Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

NEEMIAS LIDERA UM GENUÍNO AVIVAMENTO - Lição 06 - 4º. Trimestre 2011 EBD-CPAD (Esboço)

 Neemias 8.1-3, 5, 6, 9, 10
Pr. João Barbosa
Adquira os Cds das Mensagens do Programa Andando por Onde Jesus Andou e também Mensagens do Pr. João Barbosa em Portugal, entrando em contato conosco pelo MSN ou email laudiceabarboza@hotmail.com ou pelos telefones: 81 81937981 / 4104 1491 
Temas: Missões, Ecologia, Escatologia, Cura Divina, Idolatria, A Obra do Esp.Santo



COMADALPE-Tacaruna--05.11.2011
OBJETIVOS DE   
            APRENDIZAGEM:

1.    Saber que um genuíno avivamento só pode ocorrer a partir do estudo e da prática da Palavra de Deus.


2.Compreender que a Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus.


3.  Conscientizar-se  de que o genuíno avivamento ocorre 
          quando há entendimento da Palavra de Deus.
                              INTRODUÇÃO
Muralhas de Jerusalém
Depois da reconstrução do templo nos dias de Zorobabel e da conclusão da reconstrução dos muros sob a liderança de Neemias -  “E acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco de elul, em 52 dias.
 E sucedeu que, ouvindo todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios que havia em roda de nós e abateram-se muito em seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra” (Ne 6.15,16) – Jerusalém renasce dos escombros e das ruínas para desespero dos inimigos da obra de Deus.
Muros de Jerusalém Reconstruidos
Tobias e Gesem ainda tentam sobornar Neemias
mas não mais há brechas- Glorias a Deus!!!
Todas as tentativas dos adversários foram em vão, porém, a maior obra ainda estava por vir – o grande reavivamento espiritual promovido pela leitura da Palavra de Deus (Ne 8.2-6).
Jerusalém
Esta reforma implementada por Neemias em Jerusalém restaurando a autoridade da Palavra de Deus sobre o povo é um marco na história do povo de Deus para as gerações.
O grande impacto causado pela leitura da Bíblia por Esdras não tem precedentes; e somente aconteceu algo semelhante durante a Reforma do Sec. XVI, afirma Paul Freston. 
ESBOÇO
Nos dias de Esdras quando o povo se juntou para ouvir a Palavra de Deus, homens, mulheres, crianças maiores e todos os sábios se reuniram para ouvir o sacerdote Esdras ler e explicar a Palavra de Deus; desde o nascer do sol até o meio dia, um período de cerca de seis horas.
Quando Esdras abriu o livro todo o povo se pôs em pé, representando sua reverência pela Palavra. Esse gesto, tornou-se característico na história do povo judeu durante as cerimônias realizadas nas sinagogas.
Sinagoga de Cafarnaum

E Esdras antes de ler, levou o povo a orar e a louvar com a finalidade de identificar-se com Deus e reconhecer que ele é a fonte de todas as bênçãos para o seu povo – “E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo povo respondeu; Amém! Amém! Levantando as mãos, inclinaram-se e adoraram ao Senhor, com o rosto em terra” (Ed 8.6; Sl 103.1).
Os levitas explicaram completamente o significado da Lei de Deus de forma tal que o povo entendesse o sentido e obtivesse o discernimento do que estava sendo lido na Lei de Deus. 
E quando o povo compreendeu a Palavra de Deus, o povo chorou ouvindo os altos padrões da Lei e reconhecendo sua baixa posição diante do Senhor, o povo se converteu ao Senhor.
COMADALPE-Culto de Missões-Tacaruna-05.11.2011
Crianças aprendendo o caminho em que deve andar
Dessa forma o povo experimentou um profundo quebrantamento. Estavam entristecidos e choravam reconhecendo os seus pecados, mas os levitas passavam entre eles e os animavam dizendo que não ficassem tristes, mas se alegrassem, porque aquele era um dia de celebração (Ne 8.9,10).
COMADALPE-Tacaruna-C.Missões-05.11.2011
Esdras e os levitas estavam alegres em ver a convicção do povo e o encorajaram a parar de chorar, lembrando que aquele dia era consagrado ao Senhor, não sendo, portanto, tempo de chorar, mas, de celebrar.
Festa das Trombetas = Dia sagrado de descanso
Fossem para casa e fizessem uma festa; repartindo sua comida e seu vinho para quem não tivesse nada preparado (Ne 8.11,12), e dizia: esse dia é sagrado ao Senhor; a alegria do Senhor é a nossa força. Naquele dia, o dia primeiro do sétimo mês estava sendo comemorada a Festa das Trombetas, provavelmente lembrando que o Dia da Expiação se aproximava (ao décimo dia do mês).
E como preparação daquele dia, Deus queria que Israel pensasse nas coisas espirituais e especialmente no seu relacionamento com ele segundo o concerto.
Igreja do Benfica - Lisboa-Portugal - 05.2006
O ensino fiel e eficaz das Escrituras Sagradas atingem as três áreas vitais da vida humana conforme podemos observar com os filho de Esdras e Neemias.
Em primeiro lugar, atinge o intelecto – “Eles iam lendo o livro da Lei e traduzindo; e davam explicações para que o povo entendesse o que era lido” (Ne 8.8).
O ensino eficaz da Palavra de Deus é dirigido em primeiro lugar à mente. O culto deve ser racional. Devemos apelar ao entendimento (Ne 8.2,3,8,12).
COMADALAPE-Tacaruna - Grupo da Oração
Missionária comemora 3º. Aniversário - 05.11.2011
Em segundo lugar o ensino eficaz da Palavra de Deus atinge a emoção (Ne 8.9-12). Esse fato pode ser provado por duas razões do povo ao ouvir a exposição da Palavra de Deus. A primeira razão foi choro pelo pecado (Ne 8.9).
A Palavra de Deus produz quebrantamento, arrependimento e choro pelo pecado. O verdadeiro conhecimento nos leva às lágrimas. Quanto mais perto estivermos de Deus, temos mais consciência de que somos pecador e mais choramos pelos pecados que cometemos diante de Deus.
COMADALPE - Dirigente da Oração Missionária
 em Tacaruna - 05.11.2011




O emocionalismo na maioria das vezes é inútil, 


mas a emoção quando vem pelo entendimento é parte essencial da vida cristã. 
É literalmente impossível compreender a verdade sem ser tocado por ela (Jo 8.32,36).
COMADALPE Tacaruna - 05.11.2011
Oração Missionária - Assistente da Área em Missões
A segunda emoção foi a alegria da restauração (Ne 8.10). As festas deveriam ser celebradas com alegria (Dt 16.11-14).
COMADALPE-Caetés.3 - 10.2011
A alegria possui três características importantes:


1. Sua origem é divina – “A alegria do Senhor”. Essa não é uma alegria circunstancial e momentânea ou sentimental, é a alegria do Deus indizível e cheia de glória.
2. A alegria tem um conteúdo bendito. Deus não é apenas a origem, mas o conteúdo dessa alegria. O povo regozija-se não apenas por causa de Deus, mas em Deus: sua graça, seu amor, seus dons. E na presença de Deus que há fartura de alegria.
COMADALPE-T.Sede-2011
3. A alegria tem um efeito glorioso –  “A alegria do Senhor é a nossa força”. Quem conhece essa alegria não olha para traz como a mulher de Ló. Quem bebe das fontes das águas vivas não vive cavando cisternas rotas. Quem bêbeda água da rocha não sente saudade do Egito. 
                         
                          Essa alegria é a nossa força. 
Uma vez Missionários - Missionário (a) para sempre.
A experiência prova que MISSÕES é um caminho sem volta
Foi por causa dessa alegria que Paulo e Silas tiraram forças para cantarem na prisão lá em Filipo. Essa é a alegria que os mártires sentiram na hora da morte.
A terceira atividade vital atinge a vontade (Ne 8.11,12). Isso pode ser provado por duas razões tomadas pelo povo depois de ouvir a Palavra de Deus.
1. Obediência a Deus (Ne 8.12). O povo obedeceu à voz de Deus e deixou o choro e começou a regozijar-se.
COMADALPE Tacaruna - 3º. Ano de joelhos solidárias aos missionários
e às almas que precisam de salvação
2. Solidariedade ao próximo (Ne 8.12). O povo decidiu compartilhar o que tinha com aqueles que nada tinham (At 2.44). 
COMADALPE Tacaruna - Orando por Missões
Jovem e Cristã Evangélica - Um estilo de vida




O povo começou não apenas a alegrar-se em Deus, 
mas a manifestar seu amor ao próximo, 
                      enviando porções àqueles que nada tinham.
  


Fontes:

RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico –  Antigo Testamento. Edit. Central Gospel.
KIDNER, Derek. Esdras e Neemias – Introdução e Comentário. Edit. Vida Nova
BUBECK, Mark I. O Reavivamento Satânico – Edit. Candeia
LOPES, Hernandes Dias. NEEMIAS – O líder que restaurou uma nação – Edit. Hagnos
Manual do Professor de Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2011– EBD-CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal-CPAD
Bíblia de Estudo Despertar – NTLH – Soc. Bíblica do Brasil
Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã 

Um comentário:

  1. Seja um Neemias e reconstrua seu país, sua casa, sua família, seus casamento e sobretudo sua intimidade com Deus - Não esqueça que a sua graça é sem limite - Você não pode perder essa chance

    ResponderExcluir