Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2011

AS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO - Programa 034 de 28.10.11

Programa Missionário “Andando Por Onde Jesus Andou”.
Produção e Apresent. do Pr. João Barbosa da Silva e da Mssª. Laudicéa Barboza
Às 5ª e 6ª. Feiras de 12 às13h (Horário do Brasil) em www.radioplenitude.com.br
Em nosso SITE www.nasendadacruz.com  assista diariamente a reapresentação de um de nossos Programas “Andando por Onde Jesus Andou”


COMADALPE Caetés.3-08.2011
PARTE.1
“..... E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram” (At 13.1-3).
O apóstolo Paulo não foi o primeiro missionário de sua época, entretanto pode ser considerado o maior, haja vista o seu preparo intercultural para evangelizar o mundo judaico e o mundo greco-romano, como cidadão de ambos. Também judeu da tribo de Benjamim, Paulo conhecia as Escrituras.
Cidade de Tarso
Nascido em Tarso, Saulo era um detentor da cultura grega e cidadão romano, conhecia o latim.
Sendo fariseu, Paulo vertia um ódio implacável contra os cristãos, que enxergava como traidores do povo judeu e da Lei. Assim teve participação no apedrejamento de Estevão e portava cartas autorizando prender os cristãos.
Conversão de Saulo no caminho
de Damasco
Indo para Damasco, no ano 34, Paulo teve um encontro com Cristo (At 9), que transformou sua história de forma radical; e de perseguidor, Paulo tornou-se perseguido, missionário e apóstolo.
Batismo de Paulo por Ananias
Após ter sido batizado por Ananias, Paulo recolheu-se ao deserto da Arábia, onde pôde preparar-se para a sua trajetória missionária. Três anos depois veio a Jerusalém encontrar-se com Tiago e Pedro.
Essa nova visão de Paulo, o impulsionou a convencer seus irmãos judeus da verdade sobre Jesus, e a partir de então, começaram as perseguições. 
Em suas viagens mundo afora,  Paulo sempre enfrentava
problemas com os judeus
Os judeus nunca perdoaram a Paulo e o viam como o maior traidor do povo e da fé judaica.
Entretanto, este foi o contexto que o Espírito Santo utilizou para levar o apóstolo Paulo ao caminho da evangelização entre os pagãos, e entre todos os povos.
Judéia
 A missão cristã não se limita por fronteiras nem obstáculos. O Evangelho é pregado na Judéia, Samaria, Fenícia, em Chipre e Antioquia, tanto para os judeus como para os gentios.
Aproveitando o convite de Barnabé, no ano 42, Paulo vai para Antioquia e nunca mais parou de anunciar o Evangelho e fundar igrejas por onde quer que pasasse.
Antioquia da Psídia
A igreja de Antioquia foi fundada por missionários anônimos que fugiam da perseguição em Jerusalém depois da morte de Estevão, onde pela primeira vez os discípulos foram chamados de “cristãos” (At 11.26). Não se conhece o nome de quem fundou essa igreja, pois quando Paulo e Barnabé ali chegaram já encontraram uma igreja florescente.
O apóstolo Paulo empreendeu três viagens missionárias: Na primeira (45-47) foi a Chipre e à Ásia Menor, tendo como companheiros Barnabé e João Marcos.

Antioquia da Psídia
1ª VIAGEM: Antioquia, terceira cidade do império romano, foi a base de partida para a evangelização do mundo. Sua situação geográfica, encruzilhada de culturas e intercomunicações do Oriente Mediterrâneo, fez de Antioquia, ao invés de Jerusalém, o ponto de partida para as missões mundial.
A florescente igreja de Antioquia decidiu enviar a Barnabé e a Paulo como missionários. O primeiro porto de escala na primeira viagem missionária foi 
Salamina, na ilha de Chipre, terra natal de Barnabé, um campo muito propício para à obra missionária porque havia ali uma grande população judaica. Alguns anos antes o evangelho já havia sido pregado em Chipre, com algum sucesso (At 11.19,20).
Perge na Panfília
De Salamina eles atravessaram a ilha até Pafos e de lá seguiram para Perge, capital da Panfília, no Sul da Ásia Menor. Paulo já havia pregado o evangelho na Silícia, quando se converteu a Cristo, e voltou para Tarso (At 9.30), de onde Barnabé o trouxe para Antioquia da Síria (At 11.25,26)
Paulo desembarcou em Atália, porto marítimo de Perge, de onde João Marcos, sobrinho de Barnabé que o acompanhavam auxiliando na viagem retornou para casa e Paulo e Barnabé seguiram viagem para Antioquia da Psídia, que ficava na Frígia, mas muito perto da Panfília.
Prosseguindo foram a Icônio e de lá para 
Listra
Listra e Derbe que pertenciam a província romana da Galácia. Em Derbe, Paulo encerra sua primeira viagem missionária com grande sucesso e muitas pessoas se converteram a Cristo. Deus abrira a porta da fé aos gentios e eles tiveram acesso às bênçãos do evangelho (1Co 16.9; 2 Co 2.12; Cl 4.3).
2ª. VIAGEM: Em sua segunda viagem missionária nos anos 50-54 d.C, Paulo teve a companhia de Silas, ou Silvano como também era chamado. 
Chipre
E partindo de Chipre, chegaram à Macedônia e à Grécia.  A segunda viagem missionária de Paulo tinha três importantes objetivos:
1. Confirmar a fé dos irmãos (At 15.26).
Concílio de Jerusalém
2. Levar uma carta para ser lida nas igrejas com as decisões tomadas pelos apóstolos e Presbíteros no Concílio de Jerusalém (At 15.22-35).
3. Pregar o evangelho na província da Ásia.
Agora não mais a igreja de Antioquia da Síria, mas a igreja de Jerusalém enviou o apóstolo Paulo acompanhado por Silas, um dos mais notáveis homens entre os irmãos, e que tinha seguido com ele desde Jerusalém (At 15.22,27,40), visto que não houve acordo com Barnabé acerca de João Marcos (At 15.36-41).
Seguiram também o jovem Timóteo que se juntara á comitiva em Listra (At 16.1-3) e 
Troade
Lucas o médico amado que se uniu à comitiva missionária em Trôade (At 16.10,11). Antes que os missionários partissem, os irmãos da igreja em Jerusalém os recomendaram à graça de Deus pela oração e com certeza, pela imposição de mãos.
Os missionários partiram de Jerusalém em direção ao Norte e visitaram as igrejas de Antioquia da Síria e Tarso da Cilícia. Por onde passavam  liam a carta que traziam dos Apóstolos e presbíteros de 
Concílio de Jerusalém
Jerusalém com as decisões do Concílio (At 15.23).
Dessa região os missionários vão em direção Oeste, revisitando as igrejas em Derbe, última cidade da província da Galácia onde ele terminou sua primeira viagem missionária.
Da cidade de Derbe os apóstolos foram para Listra, onde Deus havia operado grandes milagres. Nesta cidade, Timóteo, a quem Paulo chama de meu amado e fiel no Senhor (1 Co 4.17), é incorporado á comitiva (At 16.1-5).
Cidade de Éfeso
O apóstolo Paulo, Silas e Timóteo, tencionavam pregar nas grandes cidades da Ásia e Paulo pretendia estabelecer uma base missionária em Éfeso; mas ainda não era chegado o tempo de Deus, e o Espírito Santo os impediu de pregar ali (At 16.6).
Paulo então se dirige para o Norte, pretendendo entrar na Bitínia, rica e importante província romana. Porém mais uma vez o Espírito Santo não os permitiu pregar naquela região (At 16.6,7). Não podendo pregar o evangelho na Ásia e na província de Bitínia, a comitiva partindo de Listra, seguiu em direção Noroeste.
Bitínia
 Assim, circundando o território da Ásia Menor passaram próximo a Bitínia, contornaram a Mísia, e chegaram à Trôade onde se puseram a contemplar o outro lado da estreita península, na expectativa de avançar para o continente europeu.
E a decisão foi tomada quando “à noite, sobreveio a Paulo uma visão, na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos” (At 16:9). A resposta de Paulo foi imediata. A vontade de Deus era levar o evangelho mais adiante, alcançando a Macedônia (Filipos).
Em Trôade, Lucas se junta a comitiva missionária (At 16.10-17), que agora é composta por Paulo, Silas, Timóteo e Lucas, o médico amado; uma tradição diz que Lucas era natural daquela região; e outros afirmam ser ele de Antioquia.
Os missionários não perderam tempo, partiram de Trôade e navegaram em direção Leste. Foram diretamente para Samotrácia,uma ilha onde pernoitaram e no dia seguinte viajaram para Neápolis. Pela primeira vez Paulo desembarca em terras da Macedônia com o objetivo de abrir as portas daquela região do mundo para o evangelho.
Filipo
De Neápolis, porto marítimo, seguiram direto para Filipo, a principal cidade do distrito da Macedônia. Paulo tinha por hábito ao chegar em uma cidade procurar em primeiro lugar uma sinagoga, como  ali não havia sinagoga e as pessoas piedosas se reuniam nos dias de sábado em um local fora das portas da cidade, Paulo com sua comitiva dirigiu-se para lá onde encontrou Lídia, natural da cidade de Tiatira, que ouvindo a mensagem do evangelho se converteu. Deus abriu o coração de Lídia e ela cedeu a sua casa para os missionários e para os novos irmãos (At 16.11-15). Ali foi estabelecida a primeira igreja e não somente Lídia, mas também as pessoas que moravam em sua casa foram batizadas.
Via Ignácia
De Macedônia, eles pegaram a Via Ignácia indo de Filipos até Tessalônica, Beréia e Acaia onde deixaram três igrejas fundadas. Nesta viagem Paulo também foi à Atenas – cidade da cultura e a Corinto – cidade da depravação.
Igreja em Corinto
Quando Paulo chega a Corinto, Deus já tinha providenciado todas as condições necessárias para a evangelização daquela cidade. A chegada de Paulo em Corinto coincidiu com a saída dos judeus de Roma por um decreto do Imperador Cláudio expulsando a Colônia Judaica daquela cidade. Por conseguinte, lá Paulo encontrou um casal de judeus expulsos de Roma:  Áquila e Priscila sua esposa. Eles tinham uma fábrica de tendas, onde Paulo conseguiu emprego para ganhar o seu sustento (At 18.1,2).
Cidade de Corinto
O evangelho penetra assim na alta sociedade de Corinto e pessoas influentes daquela cidade começaram a aceitar Cristo como Salvador. A primeira igreja Coríntia, foi na casa de Tito, o justo. Um dos homens mais nobres daquela cidade, um gentio que era cidadão romano e aceitou a fé cristã na sinagoga. Em Corinto Paulo permaneceu aproximadamente dezoito meses, onde muitos se converteram a Cristo.
Depois de uma longa permanência em Corinto, Paulo partiu em companhia de seus amigos Áquila e Priscila, atravessou o Mar Egeu e chegou à Éfeso (At 18.1-9).
Sinagoga em Jerusalém
Como de costume, inicialmente visitou a sinagoga, e os judeus ficaram tão impressionados com o que Paulo tinha a dizer que pediram para ouvir mais. Porém Paulo desculpou-se por causa de um compromisso em Jerusalém por ocasião da Festa da Páscoa ou Pentecostes (At 18.21).
Havia se passado mais de dois anos que Paulo tinha partido de Jerusalém junto com Silas; assim embarcou no porto de Éfeso e viajou aproximadamente mil e trezentos quilômetros até Cesaréia na Palestina, deixando em Éfeso Priscila e Áquila para continuar a obra que havia começado.
Ruínas romanas na cidade de Cesaréia
De Cesaréia ele seguiu um pouco mais de cem quilômetros até Jerusalém, visitou a igreja mãe e depois seguiu para o Norte até Antioquia da Síria, sua igreja de origem, realizando contatos com irmãos e amigos.
3ª VIAGEM:
Paulo era um obreiro que tinha objetivos e seguia uma estratégia ministerial bem definida;
Falar primeiramente aos judeus nas sinagogas, onde chegasse.
Ministrar nas cidades chaves e estratégicas;
Voltar às igrejas mães: Jerusalém e Antioquia;
Visitar as igrejas organizadas, fortalecendo os irmãos e confirmando os discípulos;
Antioquia da Síria onde encontra-se
a Igreja-Mãe
Na sua terceira viagem Paulo partiu de Antioquia, onde após permanecer alguns meses, levanta os olhos para os campos brancos para a ceifa. Estava chegando o outono do ano 54 d.C., quando ele partiu por terra com um destino bem definido, Éfeso, uma das principais cidades da Ásia Menor. Lá, permaneceu por mais ou menos três anos evangelizando na própria cidade e em todas as demais províncias da Ásia menos, principalmente as cidades do Vale do Lico. Sendo ajudado nesse trabalho por vários companheiros, em sua maioria filhos na fé.
Ilha de Patmos onde o apóstolo João ficou exilado
Em Éfeso, Paulo fundou uma florescente igreja nesta cidade onde o apóstolo João viveu e ensinou durante algum tempo. A carta de Cristo dirigida ao anjo da igreja que está em Éfeso não se relaciona com a igreja da cidade de Éfeso, mas com o primeiro período da igreja cristã, a igreja apostólica que se estendeu de Pentecoste até o final do primeiro século d.C., quando João, a última testemunha pessoal de Jesus faleceu.
Éfeso significa desejável. É a igreja do amor decadente. Representa a igreja do século I, isto é a igreja da época apostólica. A igreja de Éfeso foi muito bem estabelecida na doutrina bíblica. Paulo ensinou a palavra de Deus ali durante três nos (At 19.10; 20.31). Todos os ensinos básicos foram ministrados: “Porque jamais deixei de vos anunciar todo desígnio de Deus” (At 20.27).
Todo desígnio significa toda mensagem de Deus, todo seu plano, todo seu propósito. Pelo teor da epístola de Paulo aos Efésios, observa-se que essa igreja era profundamente espiritual. Mas o juízo deve começar pela casa de Deus, segundo está escrito em 1 Pe 4.17. Éfeso foi a igreja que João pastoreava quando foi desterrado para a Ilha de Pátmos, segundo a tradição cristã do primeiro século.
ACEITA O DESAFIO
Segunda Conferência Mundial Pentecostal das Assembléias de Deus
Lisboa-Portugal em 02.2008
Quando Paulo chegou em Éfeso, estabeleceu sua base missionária ali, e os frutos da primeira e segunda viagem já surgiram com todo vigor. Deus tinha levantado grandes homens – fruto do trabalho evangelístico por onde ele passou. Alguns eram responsáveis pelas igrejas em suas cidades entre os quais, estavam em Éfeso para receber Paulo, Epafas, que evangelizou as cidades da Frigia do Vale do Lico, Colossos, Laodiceia e Herápoles, em trabalho tão eficiente eu Lucas diz que todos os habitantes da Ásia ouviram o Evangelho (At 19.10).
Cidade de Tessalônica
Da Beréia tinha Sóprato, filho de Pirro. De Tessalônica tinha Aristarco e Secundo. De Derbe, uma cidade da primeira viagem missionário com o companheiro Barnabé tinha Gaio de Derbe, como era conhecido aquele obreiro. Tíquico e Trófimo, da província da Ásia – sendo o última um cristão gentio de Éfeso. E o que dizer de Timóteo, originária de Listra – companheiro de lutas e sofrimentos; homem fiel à toda prova.
O ministério de Paulo em Éfeso foi impressionante. A pregação do evangelho por quase três anos provocou uma grande agitação na cidade. Uma igreja forte ficou ali organizada.
O majestoso templo da deusa Diana na cidade de Éfeso
Durante a sua existência, homens como Paulo, Apolo, Timóteo e o apóstolo João, foram seus líderes.  A mensagem do evangelho abalou de tal maneira aquela cidade que a estrutura dos adoradores e dos negociantes, nos negócios ligados a deusa Diana foram afetados (At 19.23-28).


Fontes:
MELO. A. S. - A Verdade sobre as Profecias do Apocalipse – Edit.Edigraf Ltda - 1959
ALEXANDER, T. Desmond e ROSNER, Brian S. Novo Dicionário de Teologia Bíblica – Edit. Vida
WINTER, Ralph D. e Outros. Perspectivas no Movimento Cristão Mundial. Editora Vida Nova.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia Vol.2- Editora Hagnos
Bíblias: Estudo Pentecostal (CPAD) –
              Estudo de Genebra (Edit.Cultura Cristã e Soc. Bíblica do Brasil)
              A Bíblia em Ordem Cronológica – Edit.Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário