Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de junho de 2015

O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NOS ESTADOS UNIDOS.2

ETEADALPE – CURSO DE BACHARELADO – HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS.1
Monitor: Pr. João Barbosa - Capelão

 O avivamento dos EUA foi importante, mas o país que mais avançou com as ADs foi o Brasil, são 3 grandes convenções a CGADB, a CONAMAD e a CIAD. A igreja mãe das Assembleias de Deus comemorou 100 anos das ADs em 18 de junho de 2011.
A Quadrangular (IEQ), outra grande pentecostal chegou ao Brasil em 1950. A IIGD, de R.R, Soares, nasceu no Brasil, assim como a IMPD de Ap. Valdemiro Santiago, que são mais novas de fundação. 
Existem também Batistas Pentecostais, os chamados batistas renovados, algumas igrejas reunidas na Convenção Nacional dos Batistas.

II – O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS: O avivamento americano – Na virada do século XX, ondas de avivamento estavam acontecendo em várias partes do mundo, com destaque para os Estados Unidos, onde Charles Fox Parham começou a pregar sobre os dons do Espírito.
Em 1 ° de janeiro de 1901, Agnes N. Ozman, uma jovem de 18 anos, aluna da escola bíblica em Topeka, no Kansas, fundada por Charles Fox Parham, ex-pastor metodista e professor da Igreja Holiness, experimentou uma impressionante manifestação do dom de línguas, o batismo com o Espírito Santo tornou-se a primeira pentecostal do século XX. Nos dias seguintes, outros alunos e o próprio Parham receberiam a promessa, com a evidência do falar em outras línguas.
1. WILLIAM J. SEYMOUR – Foi através do ministério de William J. Seymour, um dos alunos de Parham, que o Movimento Pentecostal moderno ganhou força. Em 1906, Seymour alugou um prédio mal conservado na Rua Azusa, nº 312, em Los Angeles. 
Ali, fundou uma igreja da Missão da Fé Apostólica, nome dado desde 1901, a todas as igrejas que criam no batismo com o Espírito Santo com a evidência do falar em línguas.
Em Azusa, William H. Durham (1863-1912) foi batizado com o Espírito Santo, e sua igreja, em Chicago, tornou-se um centro irradiador do pentecostes para o mundo. Vários pioneiros do avivamento mundial foram influenciados pelo derramar do Espírito Santo em igrejas de Chicago.
Entre eles, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Historicamente, a fundação da Assembleia de Deus brasileira está ligada ao avivamento americano como um todo e, posteriormente, à cooperação da igreja sueca.

2. O MOVIMENTO DA RUA AZUZA – Os acontecimentos relacionados os avivamento da Rua Azuza, fascinaram os historiadores durante décadas, e até hoje não foram plenamente entendidos e explicados. A Missão da Fé Apostólica da Rua Azuza realizava três cultos por dia, sete dias por semana, durante três anos e meio. Milhares de pessoas recebiam o batismo no Espírito Santo com a evidência inicial do falar em línguas.

O periódico Apostolic Faith (Fé Apostólica), que Seymour enviava gratuitamente a cerca de 50 mil leitores, divulgava a mensagem do avivamento. Da Rua Azuza, o pentecostalismo espalhou-se com rapidez pelo mundo e cresceu a ponto de se tornar a maior foça da cristandade.

William Joseph Seymour liderou o movimento da Rua Azuza em 1906, o qual espalhou o pentecostalismo por todo o mundo. Os cultos da Rua Azuza notabilizaram-se também pela harmonia inter-racial.

O movimento da Rua Azuza parece ter sido uma fusão da religião branca holiness com os estilos de adoração da tradição cristã negra dos Estados Unidos, que se iniciou nos tempos da escravidão no Sul. 

O louvor e a adoração expressivos da Rua Azuza, caracterizados por danças e clamores, eram comuns tanto entre os brancos palacianos quanto entre os sulistas negros.

A mistura de línguas e outros dons carismáticos, música de brancos e negros e variados estilos de adoração deu origem a uma forma local de pentecostalismo. 

Essa nova expressão de vida cristã provou-se extremamente atrativa para as pessoas discriminadas nos estados Unidos e em outras nações.
A posição inter-racial da Rua Azuza era uma admirável exceção ao racismo e à segregação da época. O fenômeno que reunia brancos e negros para a adoração sob a liderança de um pastor negro parecia inacreditável para quem estava de fora.
O avivamento na Rua Azusa foi o primeiro avivamento pentecostal a receber atenção significativa, e muitas pessoas de todo o mundo tornaram-se atraídas por ele. A imprensa de Los Angeles deu muita atenção ao avivamento de Seymour, o que ajudou a alimentar o seu crescimento. 
Um número de novos grupos menores iniciou-se, inspirado nos acontecimentos deste avivamento. Os visitantes internacionais e missionários pentecostais acabariam por trazer estes ensinamentos para outras nações, de modo que praticamente todas as denominações pentecostais clássicas hoje traçam suas raízes históricas no avivamento da Rua Azusa.
Logo cedo os pentecostais foram incentivados por seu entendimento de que todo o povo de Deus poderia profetizar nos últimos dias antes da segunda vinda de Cristo. Eles olharam para as passagens bíblicas sobre o Pentecostes no segundo capítulo de Atos, em que Pedro citou a profecia contida em Joel 2.18: 

"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, e os vossos jovens terão visões." (ARC).

Assim, quando a experiência de falar em línguas espalhou-se entre os homens e mulheres da Rua Azusa, um sentido de urgência tomou conta, quando eles começaram a olhar para a Segunda Vinda de Cristo. No início os pentecostais se viam como peregrinos na sociedade, dedicando-se exclusivamente a preparar o caminho para a volta de Cristo.


Fontes de Pesquisa:
ALENCAR, Gedeon. Assembleias de Deus – Origem Implantação e Militância (1911-1946). Arte Editorial. São Paulo, 2010
SYNAN, Vinson. O Século do Espírito Santo. 100 anos de avivamento pentecostal e carismático. São Paulo, 2009
ARAUJO, Isabel de. Dicionário Movimento Pentecostal. CPAD. Rio de Janeiro, 2007
ARAUJO. Isael de. VINGREN, Frida - Biografia de Pioneiros das Ass. de Deus no Brasil. CPAD. Rio de Janeiro, 2014 / SANTOS, Roberto José do. Síntese Histórica Ass. De Deus em Abreu e Lima Pe. 80 Anos – 1908 - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário