Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS - Lição 08 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)







Neemias 10.28-33
Pr. João Barbosa


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1. Compreender que a Bíblia é o guia para que tenhamos uma vida vitoriosa e abundante.
2. Conscientizar-se de que o crente não pode se casar com idólatras.
 3. Estabelecer um dia na semana para adorar ao Senhor.
INTRODUÇÃO
Compromisso é a forma pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, sendo portanto, um propósito, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita pela própria pessoa.
O vocábulo dicionarizado também remete à ação ou ao efeito de prometer dar, dizer ou fazer alguma coisa em cumprimento do prometido.
ADM-Queluz-Inaugurada em Maio 2007
Portugal - 3ª. Igreja
Depois que o povo de Israel ouviu a  leitura da Palavra, caiu sobre eles o temor de Deus e uma profunda contrição seguida de arrependimento e disposição para nunca mais pecar contra Deus. 
ADM-Queluz - Portugal
Quando então se comprometeram de forma verbal e escrita assumindo a responsabilidade e o compromisso de obedecerem a lei do Senhor, abrindo mão de tudo que não fosse aprovado por Deus inclusive dos casamentos mistos.

ESBOÇO
Através de registros descobrimos a importância do ato de ler. Esse ato complexo, que envolve além de conhecimentos fonéticos, a construção de sentidos para não somente o que lê, mas também para aquele que ouve a leitura.
Todo o processo construtivo e reflexivo para o avivamento, o arrependimento e o comprometimento nos dias de Neemias, partiu da leitura do livro da Lei quando o povo de Deus foi levado ao mergulho desencadeado pelo conteúdo lido no texto bíblico.
A experiência mostra que após uma leitura atenta, ninguém sai de um texto a mesma pessoa que entrou, haja vista a apropriação de novas formas de ver, de sentir e de agir que se desencadeiam na construção de sentidos
Escola Dominical-Queluz Pontinha-Portugal
– “De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus” (Rm 10.17). Foi exatamente o que aconteceu com o povo quando ouviu a leitura da Palavra.
Considerando que esse é o processo literal, podemos ter a dimensão do que acontece quando essa leitura é originária da Palavra de Deus
– “viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes e penetra até ao mais fundo da alma e das juntas e medulas” (Hb 4.12).
ADM Pontinha
O benefício da leitura da Palavra de Deus promoveu o avivamento experimentado pelo povo de Deus fazendo com  que os israelitas assumissem um compromisso de obedecer ao Senhor e à sua Palavra. 


Compromisso esse assumido de forma pública: verbal e escrita. Todos afirmaram que tomariam as seguintes atitudes:
1. Servir a Deus e sua Palavra com inteireza de coração (Ne 10.29);
2. Manter-se separado do mundo – como povo santo  (Ne 10.30, 31);
3. Sustentar a obra do Senhor com seus dízimos e ofertas voluntárias (Ne 10.32-39).
O avivamento do povo de Israel nos dias de Neemias foi evidenciado a partir do momento em que o povo se reuniu para ouvir a leitura da Palavra. A Bíblia é o fundamento para qualquer mudança verdadeira e genuína.
Jerusalém
Não podemos colocar outra base além desta que recebemos de Deus. Jerusalém já havia passado por uma grande reforma física, econômica e social:
os muros foram reconstruídos e as portas levantadas; os ricos devolveram os bens que haviam tomado dos pobres, suas casas, suas terras. Os sacerdotes retornaram ao zelo da Casa de Deus.
Em seguida veio a reforma espiritual envolvendo o povo e as lideranças. Após a leitura da Palavra de Deus o povo experimentou um puro e profundo avivamento e foram levados a assumir um solene compromisso de obedecer piamente ao Senhor e à sua Palavra.
Muralhas de Jerusalém
Impulsionados pelo efeito e poder da Palavra, fizeram um trato com Deus, isto é um concerto, um acordo verbal, escrito e autenticado pelas suas lideranças em testemunho, conforme narrado em Ne 9.38
“E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos: e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes”.
O resultado da Palavra de Deus produziu fome espiritual e a sua reflexão, um profundo arrependimento e contrição conduzindo-os a buscar a presença de Deus em oração com grande choro e pedido de perdão pelos pecados outrora cometidos.
Um choro vertido por dois ângulos, o do arrependimento e o da alegria da obediência, da restauração do relacionamento com Deus, algo vital para os seres humanos.
A reforma espiritual daqueles dias foi uma das mais profundas de toda a história do povo de Israel e se desenrolou sobre dois pilares: 
Doutrina pelo ensino da Palavra e Experiência prática através da vivência do que foi acordado e selado.
Queluz
Inaugurando ADM-Queluz-Portugal 2007




Nós, povo de Deus dos dias atuais, precisamos de uma nova reforma, precisamos voltar aos ensinos da Palavra de Deus e com temor e tremor, comprometermo-nos em obedecer ao Senhor e à sua Palavra.
Precisamos mostrar na vida prática o temor do Senhor, e como o povo dos dias de Neemias, voltarmo-nos para a Palavra de Deus, deixando de lado os atalhos produzidos pelos diversificados ventos doutrinários, desprezando as doutrinas de homens e firmando-nos na Palavra de Deus. A Palavra de Deus foi a base de toda reforma.
No estudo do Livro de Neemias encontramos três passos determinantes na Reforma Espiritual:
1. A reforma começou quando o povo voltou-se para a Palavra de Deus. Tudo começou quando o povo de Israel reuniu-se para dar ouvidos à leitura da Palavra de Deus (Ne 8.1). 
Não é possível haver mudanças sem os parâmetros da Palavra de Deus (Ne 8.13,18).
É a Palavra de Deus que converte os pecadores e é pela Palavra de Deus que nos santifica e nos deixa aptos para fazer sua obra.
2. A reforma começou com sua base e seus limites estabelecidos pela Palavra de Deus. O compromisso foi feito com a Palavra e para obedecerem à Palavra. 
Andando por ela, guardando-a e cumprindo os seus mandamentos, juízos e estatutos.
O conhecimento da Palavra de Deus produz transformação e aquisição de uma experiência evidenciada em cada vida de forma prática. 
Muitos dizem crer na Bíblia, mas não obedecem aos seus ensinos, deixando evidente pelas próprias atitudes que não acreditam na Palavra de Deus.
ADM-Queluz Portugal
Tudo pronto para inaugurar - Um milagre de Deus em Portugal
Nos tempos pós-modernos o conceito de ter é mostrar, ou seja precisamos não somente dizer que somos salvos, mas ir além da verbalização transpondo barreiras para uma ação eficaz demonstrada na vivência: falando e agindo como salvo.
3. A reforma começou quando o povo deixou o sentimento e partiu para a ação (Ne 9.38). A fim de que o compromisso não ficasse apenas na emoção do momento, o povo firmou um concerto, uma aliança com o Deus da aliança e que guarda as alianças para sempre. 
Eles escreveram e assinaram comprometendo-se pessoalmente, coletivamente e publicamente com Deus.
Queluz
No contexto da reforma espiritual é importante destacar o indiscutível posicionamento das lideranças como exemplo para o povo (Ne 9.39; 10.1-27).
Os líderes estavam à frente da aliança e de mãos dadas com o povo. Neemias, o governador de Judá, foi o primeiro a colocar seu selo sobre o documento (Ne 10.10). 
Com esse exemplo, seguiram os sacerdotes no mesmo propósito  (Ne 10.2-8), em seguida foram os levitas (Ne 10.9-13), os chefes de famílias (Ne 10.14-27) e finalmente, o resto do povo, o que foi fundamental para a reforma (Ne 10.28,29).
A Reforma Espiritual alcançou não somente as lideranças, mas com o exemplo dela, todo o povo aderiu desde homens a mulheres e até mesmo as crianças menores que podiam compreender (Ne 8.12; 10.28), participaram desse juramento e assumiram o compromisso de andar com Deus e obedecer á sua Palavra.
Odivelas em Obras-12.2008
O compromisso da reforma (Ne 10.28), é o mais sério documento que encontramos dos tempos antigos, o qual retrata as preocupações tanto do povo quanto dos seus líderes em relação ao futuro da nação de Israel. 
Escrevendo e selando o pacto, assumiram sete compromissos com Deus:
Pontinha-Consagração de Evangelistas e Pastores-2007




1. Consagração a Deus (Ne 10.28) – A mistura das raças entre os judeus não seria tanto uma questão de pureza ou preconceito racial,  mas de preservação da religião e de fidelidade a Deus. 
A mistura de credos levaria a um enfraquecimento das relações com Deus.
Coral Infantil-Pontinha
2. Observância da Palavra de Deus (Ne 10.29). A obediência à Palavra de Deus era a garantia de poderem esperar as bênçãos de Deus.
Nada dos tempos passados lhes despertava interesse. Eles estavam decididos e entraram em aliança para andar na lei de Deus, cumprir, e cumprir os mandamento do Senhor era o grande projeto de suas vidas. 
Na verdade buscavam uma mudança de vida – uma reforma.
Pontinha-2008
3. A proibição do casamento misto (Ne 10.30). Essa determinação é um  princípio espiritual que trata da lealdade a Deus.
As uniões mistas com estrangeiros pagãos era condenada pela lei (Ex 34.12-16), mas era permitida quando o estrangeiro era convertido a Deus. Mas uma vez enfatizamos que a proibição não era uma questão de descriminação racial, mas de pureza espiritual.
Pontinha-Consagração de Missionárias
4. A observância do Dia do Senhor (Ne 10,31). A quebra do sábado era  naquele tempo, dentro daquela economia, uma desobediência, uma quebra ao mandamento de Deus.
Até a morte e ressurreição de Cristo o sábado era o dia do descanso, depois de sua morte e ressurreição o domingo é o dia de descanso do povo de Deus.
Coral da Bahia de passagem para
a Conferência Mundial Pentecostal-Lisboa Portugal
5. Observância do ano sabático (Ne 10.31.b). O ano Sabático era o ano de descanso da terra (Ex 23.11), e o ano do jubileu, o ano do perdão das dívidas.
O povo precisava compreender que a terra era de Deus e que somos apenas mordomos. 
O propósito de Deus não era apenas o de mordomia mas também de confiança na providência divina, ao mesmo tempo que libertava o povo do espírito ganancioso.


6.A observância das ofertas para manutenção do culto (Ne 10.32-34). Eles deviam prover a casa de Deus de todos os elementos do culto: os pães, o holocausto, a lenha. 
Sistema de Ofertório na ADM-Portugal
Os sacerdotes e os levitas não somente cobravam do povo. Eles também com alegria e sacrifício ofertavam para a manutenção da Casa de Deus.
7. A observância dos dízimos (Ne 10.35-39). O dízimo é primícia e não sobra (Ne 10.35-36). O dizimo deveria ser recebido e administrado com transparência pelos levitas (Ne 10.37-39). Os levitas também deveriam ser dizimistas. 
Reter os dízimos é defraudar a Casa de Deus (Ne 10.38,39).
Culto das Primícias
Ajudando uma Comunidade de Ciganos
evangélicos da Pontinha
O nosso compromisso com Deus deve ser de forma abrangente e não apenas em 






áreas específicas de nossa vida. 
Mas começa com a santificação, passando pelo o casamento, o serviço a Deus, a adoração ao Senhor e à contribuição para manutenção da obra.






Irmãos Ciganos na Pontinha
Fontes:
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.










DAVIS, John. Novo Dicionário da Bíblia – Ampliado e Atualizado. Editora Hagnos








DAVIDSON, F.. O Novo Comentário da Bíblia. Editora Vida Nova















RICHARDS, Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. Editora Vida




Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Encyclopaedia Britannica do Brasil. Publicações Ltda.
Natal na ADM-Odivelas
09 dias após inauguração-2008
ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionário Teológico – Nova Edição Revista e Corrigida - CPAD
LOPES, Hernandes Dias. NEEMIAS – O líder que restaurou uma nação – Edit. Hagnos
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD
Bíblias: Estudo Pentecostal-CPAD / Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíb.do Brasil 


Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário