Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ARREPENDIMENTO – A BASE PARA O CONCERTO - Lição 07 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)-13.11.2011

Há Vagas - Matricule-se.
É Grátis.

Neemias 9.1-3, 16, 33-36
Pr. João Barbosa


OJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1. Saber que o arrependimento é condição
2. Conscientizar-se  de que Deus se faz presente em todos os momentos.
3. Confiar na grandeza da misericórdia divina.


INTRODUÇÃO
COMADALPE - Caetés 3
O termo hebraico arrependimento significa desviar-se ou retornar com uma mudança de mente. Arrependimento é a principal exigência para que haja perdão de pecados; e se inicia quando o homem se converte a Cristo dando o seu primeiro passo para a regeneração – “Mas Deus não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At 17.30). Embora não seja totalmente a conversão uma ação regeneradora, faz parte do processo regenerativo, sendo o início do novo nascimento.
Conversões em Camaragibe
6ª. Conferência Missionária - 11.2011
O arrependimento é também o resultado de uma profunda contrição (Is 57.15).  O vocábulo encontrado na Bíblia por vinte e cinco vezes, aproximadamente 95 % das vezes reporta-se a um coração ferido e esmagado sob o peso e o choque do pecado (Sl 51.17; 34.18). O espírito sente-se humilhado e quebrantado por ter-se envolvido no que é errado. O arrependimento com a inteira mudança de rumo é necessário para que haja uma contrição curadora.

ESBOÇO
O arrependimento consiste de três prerrogativas:
1. È um ato divino que transforma o homem, mas que depende de sua reação positiva de fé (Hb 11.1).
2. O arrependimento é o começo do processo da santificação, e consiste da transformação moral do homem segundo a imagem de Cristo (2 Co 3.18).
3. Juntamente com a fé, o arrependimento é a base do perdão dos pecados (At 3.19; 20.21).
4.  O arrependimento é determinado por Deus e é conferido por ele  (At 17.30; 2 Tm 2.25).
5. O arrependimento é uma operação do Espírito Santo (Zac 12.10).
6. O arrependimento conduz à vida eterna (At 11.18).
7. O arrependimento é necessário para o perdão dos pecados (At 2.38; 3.19; 8.22).

Primeiras conversões na ADM-Benfica 1ª Igreja implantada
em Lisboa-Portugal  07.2006
Analisando cada passo desenvolvido pelo povo de Israel após ouvirem e aprenderem a Palavra de Deus – o Livro da Lei, observamos uma caminhada crescente que  pode ser pontuada por cinco passos.
1. O quebrantamento produzido pelo arrependimento passa pela contrição diante de Deus (Ne 9.1). O povo avançou da festa (Ne 8.13-18), para o jejum (Ne 9.1-3). O povo absteve-se de alimentos, quebrando a rotina de satisfação através de refeições regulares, para voltar-se para Deus. O povo jejuou e cobriu-se de pano de saco, como símbolo de contrição, arrependimento e profundo quebrantamento. Também o povo reconheceu o seu pecado e chorou de tristeza. O verdadeiro reavivamento traz no seu bojo choro, humilhação e quebrantamento diante de Deus – “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr7.14).
2. O quebrantamento passa por uma separação de tudo o que Deus condena (Ne 9.2). Obediência é um dos componentes do quebrantamento. O povo tomou a decisão de seguindo o estabelecido por Esdras, abandonar todos aqueles que não eram da linhagem de Israel para se consagrar ao Senhor. Nenhum dos que não eram convertidos ao judaísmo  poderiam participar daquela reunião, pois eles não tinham a mesma fé, nem o mesmo Deus. É conveniente destacarmos que o problema em Israel não era de preconceito racial, mas uma prerrogativa bíblica (Ne 10.28).
3. O quebrantamento passa pela confissão dos pecados (Ne 9.2). A verdade de Deus abre os nossos olhos de tal forma que passamos a enxergar não somente os nossos pecados, mas também os pecados de nossos pais e como sinal de arrependimento, nos prostramos com profunda contrição e imploramos o perdão de Deus para nós e os nossos antepassados através de uma sincera confissão, o maior sinal de arrependimento – “ O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13).
ADM-Pontinha
2ª. Igreja implantada em Lisboa-Portugal
pelo Pr. João Barbosa
COMADEMS-09.2006
4. O quebrantamento é produzido pela leitura da Palavra de Deus  (Ne 9.3). Quando a Palavra de Deus é lida, explicada e aplicada, nenhum coração é capaz de resistir sua penetração (Ne 8.8-10) – “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas.......” (Heb 4.12). A proclamação da palavra de Deus produziu mudanças na vida do povo.
5. O quebrantamento oferece à pessoa capacidade de poder exaltar a Deus de modo digno (Ne 9.4,5). Somente àqueles que choram arrependidos pelos seus pecados podem sentir a alegria do perdão e somente os que se humilham diante de Deus podem ser restaurados por Ele.

O avivamento experimentado pelo povo de Jerusalém foi muito além de cânticos e celebrações; extrapolou os limites da alegria e avançou para o resultado da aprendizagem da Lei de Deus havendo o quebrantamento para a renovação do seu pacto com o Senhor.
O povo jejuou, vestiu-se de pano de saco, confessou seus pecados e arrependeu-se de suas iniqüidades (Ne 9.1). Tais gestos indicam sinais do verdadeiro arrependimento e evidenciam no Antigo Testamento, profunda humilhação diante de Deus – “Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou Mardoqueu as suas vestes, e vestiu-se de um pano de saco de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande amargor e clamor” (Et 4.1).
O avivamento atingiu seu ápice com o arrependimento e perdão dos pecados (Ne 9.1). O povo de Israel afastou-se da idolatria, pois o relacionamento com povos estranhos os levara a idolatria, contrariando á Lei de Deus.
Quando Esdras chegou à Jerusalém, descobriu que muitos dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas e governantes tinham se casado com mulheres idólatras e praticavam as abominações e impurezas dos pagãos (Ne 9.2). O casamento com ímpio foi determinantemente proibido na Lei de Moisés (Ex 34.11-16). Assim Esdras orientou os israelitas a despedirem suas mulheres estrangeiras (Ne 9.2a).

ADM-Queluz - 3ª. Igreja implantada pelo Pr. João Barbosa
em Lisboa Portugal-05.2007
Quem se volta para Deus com contrição e arrependimento, sempre é perdoado (Ne 9.27,28,30,31). Na hora da angústia, quando o povo clamava ao Senhor, Ele os ouviu e os perdoou enviando-lhes um libertador (Ne 9.27) Deus por sua infinita misericordioso, por muitas vezes deu livramento ao seu povo (Ne 9.28). Assim afirmaram os levitas: “..............porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu os não desamparaste.” (Ne 9.17).
Por muito tempo Deus suportou seu povo (Ne 9.30) e não os acabou pela sua infinda misericórdia (Ne 9.31). O povo reconheceu que Deus sempre agira com eles com misericórdia e justiça, pois os entregou nas mãos de seus inimigos. Eles foram levados cativos pela Assíria, em 722 a.C, e pela Babilônia, em 586 a.C., quando perderam sua terra, seu templo, suas casas, suas famílias, sua liberdade. Agora são escravos em sua própria terra. O pecado produz escravidão e onde ele impera há fartura de fraqueza e aflição.
Neemias registra o clamor do povo pedindo por misericórdia  de várias formas:
1. O reconhecimento tardio de quem é Deus (Ne 9.32-37). O povo de Israel conhecia o poder de Deus e sabia que Ele é Grande, Poderoso, Temível, Fiel e Justo – mas desafiou a Deus, rebelou-se contra Ele e não consideraram à sua Lei, tapando os ouvidos para ela e no coração desprezou o Senhor. Eles professavam uma fé que vivia em desacordo com ela.
2. O reconhecimento que o pecado se estendeu aos líderes políticos e religiosos (Ne 9.34). O pecado começou pelas lideranças mas todos eram culpados do pecado da soberba, da desobediência, da idolatria, do assassinato e da ingratidão (Ne 9.16-18, 26, 35).
3. O reconhecimento de uma grande ingratidão (Ne 9.35). Deus lhes deu terra e fartura, mas o povo ingrato não serviu a Deus, nem se converteu de suas más obras (Ne 9.35), e agora estavam nessa mesma terra como escravos, debaixo de grande angústia (Ne 9.37).
4. O reconhecimento de uma servidão assoladora (Ne 9.36,37). O pecado trouxe escravidão e esta estendeu-se à terra, aos corpos e aos bens – o fruto do trabalho de cada um.
5. Finalmente, o reconhecimento da necessidade de um profundo clamor (Ne 9.32-34,37b).
ADM Queluz-Portugal
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9).
Para que sejamos restaurados devermos seguir o exemplo de Israel naquele tempo: arrepender-se, confessar e abandonar a prática do pecado.

Fontes:
ADM Odivelas em Obras
10.2008




RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.


KIDNER, Derek. Esdras e Neemias – Introdução e Comentário. Edit. Vida Nova


ROSNER, Brian S. e ALEXANDER, T. Desmond.  Novo Dicionário de Teologia Bíblica – Edit. Vida


ADM-Odivelas - Quase pronta:
1 semana antes da inauguração-12.2008






ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionário Teológico – Nova Edição Revista e Corrigida - CPAD








LOPES, Hernandes Dias. NEEMIAS – O líder que restaurou uma nação – Edit. Hagnos












ADM Odivelas- 1 semana antes da inauguração
12.2008
ADM Odivelas em Vigília de Oração pról desenvolvimento das obras
 no início do inverno europeu
10.2008 - madrugada de 4 graus abaixo de zero
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD






















Bíblia de Estudo Pentecostal-CPAD
1ª. Reunião para planejamento da construção
ADM-Odivelas - 08.2011
Mssª. Laudicéa Barboza e Mssª. Maria Aparecida
ADM-Odivelas inaugurada
aos 16.12.2008 - Valeu a pena a coragem de avançar
Mssª. Laudicéa Barboza


















Bíblia
Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã 

Um comentário:

  1. Seja um aluno da Escola Dominical e cresça aprendendo para aprender crescendo.

    ResponderExcluir