Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de junho de 2015

OS PRIMEIROS DIAS DO AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO MUNDO.1

ETEADALPE – CURSO DE BACHARELADO – HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS.1
Monitor: Pr. João Barbosa - Capelão
Inaugurando mais uma igreja em Portugal - 2007
Dinâmica:  Tempestade de Ideias – “AVIVAMENTO” – (Debate).
1. O SÉCULO DO ESPÍRITO SANTO: 1901 a 2000 – Para os cristãos, a virada do milênio é uma data especial por assinalar os dois mil anos de história cristã. Já para milhões de cristãos pentecostais e carismáticos, em 2001 completou cem anos de avivamento espiritual, o mais importante movimento religioso do século XX.
2. COMO COMEÇOU O AVIVAMENTO – O avivamento começou com um pequeno grupo de estudantes em Topeka, no Kansas, no primeiro dia do ano de 1901 e hoje, cristãos do mundo inteiro já experimentaram a restauração dos dons do Espírito Santo, a qual faz parecer insignificante qualquer fenômeno presenciado desde os dias da igreja primitiva.
Esse movimento, que agora constitui a maior família cristã da face da terra (depois da Igreja católica Romana), marca presença em quase todas as nações do mundo. No final do século XX, mais de 500 milhões de pessoas faziam parte desse avivamento, que segue em crescimento acelerado século XXI a dentro.
3. DIFERENÇA ENTRE PENTECOSTAIS E CARISMÁTICOS – Existe uma grande diferença entre “pentecostais” e “carismáticos”. Os “pentecostais” constituem o povo que concebeu e popularizou a doutrina da evidência inicial do falar em línguas no Batismo no Espírito Santo.
No início do século XX, foram expulsos das denominações dominantes e obrigados a implantar suas próprias igrejas. Alguns estudiosos denominam esse grupo “pentecostais clássicos”.
O termo “carismático” foi usado pela primeira vez em 1963 para designar os “neopentecostais” – membros das igrejas católica romana e protestante que falavam em línguas, mas não consideravam essa prática uma evidência obrigatória da experiência pentecostal.
4. O TERMO PENTECOSTAL – O Pentecostalismo é um movimento de renovação dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo.
O termo “Pentecostal” é derivado de Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Livro de Atos 2.
Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na igreja primitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam o termo Apostólica ou Evangelho Pleno para descrever seu movimento.
Os pentecostais são a maior corrente dentro do protestantismo, creem no batismo no Espírito Santo, cujo sinal é falar em línguas estranhas, para o falante, a glossolalia, At 2.5-13. A maior denominação e grupo de igrejas da América Latina, incluindo o Brasil é as Assembleias de Deus, reunidas em Convenções e Ministérios.

5. AS ORIGENS DO PENTECOSTALISMO – A história dos Pentecostais, no sentido moderno da palavra, tem seu ponto de partida na escola bíblica de Parham, em Topeka, Kansas EUA, em 1901. A despeito da controvérsia sobre as origens e a época exata em que Parham começou a dar ênfase ao dom de línguas, todos os historiadores concordam que o movimento começou no início de 1901, quando o mundo adentrava o século XX.

Em consequência do Pentecoste que eclodia em Topeka, Parham formulou a doutrina de que as línguas eram a “evidência bíblica” do batismo no Espírito Santo.
O Pentecostalismo, no entanto, não chamou a atenção do mundo até 1906.  Isso aconteceu com o avivamento da Rua Azuza, em Los Angeles, liderado pelo pastor William Joseph Seymour.

Ele tomou conhecimento do batismo no Espírito Santo com línguas em 1905, numa das escolas bíblicas de Parham. Em 1906, Seymour foi convidado a pastorear uma igreja holiness negra em Los Angeles. As famosas reuniões da Rua Azuza começaram em abril de 1906, no antigo prédio da Igreja Episcopal Metodista Africana, situada na Rua Azuza, 312, no centro de Los Angeles.



Fontes de Pesquisa:

ALENCAR, Gedeon. Assembleias de Deus – Origem Implantação e Militância (1911-1946). Arte Editorial. São Paulo, 2010
SYNAN, Vinson. O Século do Espírito Santo. 100 anos de avivamento pentecostal e carismático. São Paulo, 2009
ARAUJO, Isabel de. Dicionário Movimento Pentecostal. CPAD. Rio de Janeiro, 2007

ARAUJO. Isael de. VINGREN, Frida - Biografia de Pioneiros das Ass. de Deus no Brasil. CPAD. Rio de Janeiro, 2014 / SANTOS, Roberto José do. Síntese Histórica Ass. De Deus em Abreu e Lima Pe. 80 Anos – 1908 - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário