Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO-Lição 09 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)

Neemias 12.27-31,43
Pr. João Barbosa
  
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
 1. Conscientizar-se de que Os obreiros da Casa do Senhor devem ser santos.
2. Saber que o culto divino deve ser conduzido com reverência.
3. Compreender que Deus não mais aceita sacrifícios de animais.

 INTRODUÇÃO
Organização é a disposição de alguma coisa para poder funcionar. É um conjunto de formas sistemáticas de cooperação humana e individual que combinado ao esforço de outros, tem por finalidade alcançar objetivos que seriam impossíveis realizar com qualidade por uma única pessoa.
A organização é de importância vital para o crescimento e bom funcionamento de todo empreendimento e indubitavelmente deve ser um dos primeiros passos a ser seguido quando se trata da obra de Deus.
A organização do serviço religioso nos dias de Neemias precedeu toda uma estrutura de apoio à organização já conhecida de todos nós pois trata da restauração dos muros e portas de Jerusalém.
A partir daí pode ser restabelecido o ministério levítico e os sacerdotes reiniciar suas atividades na festa de dedicação dos muros.

ESBOÇO
O ministério sacerdotal era atribuído aos descendentes de Levi e tinham eles a missão de representar o povo diante de Deus, exercendo variadas atividades: fazer a expiação pelos pecados da nação, ensinar a Lei de Deus e como adorá-lo, queimar incenso e cuidar do castiçal e da mesa dos pães da proposição (Lv 10.11; Ez 44.23).
Era uma exigência de Deus para todo sacerdote no desempenho de seus deveres religiosos serem santos e irrepreensíveis diante de Deus e das pessoas, às quais deviam solenemente ensinar o caminho de Deus.  O não cumprimento desse requisito era tão grave que acarretava a pena de morte (Lv 10.8-11).

O ofício e as funções sacerdotais estavam divididos entre o sumo sacerdote, os sacerdotes e os levitas. Todos descendiam de Levi. Assim sendo, todos os sacerdotes eram levitas. Porém, nem todos os levitas eram sacerdotes.

As obrigações menores, algumas vezes até manuais, como de limpeza, arranjo e arrumação no templo, cabiam aos levitas não sacerdotais que eram as três famílias da tribo de Levi, as quais Deus ordenou a Moisés separar no deserto de Sinai para cuidar do serviço sacerdotal em Israel. 
Eram também os levitas o responsável pelo desenvolvimento do culto e sua respectiva ordem. Na divisão dos trabalhos entre os levitas coube a cada um a seguinte responsabilidade:
Os gersonitas cuidavam e tratavam dos elementos do tabernáculo, como as cortinas ou coberturas do tabernáculo, que eram em número de três: a primeira, na entrada do pátio da tenda da congregação, a segunda ficava localizada na entrada da tenda (Nm 3.31; 4.25); e a terceira, separava o lugar santo do lugar santíssimo (Nm 4.5).
As tarefas dos coatitas ficaram concentradas no cuidado dos móveis e utensílios sagrados do tabernáculo, enquanto que as tarefas dos filhos de Merari ficaram concentradas nas atividades estruturais como as tábuas, varais, colunas, bases, estacas, cordas do tabernáculo e em seus utensílios.
Nunca um levita poderia exercer o sacerdócio, somente aqueles que descendiam de Arão. Estes ministravam o sacerdócio, que se dividia em sumo sacerdote e sacerdotes comuns.
O sumo sacerdote era o mais importante dentre eles, era único, e ao morrer tinha por substituto o mais velho de seus filhos.
Nesse caso, muitos desses sacerdotes jamais chegavam a função de sumo sacerdote para ministrar no santíssimo; mas Davi posteriormente corrigiu essa falha para que outros tivessem oportunidade, dividindo em vinte e quatro turnos ou ordens, que se revezavam no ministério sacerdotal (1 Cr 24.1-19).
A mais importante função do sumo sacerdote era fazer expiação uma vez por ano, pelos pecados do povo. Tinham a seu cargo a supervisão geral do santuário e as demais atividades sacerdotais.
Os levitas, mais tarde, com o desenvolvimento da nação e a necessidade do trabalho, exerceram também a função de escribas, pois, coube aos levitas a nobre tarefa de preservar, copiar e interpretar a Lei de Moisés, bem como outros textos bíblicos.
Na terra, os levitas ficaram espalhados em quarenta e oito cidades por todo Israel, cidades estas conhecidas como cidades levitas, para que pudessem ensinar aos filhos de Israel.
Dessa forma, os levitas tornaram-se uma grande bênção para toda a nação, sendo eles vistos como uma classe muito respeitada no povo de Israel por serem de grande conhecimento.

Depois do grande templo de Salomão os levitas tornaram-se também músicos, cantores e compositores, função essa que só podia ser exercida por um levita.
Uma grande festa espiritual precedida de muitos louvores aconteceu na dedicação dos muros de Jerusalém. Os levitas, encarregados de celebrar, dentre eles haviam muitos cantores, instrumentistas, compositores bem como regentes.
Com Neemias podemos aprender algumas lições nessa celebração da restauração dos muros de Jerusalém:
1. Devemos celebrar louvores a Deus pelas nossas vitórias (Ne 12.27). A cidade de Jerusalém viveu mais de cem anos debaixo de escombros. No momento em que o povo presenciou os muros reconstruídos e as portas levantadas, celebraram a Deus com intenso e grande júbilo (Tg 5.13).
A música marca as grandes vitórias do povo de Deus. Encontramos após a travessia do Mar vermelho, Miriam cantando, bem como Davi cantou ao trazer a Arca da Aliança para Jerusalém.
2. Devemos celebrar louvores a Deus com união entre os irmãos (Ne 12.27-29, 43). Uniram-se os sacerdotes, levitas e cantores que vindo de todos os lugares para a grande celebração, trouxe alegria entre todo o povo (Ne 12.43).
Os líderes juntamente com todo o povo celebraram ao Senhor. Havia uma verdadeira comunhão. Sem comunhão não pode existir adoração.
COMADALPE-Tacaruna
3. Devemos celebrar louvores a Deus com grande alegria (Ne 12.27,43). Neemias proclamou: “A alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10). A alegria é uma das características marcantes do povo de Deus, pois o reino de Deus é alegria.

A alegria é fruto do Espírito. Quando Jesus nasceu, a atmosfera celeste encheu-se de um majestoso canto angelical (Lc 2.14). Jesus voltará para buscar a sua igreja ao som de trombetas (1 Ts 4.16).  No céu louvaremos para sempre, pois é o único lugar onde os louvores jamais deixarão de existir (Ap 5.5-13).
4. Devemos celebrar a Deus com vida pura (Ne 12.30). Os sacerdotes e os levitas se purificaram e purificaram o povo. Como nação santa e geração eleita que somos ( Pe 2.9), devemos adorar ao Senhor com vidas santas e mãos consagradas.
5. Devemos celebrar louvores a Deus com ordem e arte (Ne 12.8,9.24,27,36,42). Encarregados da celebração, os levitas era organizados e doutos na arte musical, tendo uma grande parcela de contribuição para a restauração do louvor na casa de Deus.
Dentre eles havia os cantores, os instrumentistas e os compositores além dos regentes. Tudo era feito com muita ordem e elevada arte.
6. Devemos celebrar louvores a Deus com a fidelidade dos nossos dízimos e nossas ofertas alçadas (Ne 12.44-47). Louvamos a Deus com  nosso lábios e honremos a Deus com as primícias de toda a  nossa renda (Pv 3.9; Mq 3.6-12). Quem ama a Deus dá com alegria.



Fontes:
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Editora Hagnos
DAVIS, John. Novo Dicionário da Bíblia – Ampliado e Atualizado. Editora Hagnos
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. Editora Vida Nova
RICHARDS, Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. Editora Vida
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Encyclopaedia Britannica do Brasil. Publicações Ltda.
LOPES, Hernandes Dias. NEEMIAS – O líder que restaurou uma nação – Edit. Hagnos
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD
Bíblias: Estudo Pentecostal-CPAD / Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíb.do Brasil
Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário