOS
COENEN. Lotar e BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Edit. Vida Nova
CHANPLIN, R. N. Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
CHANPLIN, R. N. Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Edit. HAGNOS
www.abibliaresponde.com.br (Batismo nas Águas) Estudo do Pr. Afonso Martins Fernandes Neto
Bíblia de Estudo de Genebra - Bíblia de Estudo Pentecostal - A Bíblia em Ordem Cronológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário