Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O DIA DA ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS - Lição 11 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)

COMADALPE - Superintendente EBD - Ev. Robson
       Neemias 13.15-17; Atos 20.7-12
Pr. João Barbosa

COMADALPE - Todos os Obreiros da Casa do Senhor
na Escola Bíblica Dominical - Templo Sede

Domingo - 04.12.2011
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
 1. Compreender que a guarda do sábado foi ordenada pelo Senhor.
2. Conhecer os prejuízos do descumprimento do mandamento de Deus.
3. Conscientizar-se de que a morte vicária de Jesus anulou as exigências cerimoniais da lei.

ADM-ODIVELAS - Lisboa - Portugal
2°. Simpósio Luso-Brasileiro - COMADEMS
12.2008
 ESBOÇO
A palavra hebraica “sabbat” significa descanso ou cessação “trazer a um fim”. A palavra grega na Septuaginta é a forma transliterada do hebraico sabbaton, que pode significar especificamente o sábado ou pode referir-se a uma semana inteira.
COMADALPE -  Escola Bíblica Dominical da Comemoração do Centenário
das Assembléias de Deus no Brasil - 2011
O sétimo dia da semana era chamado de sábado e apenas esse dia tinha um nome. Os outros eram designados por números. Não há registro de que o sábado era observado na época patriarcal, embora o início “teológico” esteja relacionado à criação divina de todas as coisas e ao descanso de Deus de seu trabalho (Gn 2.2).
COMADENE-08.2011
Templo Sede COMADALPE
O início histórico da Bíblia é associado ao Pacto Mosaico. Observar o sábado, portanto, tornou-se o próprio sinal do Pacto Mosaico. O sinal foi transformado no quarto dos dez mandamentos – “Lembra-te do dia do sábado para o santificar” (Ex 20.8). Constantemente os filhos de Israel ignoravam esse mandamento divino e profanavam o dia do Senhor. 
COMADENE - 08.2011
Templo Sede COMADALPE
Conforme Êxodo 31.13, a observância do sábado era parte do concerto que Deus fizera com Israel e isto constituia-se num sinal de que Israel era um povo santo, separado das demais nações e que pertencia exclusivamente a Deus. O sábado representava o selo da aliança mosaica (Is 56.4-7), e quem o profanasse pagava com a própria vida (Ex 31.15).
Deus havia ordenado na lei de Moisés que os israelitas guardassem o dia de sábado. O propósito era que o povo tivesse um dia de descanso, a fim de adorar ao Senhor. 
COMADENE - 08.2011
Templo Sede COMADALPE
Entretanto, por diversas vezes o povo desobedeceu ao Senhor. Nos dias de Neemias não foi diferente. A ausência dele por certo período de tempo, sem a ação de sua forte liderança espiritual, o sacerdócio se corrompeu e o povo quebrou a própria aliança que havia feito com Deus, ordenança esta que era um sinal da aliança de Deus, com Israel. 
COMADENE - 08.2011
Templo Sede COMADALPE
Porém na Nova Aliança, a morte vicária de Jesus, fez com que as exigências cerimoniais da lei fossem canceladas (Cl 2.14).
Observando a profanação da Casa do Senhor, Neemias destacou três solenes verdades com respeito ao dia do Senhor:Em primeiro lugar, o comércio e o trabalho do dia do Senhor são vistos como um mal (Ne 13.15-17). A guarda do sábado era um sinal entre o Deus que guarda a Aliança e o seu povo (Ex 20.12-20). 
COMADENE - 08.2011
Templo Sede COMADALPE
Quando se passa a confiar mais na provisão do que no provedor, então estamos na contramão da vontade de Deus. O domingo é para nós hoje o dia do Senhor. Por isso nesse dia devemos descansar de nossas atividades, trabalho e estudo, para nos consagrarmos inteiramente á adoração.
Em segundo lugar, a quebra do dia do Senhor e a conseqüente profanação do culto foram uma das fortes causas da queda de Judá (Ne 13.18).
ADM-ODIVELAS - Lisboa - Portugal
2°. Simpósio Luso-Brasileiro - COMADEMS
12.2008




A inobservância do dia do Senhor é um forte sinal da decadência espiritual da igreja contemporânea. Na Europa e na América as igreja estão vazias. Em muitos outros lugares, há muitas igrejas cheias de pessoas, mas vazias da Palavra de Deus. O secularismo está entrando dentro das próprias igrejas e anestesiando muitos cristãos.
COMADALPE Maranguape.1 - Av. Brasil
04.12.2011
Em terceiro lugar, medidas práticas devem ser tomadas para que o dia do Senhor seja observado (Ne 13.19-22). Neemias ordena, determina, controla, vigia, fiscaliza, protesta, ameaça, coloca guardas. 
COMADENE - 08.2011
Templo Sede COMADALPE
Ele não apenas fala. Ele age. Não apenas ensina, também toma medidas práticas para a eliminação do mal. Hoje, muitos cristãos não observam o dia do Senhor. Enquanto uns entregam-se ao lazer profano, outros entregam-se ao trabalho e ao desejo do lucro e ainda outros se esquecem de Deus.
ADM-PONTINHA-Lisboa - Portugal
Escola Bíblica Dominical
2006
Jesus que vinha de uma região liberal da Galiléia, entrou em conflito direto com as autoridades judaicas por causa de sua aparente falha em cumprir as regras do sábado. De acordo com o registro das Escrituras isto aconteceu por seis vezes (Mt 12.1-14; 12.5; 12.8; Jo 5.1-18; 9.1-41; 9.40,41). A regra básica de Jesus era a de que o homem não havia sido feito para o sábado, mas, sim, o sábado havia sido feito para o homem (Mc 2.27).
O ensinamento de Paulo era que, para o cristão, não havia dias especiais.
ADM-ODIVELAS - Lisboa - Portugal
2°. Simpósio Luso-Brasileiro - COMADEMS
12.2008
Por outro lado, um cristão tem a liberdade de tornar um dia sagrado para o Senhor a fim de dedicá-lo e servi-lo melhor (Rm 14.1-6).
COMADALPE Maranguape.1 - Av. Brasil
04.12.2011
Para o cristão, o domingo é o dia de adoração e serviço a Deus. Não é o sábado em si que precisa ser observado, mas o princípio de se reservar na semana, pelo menos um dia de descanso e adoração a Deus.
A celebração do sábado é uma forma de legalização que Paulo refutou, pois os crentes não estão sob a Lei (Rm 6.14; Gl 3.10-23).
Dc. Heitor - Dirigente do Discipulado
COMADALPE-Maranguape.1 - 04.12.2011
Grande parte da epístola romana foi especificamente escrita com a finalidade de ensinar-nos que agora não estamos mais debaixo da lei mosaica, e que, de fato, os gentios nunca estiveram.
O apóstolo Paulo nos ensina assim, que nenhum dia é especial por si mesmo. 
COMADALPE - Coral Infantil de Maranguape.1
Regente Mirim - 04.12.2011
O domingo não é o sábado cristão, conforme muitos têm chamado. 




Os crentes primitivos reuniam-se no primeiro dia da semana ou domingo, conforme se verifica em várias passagens, desde que o Senhor Jesus se ausentou deles.
Mas o próprio Novo Testamento não ensina que devemos guardar o domingo, como se este houvesse substituído o sábado, dentro da nova economia da graça divina.
Por isso, seguindo o exemplo da igreja primitiva, reunimo-nos geralmente no domingo, quando efetuamos nossos cultos mais importantes, como por exemplo, a Escola Bíblica Dominical, o primeiro culto da semana. 
COMADALPE - Pastor da Igreja de Maranguape.1 -  Av. Brasil
 Paulo Filho - 04.12.11
 Na teologia hebraica, esse dia sagrado comemorava a criação original e a redenção de Israel do Egito (Gn 2.2; Ex 20.8-11; Dt 5.15). No início era um dia de descanso, mas, gradativamente assumiu outro significado relativo à devoção e piedade.
O acúmulo de regras relacionadas ao sábado era sufocante na época de Jesus. 
COMADALPE-Maranguape.1
Av.Brasil-Paulista-04.12.2011
O descanso oferecia oportunidade de engajamento em louvor, estudo e, especialmente, na leitura das Escrituras. A sinagoga transformou o sábado em seu dia sagrado mais importante.

Fontes:
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.
WHITE, Ellen G. Patriarcas e Profetas. Casa Publicadora Brasileira - 1976
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Editora Hagnos
DAVIS, John. Novo Dicionário da Bíblia – Ampliado e Atualizado. Editora Hagnos
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. Editora Vida Nova
RICHARDS, Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. Editora Vida
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Encyclopaedia Britannica do Brasil. Publicações Ltda.
LOPES, Hernandes Dias. NEEMIAS – O líder que restaurou uma nação – Edit. Hagnos
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD
Bíblias: Estudo Pentecostal-CPAD / Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíb.do Brasil
Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário