Total de visualizações de página

domingo, 27 de novembro de 2011

O DIA EM QUE O SOL PAROU NO TEMPO - Programa 041 de 25.11.11

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
45 anos juntos a serviço do Rei Jesus




Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil em PE) www.radioplenitude.com.br
Em nosso SITE www.nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”
Texto Bíblico Chave
(2 Re 20.11)
“E fez voltar a sombra dez graus, pelos graus que já tinha reclinado no relógio de sol de Acaz.” 
Existem algumas pessoas que nasceram para uma finalidade específica, entre estas podemos citar: Moisés, Sansão, João Batista e Jesus Cristo.
Deixando de lado estes casos especiais, parece que o tempo de nascer aqui é empregado de maneira simples e natural e os nascimentos vão ocorrendo à proporção que homem e mulher se unem sexualmente.
O “profundo respeito pela vida no estágio pré-natal” que observamos no Antigo Testamento é revelado pela estipulação mosaica para que quem fizesse mal à criança não nascida ainda no ventre da mãe fosse castigado:
“Mas, se houver morte, então, darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.” (Ex. 21.23.24)
Como podemos observar as Escrituras consideram que 




a vida humana tem seu início na concepção e que não existe um direito humanode tirar a vida de uma criança não nascida.
Essa idéia está em harmonia com a declaração bíblica de que Deus é o Deus da vida e de que toda a criação (especialmente os seres humanos) é preciosa e digna de ser preservada – “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e o vingativo.
12.10.2011 
Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos e a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele. Ou o Filho do homem para que o visites. Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.
Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras de tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor,Senhor nosso, quão admirável o teu nome em toda a terra!” (Salmo 8.1-9).
Embora as tentativas de aborto fossem comuns no Mundo Antigo, mais corriqueiro ainda era o abandono de bebês depois do nascimento. 
Um dos principais motivos de o aborto ser menos comum era a grande probabilidade de a mãe morrer ao abortar.






                                                       Ademais, os meninos eram mais valorizados do que as meninas, de modo que as pessoas esperavam até depois do nascimento para saber o sexo do bebê. Caso fosse menina, optavam muitas vezes por abandoná-la. O bebê era abandonado em um montão de lixo ou em um local isolado.
Outra realidade triste era que, por vezes, mercadores de escravos recebiam bebês e os criavam para vendê-los como escravos ou, no caso de meninas para servirem de prostitutas.
No mundo grego romano o abandono de bebês não era considerado infanticídio, mas sim, recusa em recebê-lo na sociedade, uma idéia desprovida de implicações morais negativas. Essas práticas contrastavam nitidamente com a lei judaica que, com base em Êxodo 21.22-25, proibia o aborto e o abandono.
A passagem de Êxodo citada acima estipula que quem ferisse uma gestante e lhe causasse dano deveria ser castigado com a mesma moeda: “Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.”
Para a lei judaica, essa pena deixava implícito que a vida antes do nascimento tinha o mesmo valor que a vida depois do nascimento.
 Sobre a morte, no entanto, o assunto é mais interessante e também mais vivenciado. E, apesar de a Bíblia não trazer um pronunciamento específico sobre o assunto, podemos inferir alguns ensinamentos que muito nos ajudarão.
Segundo os relatos bíblicos; no início da civilização, a vida durava séculos. Adão, por exemplo, viveu 930 anos (Gn 5.5); Sete, um dos filhos de Adão, viveu 912 anos (Gn 5.8); Metuselá ou Matusalém, como transliteram algumas traduções, foi o homem, na Bíblia, que mais viveu: 969 anos (Gn 5.27).
Mais tarde, pelo tempo do dilúvio, por causa da corrupção humana, Deus fixou o tempo de vida do ser humano em 120 anos (Gn 6.3). Mesmo assim, alguns continuaram a ultrapassar esta média, como foi o caso de Abraão, que morreu com 175 anos (Gn 25.7). Mas o Salmo 90 já dizia que o tempo de vida útil alcançava apenas os 70 anos; e o que passava disso era canseira e enfado (Sl 90.10).
ADM-Odivelas-Portugal
O tempo determinado para morrer pelo texto de Eclesiastes cap.3, ver.2, não dá para definir se Deus está falando de uma pré determinação para cada pessoa morrer, ou se está falando que cada pessoa chegará ao seu momento de partir, simplesmente, sem que isto represente um determinismo.
No Livro de Jó cap.14, ver.5, lemos que os dias do homem estão determinados por Deus, até mesmo os meses, e que Deus lhe pôs limites que não serão ultrapassados.  Alguns estudos teológicos concluem que o tempo da vida está determinado não como dia certo, mas com uma certa elasticidade podendo durar um pouco mais, ou um pouco menos, dependendo da maneira como cada pessoa exerceu a sua existência.
ADM-Pontinha
A Bíblia relata um caso interessante – o do rei Ezequias que orou, e Deus lhe concedeu mais quinze anos de vida, como vemos na narrativa de 2 Reis 20.1-11.
Naqueles dias, adoeceu Ezequias de morte; e o profeta Isaias, filho de Amoz, veio a ele e lhe disse: Assim diz o Senhor: ordena tua casa, porque morrerás e não viverás.
Então, virou o rosto para a parede e orou ao Senhor dizendo; 
Irmãos da Bahia em visita na Pontinha-Portugal
Há! Senhor! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos.
E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaias saído ainda do meio do pátio, veio a ele a Palavra do Senhor, dizendo: Volta e diz a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; e ao terceiro dia subirás á casa do Senhor.
 E acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Síria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo. Disse mais Isaias: tomai uma pasta de figos. E a tomaram e a puseram sobre a chaga; e ele sarou.
Escola  Dominical-Queluz-Portugal
E Ezequias disse a Isaias: Qual é o sinal, de que o Senhor me sarará e de que, ao terceiro dia, subirei à casa do Senhor? E disse Isaias: Isto te será sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá a sua palavra que disse:
Adiantar-se-á a sombra dez graus ou voltará dez graus atrás. Então, disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não aconteça isso, mas volte a sombra dez graus.
Então, o profeta Isaias clamou ao Senhor; e fez voltar a sombra dez graus, pelos graus que já tinha reclinado no relógio de sol de Acaz.
No caso de Ezequias, o Profeta Isaias foi ao rei para dizer-lhe que morreria. Ele estava doente, naturalmente, mas parece que havia chegado o seu tempo.
O sinal oferecido e concedido a Ezequias através do Profeta Isaias é bastante estranho: Foi retrocedido em dez graus a sombra do relógio do Rei Acaz.
Pelo texto, não dá para entender se Deus usou este artifício como mero sinal, ou se ele realmente retrocedeu o tempo para que Ezequias, que já tinha o seu tempo vencido, pudesse recuperar mais quinze anos de vida.
O quinto mandamento, em Êxodo cap.20, vers.12 – determina que quem honra pai e mãe tem seus dias prolongados sobre a face da terra.
Paulo chama isto de Mandamento com Promessa.” Podemos concluir, então, que Deus tem um tempo para cada vida, que pode estar determinado na “Engenharia Genética” de cada pessoa, podendo, no entanto, esse tempo ser aumentado ou diminuído.
Se está correta a informação de que há um dia de 24 horas perdido na história; e se está correta, ainda, a informação de que 23.40m desse dia perdido está na Batalha de Aijalon, quando o 
Sol se deteve para que Josué continuasse lutando de dia (Josué 10.12-27); Se está correta, finalmente, a informação de que esses dez graus no relógio de Acaz representa os vinte minutos que faltavam nas 24 horas do dia perdido na história, 
então Deus realmente retrocedeu o tempo para acrescentar 15 anos na vida do rei Ezequias.

Fontes
VAUX, Roland de – Instituições de Israel No Antigo Testamento - Edit.
ANKEERBERG, John e WELDON, John – Os Fatos sobre o Aborto – Chamada da Meia Noite
Revista Veja – 15.08.2001 – Aulas do Curso de Capelania
MEILAENDER, Gilbert – BIOÉTICA –Um Guia para os Cristãos
Bíblias: Estudo Pentecostal (CPAD)
Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
LARAYE, Tim. Estudo Profética. Editora Hagnus-Juerp
Estudo Defesa da Fé. CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário