Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER - Lição 13 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)

Neemias 1.5-11
Pr. João Barbosa

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1. Compreender que é o Senhor quem escolhe e prepara líderes para sua obra.
2. Descrever algumas características que um  líder de Deus pode possuir.
3. Conscientizar-se de que o líder precisa ter uma vida devocional.

 ESBOÇO
O exemplo de vida do líder e o seu testemunho cristão é fundamental para que os seus liderados o respeitem e sigam-no. O líder deve ser exemplo em tudo, uma característica que deve ser cultivada não somente pelo líder, mas por todos os cristãos. É o Senhor quem escolhe e prepara líderes para sua obra, assim foi com Moisés, Josué, Gideão, Jefté, Samuel, Davi, Neemias e outros. Um líder deve ter características quais:


1. Integridade: O resultado de ser íntegro é a confiança que o líder passará aos seus liderados. Ele deve ser confiável e irrepreensível de forma que as pessoas façam o que ele desejar porque sabem que ele faz e tem uma vida correta, pois é uma pessoa de honra e o tempo falará bem alto de sua integridade – “E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair por terra” (1 Sm 3.19).

Assim o apóstolo Paulo escreveu a Tito: “Que a tua conduta seja exemplar em tudo; na doutrina, mostra integridade e sobriedade, linguagem sadia e irrepreensível, para que todo adversário seja envergonhado, não tendo como nos criticar” (Tt 2.7,8).
O testemunho do líder é importante para que outros queiram seguir a Cristo. Por isso, o líder deve sempre agir com verdade, ética, justiça, transparência, imparcialidade e seriedade. O líder íntegro tem uma vida correta diante de Deus e das pessoas.

2. Humildade: “Servindo ao Senhor com toda humildade, e com lágrimas e provações.....” (At 20.19). Ao contrário do que muitos pensam, humildade não é sinônimo de fraqueza, é uma grande virtude que poucos permitem que seja desenvolvida.
O líder deve ser servo, e o seu modelo deve ser o modelo de Jesus que veio para servir e não para ser servido. “Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28).

O líder deve estar preparado para toda boa obra, estando disposto para ajudar no que for necessário seja qual for o trabalho “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o com todas as tuas forças” (Ec 9.10).
O líder deve se esvaziar de si mesmo e reconhecer quem ele é diante de Deus e dos homens; consciente de que é servo e não senhor. Jesus abriu mão de sua glória, se fez homem e morreu pela humanidade.

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2.5-8).

Como líderes, sigamos o exemplo de João Batista que mostrou de quem deve ser a glória. Quando interrogado por haver batizado Jesus, ele disse: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30).
A virtude da humildade deve ser evidenciada na vida do líder nas atitudes, no falar e no ouvir. “Sabeis essas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19).

3. Compromisso: De um modo geral, ser comprometido é cumprir total e integralmente o que for combinado (assumido). Assim se expressou o apóstolo Paulo: “Porque em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (At 20.24).


Quando o líder desiste ou abandona o compromisso no meio do caminho faltou com a integridade. O apóstolo Paulo não desistiu de sua missão mediante as afrontas, dificuldades e perseguições,  mas fez a seguinte declaração: “Já estou crucificado com Cristo. Portanto, não sou mais eu quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20). Antes de ser líder, temos o compromisso com Deus e com as pessoas, de sermos cristãos, de viver para Cristo.

4. Fé: A fé deve ser demonstrada diante de Deus e diante dos homens, tal qual o apóstolo Paulo – “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão em Deus é a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me espera prisões e tribulações” (At 20.20-23).


O escritor aos Hebreus pontua sobre a fé – “.... o meu justo viverá da fé” “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”  (Hb 10.38 e 11.36)
Por isso a melhor definição de fé é aquela que a Bíblia faz:
“Ora, a fé é é o firme fundamento  das coisas que se esperam e a provas das coisas  que se não vêem” (Hb 11.1).

Tiago diz que a fé sem obras é morta. “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiverem carecidos de roupa e necessitado do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tg 2.14-17).
A palavra traduzida por “obra”  é ergon que significa “Trabalho”, “Ato”, “Ação”, 


“Manifestação”, “Prova prática”.
Portanto a Fé deve ser evidenciada, mostrada. As obras são conseqüências da Fé, assim como os frutos de que Jesus fala e o apóstolo João relata em seu evangelho dizendo: “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (Jo 15.8).

5. Perseverança: Diante de todas essas qualidades (Integridade, Humildade, Compromisso e Fé), o líder deve ser Perseverante. Jamais deve desistir. O apóstolo Paulo foi exemplo disso: “E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me espera prisões e tribulações. Porque em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” . (At 20.22-24).


Paulo seguiu as pisadas de Cristo. Cumpriu seu propósito: “Porque jamais deixei de vos anunciar o evangelho” (At 20.27). O líder cristão deve fazer o mesmo. E no final de sua vida declarou: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4.7).
Finalmente, o líder deve ter uma vida devocional, ou seja, piedosa e de prática de fé através da Oração; Leitura da palavra de Deus; Prática de Boas Obras, “fazendo o bem”; Uma Vida de Testemunho e Evangelização e uma Vida que Expresse uma Legítima Confiança no Senhor.

LIDERANÇA, PODER E AUTORIDADE
        
1.  Liderança
Liderar é diferente de exercer poder ou gerenciar. Gerenciamos negócios e coisas, mas lideramos pessoas.
Liderança é a habilidade ou capacidade de influenciar pessoas para efetuar trabalhos com entusiasmo para alcançarmos o bem comum.

 2. Poder
  Poder é a faculdade de forçar e coagir alguém a fazer sua vontade impondo obediência e mando. O poder diz respeito ao cargo.

3. Autoridade
 É a habilidade de influenciar pessoas a fazerem de boa vontade as coisas que pedimos ou queremos. É ainda o direito ou poder de mandar e se fazer obedecer por causa da influência pessoal.
 A autoridade é o que somos como pessoa.

É nosso caráter e nossa influência que faz com que as pessoas nos honrem, nos respeitem, nos estimem e façam o que pedimos com alegria e contentamento. Quando a autoridade parte de um líder, ela transforma-se em influência resultante de estimo ou prestígio.

A autoridade é uma conquista e também um aprendizado.
O poder é uma imposição característica de um cargo, por isso é uma faculdade, enquanto a autoridade, uma habilidade ou capacidade.




Fontes:
RENOVATO, Elinaldo. Manual do Mestre. Lição EBD-CPAD n.13
CHAMPLIN, R. N e BENTES, M.J. Ph.D. Enciclopédia de Bíblia
 Teologia e Filosofia. Editora Hagnos.
ARRINGTON, F. L. e STRONSTAD, R. Comentário Bíblico Pentecostal - NovoTestamento.
DAVIS, J. Novo Dicionário da Bíblia. Editora Hagnos.
FERREIRA, E. S. Manual da Igreja e do Obreiro. 5ª.Edição. Editora Juerp.
MARTINS,J.G. Manual do Pastor e da Igreja. AD.Santos Editora 
ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico. Nova Edição Revista e    Ampliada. CPAD.
 HUNTER, J. C. O Monge e o Executivo. Editora Sextante.    
 Dicionário Educacional do 3º.Milênio, Editora Desafio.
Manual Pastor Pentecostal, Teologias e Práticas Pastorais.  CPAD.
 Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
Bíblia na Linguagem de Hoje – Sociedade Bíblica do Brasil
Parte do Texto: Baseado e adaptado do site www.ibatistavidanova.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário