Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O GOVERNO DO ANTICRISTO - Lição 10 - 2º. Trimestre 2012 - EBD-CPAD – Esboço


 Apocalipse 13.1 - 9
                                              pastorjoaobarbosa@gmail.com

Assessoria literária redacional e pedagógica da Mssª. Laudicéa Barboza da Silva  laudiceabarboza@hotmail.comhttp://nasendadacruz.blogspot.com  Visite-nos e confira nossas produções bíblico-literárias e pedagógicas contextualizadas com os temas




OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Definir o termo Anticristo.
  2. Explicar como se fará o aparecimento e o governo do Anticristo
  3. Saber a plataforma e o fim do seu governo.

Esboço:
As profecias bíblicas claramente falam sobre o surgimento do Anticristo no final dos tempos. Mas de cem passagens das Escrituras o descrevem, revelando sua origem, sua nacionalidade, seu caráter, sua carreira e sua conquista global.
O termo “anticristo” pode ser aplicado tanto ao indivíduo como ao sistema que ele representa. Curiosamente, a palavra “anticristo” (grego gr. anthichristos) aparece apenas em 1João 2.18-22; 4.3, e 2Jo 7. O apóstolo João usou-a no singular (“anticristo”) e no plural (“muitos anticristos”). João dá a entender que seus leitores haviam ouvido que o Anticristo viria no futuro. Então, ele os surpreende dizendo que muitos anticristos já tinham vindo.
João descreve estes anticristos menores como mentirosos que negam que Jesus é o Cristo (1Jo 2.22). Neste sentido, anticristo é qualquer falso mestre que nega a pessoa e a obra de Jesus Cristo. Tais mestres são verdadeiramente anti (contrários a) Cristo.
Em 1Jo 4.1-3 o apóstolo nos orienta para provar os espíritos e para nos certificarmos de que estes realmente provêm de Deus. Ele nos alerta de que muitos falsos profetas (gr. pseudo-profethes) “tem saído pelo mundo afora”. São pessoas que não reconhecem que Jesus vem de Deus. Dentro desse contexto, João adverte que “o espírito do anticristo já está no mundo”.
O anticristo será uma espécie de imitação da encarnação. Porquanto Satanás estará com ele, habitando nele; e assim será ele a personificação da mais elevada forma de maldade possível. Sua inteligência será astronômica, mas inteiramente perversa e destruidora. Tal como se dá no caso de Satanás (2 Ts 3.9; Ap 13.2-5). Satanás será adorado indiretamente por meio do anticristo (Ap 13.4).
O seu aparecimento se dará imediatamente antes do período chamado “Grande Tribulação”, que na palavra profética se refere a septuagésima semana de Daniel. É nesse período de sete anos dividido em duas partes que o Anticristo estabelecerá o seu governo na terra; sendo que a capital administrativa segundo acreditam eminentes teólogos será Roma – a cidade dos Sete Montes, e a capital espiritual – Jerusalém.
O Anticristo contará com um “profeta”, um “precursor”, a exemplo de João Batista (Ap 13.1-8; 16.13; 19.20; 20.10). Esse precursor acredita-se será a “Besta que sai da terra”, (Ap 13.11), ao passo que o próprio Anticristo será a “Besta que sobe do mar” (Ap 13.1).
Apocalipse 12 – 13, apresenta uma “trindade profana”: dragão – anti-deus, besta – anticristo e falso profeta anti-espírito. O verdadeiro poder, por trás do Anticristo é, portanto, Satanás. O “pai da mentira” é a origem de todo engano que condenará multidões ao juízo de Deus (2 Ts 2.11).
O Anticristo será o mais notável homem político que o mundo já conheceu. Ele aparentará ser o maior ícone da inteligência e do poder humano. Suas características encontram-se descritas nas Escrituras:
  1. Intelectualmente poderoso e orador impressivo (Dn 7.20)
  2. Mestre político (Dn 11.21)
  3. Possuidor de grandes habilidades comerciais (Dn 8.25)
  4. Gênio militar (Dn 8.24)
  5. Perito administrador (Ap 13.1,2)
  6. Expert em religião (2 Ts 2.4).
Possivelmente, a característica mais marcante do seu parágrafo é a descrita em Dn11.21, onde lemos que ele virá caladamente e tomará o reino com  engano, fortalecido pelo pai da mentira (Jo 8.44). Muitos acreditam que será o próprio Satanás encarnado, o que explica a situação milagrosa (Ap 13.3).
Com o arrebatamento da igreja, o mundo mergulhará num caos político e administrativo, econômico e financeiro sem precedente na história da humanidade.
É nesta incerteza que surge um líder mundial capaz de acalmar as massas e conter o caos político econômico, social e militar. O capítulo 6 de Apocalipse pela natureza dos seus estupendos eventos sobrenaturais e pelo contexto geral das Escrituras, assinala o início da septuagésima “semana” de Daniel cap 9.24-27, cuja ação estende-se até o cap. 18 e parte do cap. 19 de Apocalipse quando se dá a volta dos Rei dos reis e Senhor dos senhores com grande poder e glória.
“Quando do céu se manifestar o Senhor Jesus, com os anjos do seu poder, em chamas de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Estes sofrerão a penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” (2Ts 1.7-9).
Os capítulos 6 a 9 de Apocalipse cobrem a primeira parte da Grande Tribulação. É o princípio das dores de que falou o Senhor Jesus em (Mt 24.1-14). Esta passagem refere-se a Israel e ás nações da terra, e ocorrerá quando a igreja já tiver sido arrebatada para os céus.
Os capítulos 10 a 18 cobrem a segunda parte da Grande Tribulação. Os últimos três anos e meio são os piores, conforme a profecia de Dn 9.27 e dos capítulos 10 a 18 de Apocalipse acima citados. Disso também falou Jesus no sermão do Monte das Oliveiras (Mt 24.15.31).
Nesse tempo será tal a aflição e aperto, que, se durasse mais ninguém escaparia com vida. “Se aqueles dias não fossem abreviados ninguém seria salvo” (Mt 24.22).
O capítulo 13 de Apocalipse nos mostra com grande precisão o surgimento desse carismático líder mundial capaz de convencer Israel a entregar sua segurança aos seus cuidados, e os árabes a aceitarem destruir a mesquita de Omar e permitir a Israel a reconstrução do templo que será mais suntuoso do que o templo de Salomão, o templo reconstruído por Zorobabel e o templo de Herodes dos dias de Cristo e dos apóstolos destruído no ano 70 d.C. A aliança que fará com Israel e os árabes será rompida depois de três anos e meio.
Esse líder será tão terrível que João o descreve como a besta que subiu do mar, tendo sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, o nome de “BLASFÊMIA” (Ap 13.1).
João contempla quando o dragão que é a antiga serpente e Satanás dá ao Anticristo o seu trono e grande poderio (Ap 13.2). Segundo afirmam alguns teólogos, esse líder sofrerá um grande atentado terrorista e será dado como morto, mas conseguirá sobreviver e toda a terra ficará maravilhada.
O povo da terra vai adorar o dragão que deu a besta o seu poder “E adoraram a besta dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra a besta? Foi-lhe dada uma besta para proferir grandes coisas e blasfêmias e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses” (Ap 13.5). Este é o período propriamente dito da Grande Tribulação.
Existe uma segunda besta diferente da primeira que subiu do mar. Esta sobe da terra; tem dois chifres semelhantes a de um cordeiro; e falava como o dragão (Ap 13.11). Esta segunda besta exerce todo o poder da primeira besta na sua presença e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal foi curada.
E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu á terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos homens que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera ferida de espada para que também a imagem da besta falasse e fizesse que fossem mortos todos que não adorassem a imagem da besta (Ap 13.14,15).
Nesse período, todo aquele que for chamado de cristão ou que invoque o nome de Cristo será morto. Mesmo assim, muitos milhões em todo o mundo, preferirão perder suas vidas, mas seguir a Cristo, pela pregação dos cento e quarenta e quatro mil judeus puros, que enfrentarão o Anticristo em Jerusalém e também das duas testemunhas (Ap 11.3-11; 14.1).
A Bíblia apresenta pelo menos dez contextos para que se possa identificar o Anticristo quando este subir ao poder. A Bíblia nos dá detalhes suficientes para termos uma idéia geral de quem ele será quando Satanás, a fim de agir no cenário mundial, passar a inspirá-lo. Tais informações também deixam claro que apenas uma pessoa na história, poderá ser encaixado nessa descrição.
Muitos surgiram e desapareceram, mas haverá apenas um Anticristo.
1. Ele subirá ao poder nos últimos dias como um rei feroz de cara, e será entendido em adivinhações   (Dn 8.19,23).
2. Ele governará o mundo inteiro e lhe será dado o poder sobre toda a tribo e língua e nação (Ap 3.7).
3. Sua base será em Roma “A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada” (Ap 17.8,9).
4. Ele será inteligente e persuasivo (Dn 7.20).
5. Seu domínio será apoiado pela comunidade internacional (Ap 17.12,13).
6. Ele governará por meio do engano “E se fortalecerá sua força e prosperará, e fará o que lhe aprouver e fará prosperar o engano na sua mão; e, no seu coração, se engrandecerá” (Dn 8.24,25).
7. Ele controlará a economia global “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhe seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Ap 13.16,17).
8. Ele firmará um tratado de paz com Israel “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta  de manjares” (Dn 9.27).
9. Ele romperá seu tratado e invadirá Israel. Destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerras; estão determinadas assolações (Dn 9.26).
10. Ele afirmará ser Deus “O qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Ts 2.4).
Alguns estudiosos entendem que o Anticristo será um europeu que tomará o poder sobre todo o mundo ocidental. O fato de ele ser judeu ou gentio não está inteiramente claro. É evidente, porém, que controlará o último bastão do poder mundial gentio. De sua base no ocidente, ele estenderá seu controle sobre todo o mundo. Administrará o governo e a economia mundial assessorado pelo líder da religião mundial – o falso profeta (Ap 13.11-18).
Quando o Anticristo proclamar já ter alcançado todos os seus objetivos, o Dia do Senhor virá e ele sofrerá repentina destruição (1 Ts 5.3). Isso acontecerá após o seu quadragésimo segundo mês de governo (Ap 13.5).
O que a Bíblia chama de Grande Tribulação abater-se-á sobre o reinado do Anticristo, levando-o à completa ruína. É a ira do Cordeiro sobre o império do mal (Ap 6.16). Jesus Cristo destruirá o império do Anticristo, para implantar o reino de Deus em sua plenitude: “Os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e do seu Cristo e ele reinará para todo o sempre (Ap 11.15).





Fontes de Consultas:ANDRADE. Claudionor de. Lição EBD-CPAD – 2º. Trimestre 2012. Manual do Mestre-CHAMPLIN, R. N e BENTES, M.J. Ph.D. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Editora Hagnos.-CHAMPLIN. R. N. O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.-CHAMPLIN. R. N. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.-Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento – Eds: READMACHER, Earl D; ALLEN, Ronald B. HOUSE. H. Wayne. -GILBERTO. Antonio. Daniel e Apocalipse – Compreendendo o Plano de Deus para os Últimos Dias – CPAD – 13ª Edição.1997-Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD. ANDRADE. Claudionor de. Dicionário de Profecia Bíblica – CPAD. LAN. Dong Yu. Daniel O Destino do Governo Humano na Economia de Deus – Edit. Árvore da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário